Sunday, 25 de February de 2018

Sunday, 25 de February de 2018

ECONOMIA


Páscoa

Páscoa resultou em menos vendas para 80% dos empresários

15 May 2017

Cerca de 80% das empresas participantes da Pesquisa de Sondagem de Vendas da Páscoa apontaram que os negócios caíram em relação ao mesmo evento de 2016. Para a maior parte desses empreendimentos, a queda ficou entre 11% e 20%. Os dados foram coletados pelo Instituto Fecomércio Tocantins em parceria com o Escritório Modelo de Economia da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
 
A pesquisa ainda mostrou que 4,4% dos entrevistados afirmaram ter aumento nas vendas e 17,8% declararam que a comercialização deste ano foi igual à do ano passado. Participaram da pesquisa 90 empresas de pequeno e médio porte de Palmas, principalmente supermercados e o comércio de rua.
 
"O resultado pouco animador da Páscoa deste ano confirma as informações que divulgamos por meio da pesquisa de expectativa de compras. A redução nas vendas foi perceptível e pode ter sido um dos motivos que levou a maioria dos empresários a não contratar funcionários temporários", explicou o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni. Entre o total de entrevistados, 82,2% afirmaram que não contrataram colaboradores para esta data comemorativa e 94,4% alegaram que não costumam efetivar os temporários nesses períodos festivos.
 
Outro dado preocupante referente às vendas de Páscoa foi a confirmação do valor médio gasto por consumidor. Mais de 40% dos clientes investiram até R$ 50 nas compras e 70% não ultrapassaram os R$ 100. Questionados sobre a forma de pagamento mais utilizada pelos clientes nas compras realizadas para a Páscoa, observou-se a maioria absoluta à vista no cartão de débito ou de crédito.
 
O segmento comercial pesquisado foi, basicamente, mercados, supermercados e hipermercados (51,1%), outros (14,4%), vestuário e calçados (13,3%) e especializados em chocolates (12,2%).
 
Investimento

A Sondagem apontou, ainda, que 50% dos clientes fizeram pesquisa de preço e 60% das empresas realizaram promoções. Deste número, 59,8% apostaram em descontos especiais. Porém, mais de 70% dos empreendimentos não investiram em ações publicitárias e 60,5% notaram que seus estoques estavam menores este ano.
 
(Ana Caroline Ribeiro – Ascom Fecomércio Tocantins)

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

1

PARABÉNS!
PARABÉNS!

0

BOM
BOM

1

AMEI!
AMEI!

1

KKKK
KKKK

1

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

1

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

1

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


PDRIS

Marcelo Miranda entrega trechos de rodovias recuperadas no norte do Estado

Foram entregues, nesta etapa, 176,76 km de rodovias recuperadas pelo Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS)

Mulheres

Mulheres poderão participar de cursos para aprender fazer reparos, manuseio de ferramentas e uso de máquinas elétricas

Oficinas em comemoração ao Dia da Mulher são oferecidas de graça pela Ferpam; inscrições vão até o dia 06 de março


Concurso

Vencedores de concurso de redação, filhos de moradores do Residencial Lago Sul I, ganharão bicicletas

Crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, filhos dos moradores do Residencial Lago Sul I, estão participando do I Concurso de Redação promovido pela Secretaria Municipal de Habitação com tema “O Meio Ambiente do Meu Condomínio”


Saúde

Deputados mobilizam-se para evitar perda de recursos na Saúde

Com a avocação, o projeto será incluído na ordem do dia da próxima sessão ordinária, prevista para a manhã desta quinta-feira, 22, e deve ser aprovado com facilidade para que o Estado não seja punido pelo governo federal


Tocantins

Tocantins recebe oficinas de formação do projeto Formação para o Controle Social no SUS


Unitins

Unitins comemora 28 anos com consolidação em três regiões do Estado


TRE

TRE-TO descentraliza atendimentos e vai até eleitores das regiões de difícil acesso e assentamentos


Hanseníase

Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde com foco no combate a hanseníase é lançado no Tocantins


Cláudia Lelis

Vice-governadora entrega benefícios durante aniversário de Mateiros


Violação de Direitos

Defensoria Pública denuncia violação de direitos de camponeses em Palmeirante, no Norte do Estado



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira