Monday, 22 de July de 2019

ECONOMIA


Blindados

Licitação de veículos para Casa Militar visa economicidade e aumentar a segurança

11 May 2019    12:41    alterado em 11/05 às 12:41
Aldemar Ribeiro Licitação de veículos para Casa Militar visa economicidade e aumentar a segurança

A Casa Militar do Tocantins está realizando processo licitatório para contratação de empresa especializada na prestação de serviços de locação de veículos convencionais e com proteção balística (blindados) para atender as demandas operacionais do órgão. O contrato em vigência vencerá em junho deste ano, não podendo ser renovado, visto que já foi alcançado o limite total de prorrogação de 60 meses, conforme prevê a Lei nº 8.666/93.

De acordo com o secretário-chefe da Casa Militar, coronel PM Silva Neto, a frota de veículos terá a finalidade essencial de servir as autoridades que estão sob a responsabilidade do órgão, que são o governador e o vice-governador. Nesta lista, também estão inclusas autoridades designadas pelo chefe do Poder Executivo, como ministros de Estado e até o presidente da República, quando em visita ao Tocantins.

“Desta forma, existe a real necessidade de investimentos em logística de transportes aliada à segurança para o desenvolvimento das atividades de proteção das autoridades pelas quais a Casa Militar é responsável pela sua segurança”, explica o coronel PM Silva Neto.

Em relação à locação da frota, o coronel Silva Neto justifica a questão afirmando que há vantagens na realização deste tipo de contrato em razão da facilidade em realizar manutenção da frota locada, que conta sempre com veículos novos e seminovos, além das questões de seguro dos veículos, que fica por conta da empresa contratada, reduzindo assim os custos.

De acordo com os dados dos processos, o valor estimado para contratação dos 23 veículos poderá chegar a R$ 2,2 milhões por ano. “O uso de veículos especiais é um padrão em vários estados brasileiros e até mesmo no Tocantins, já que o Poder Judiciário também dispõe desse tipo de carro”, destaca o coronel Silva Neto.

Conforme o secretário-chefe da Casa Militar, os valores utilizados no pagamento da locação dos veículos faz parte dos recursos destinados ao órgão, que foram definidos na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para o ano de 2019.

Veículos
Atualmente, o contrato que a Casa Militar possui contempla a locação de 23 veículos, incluindo a viatura policial que faz a ronda durante todo o dia e a noite na Praça dos Girassóis. Porém, nenhum desses veículos é blindado.

Com a nova licitação, o processo prevê a locação de 18 veículos convencionais e cinco blindados. Segundo explicou o coronel Silva Neto, os veículos serão alugados conforme a demanda e só será pago aqueles que forem utilizados pelo Governo. “Isso quer dizer que a quantidade de veículos é estimada, podendo ser utilizada ou não em sua totalidade, a depender dos créditos orçamentários disponíveis”, esclareceu.

Casa Militar
A Casa Militar é um órgão da administração direta do Poder Executivo estadual e tem como finalidade zelar pela segurança do governador do Estado, do vice-governador, e seus respectivos familiares; de autoridades designadas pelo Chefe do Poder Executivo estadual; do Palácio Araguaia e residências oficiais; além de realizar o assessoramento pessoal em assuntos militares; coordenar as atividades de inteligência estadual e de segurança das comunicações; e prevenir e articular o gerenciamento de crises e iminente ameaça à estabilidade institucional.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira