Saturday, 16 de February de 2019

ECONOMIA


Panorama

Intenção de consumo registra leve queda em outubro, aponta Fecomércio-TO

19 Oct 2018    13:16    alterado em 19/10 às 13:16
Intenção de consumo registra leve queda em outubro, aponta Fecomércio-TO

Comparando com o mês de setembro, a pesquisa que mede a intenção de consumo das famílias de Palmas revelou que houve um pequeno declínio em seu índice geral nesse mês, 0,4 pontos. Ao contrário, se comparado ao mesmo período de 2017, o índice revela um aumento de 5,4 pontos, ou seja, este ano, o consumo no mês de outubro está maior. A pesquisa é realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins.

A assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso, explica que esta queda não representa uma preocupação. “Como a queda obteve um nível muito baixo e levando em consideração o percentual de confiança da pesquisa, podemos dizer que o índice se manteve neste mês. Os empresários do comércio não precisam se assustar, porém é preciso analisar todo o cenário”, ressaltou.

Segundo o economista da CNC, Antonio Everton, as famílias têm se mostrado reticentes com relação às intenções de consumo. “A lenta recuperação do mercado de trabalho, o comportamento dos juros, o elevado endividamento, a alta do dólar, os reajustes das tarifas e, principalmente, a indefinição quanto ao rumo da economia em 2019, influenciaram a decisão de compra”, pontua. A pesquisa nacional também registrou queda neste mês.

Ainda sobre a ICF de outubro, 70,4% disseram se sentir mais seguros em seus empregos e 40,6% não acreditam que terão melhora profissional nos próximos meses. 49,8% dos entrevistados acreditam que sua renda familiar está melhor que no mesmo período do ano passado. Já 75,3% percebem que o acesso ao crédito está mais difícil e 56,9% consideram um mau momento para aquisição de bens duráveis. Sobre o cenário atual, os consumidores disseram estar comprando menos (59%). Com relação a perspectiva para os próximos meses, a maioria (39,6%) acredita que o consumo deverá ser menor neste ano.

COMPARTILHE:


Confira também:


Norte do TO

Senadora Kátia Abreu reúne prefeitos e secretário estadual de Saúde no Bico do Papagaio

A senadora Kátia Abreu está confiante que o Governo, junto aos prefeitos irão melhorar a saúde na região do Bico e disse que o governador Mauro Carlesse deu total apoio a reunião.

Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro

A Prefeita Cinthia Ribeiro recebeu com alegria esta possibilidade de parcerias e disse que irá analisar e estudar a construção de uma agenda positiva.


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Até o momento, cinco municípios (Araguaína, Gurupi, Monte do Carmo, Paraíso e Porto Nacional) confirmaram casos de Zika no Estado


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios


UPF

Foragida é presa em flagrante após tentar entrar com celular-relógio na UPF de Palmas


Norte do Estado

Polícia Civil deflagra operação “Walking Dead” e prende contadores suspeitos de praticar vários crimes



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira