Wednesday, 19 de December de 2018

ECONOMIA


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Intenção de consumo registra leve queda em outubro, aponta Fecomércio-TO

19 Oct 2018    13:16    alterado em 19/10 às 13:16
Intenção de consumo registra leve queda em outubro, aponta Fecomércio-TO

Comparando com o mês de setembro, a pesquisa que mede a intenção de consumo das famílias de Palmas revelou que houve um pequeno declínio em seu índice geral nesse mês, 0,4 pontos. Ao contrário, se comparado ao mesmo período de 2017, o índice revela um aumento de 5,4 pontos, ou seja, este ano, o consumo no mês de outubro está maior. A pesquisa é realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins.

A assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso, explica que esta queda não representa uma preocupação. “Como a queda obteve um nível muito baixo e levando em consideração o percentual de confiança da pesquisa, podemos dizer que o índice se manteve neste mês. Os empresários do comércio não precisam se assustar, porém é preciso analisar todo o cenário”, ressaltou.

Segundo o economista da CNC, Antonio Everton, as famílias têm se mostrado reticentes com relação às intenções de consumo. “A lenta recuperação do mercado de trabalho, o comportamento dos juros, o elevado endividamento, a alta do dólar, os reajustes das tarifas e, principalmente, a indefinição quanto ao rumo da economia em 2019, influenciaram a decisão de compra”, pontua. A pesquisa nacional também registrou queda neste mês.

Ainda sobre a ICF de outubro, 70,4% disseram se sentir mais seguros em seus empregos e 40,6% não acreditam que terão melhora profissional nos próximos meses. 49,8% dos entrevistados acreditam que sua renda familiar está melhor que no mesmo período do ano passado. Já 75,3% percebem que o acesso ao crédito está mais difícil e 56,9% consideram um mau momento para aquisição de bens duráveis. Sobre o cenário atual, os consumidores disseram estar comprando menos (59%). Com relação a perspectiva para os próximos meses, a maioria (39,6%) acredita que o consumo deverá ser menor neste ano.

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