Wednesday, 21 de August de 2019

ECONOMIA


Fieto

Pesquisa aponta perda de participação da indústria no PIB do Tocantins; há risco de desemprego

27 Nov 2014

Com 1,4 milhões de habitantes, o que representa 0,7% da população brasileira, o Tocantins é o quarto estado menos populoso do país. A baixa representatividade também é refletida na participação do estado no Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo Perfil Industrial divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O estado representa 0,4% do PIB nacional, o que equivale a R$ 18 bilhões.

O setor industrial no Tocantins tem 19,6% (R$ 3,5 bilhões) de participação no PIB do estado e acumulou perda de 3,3 pontos percentuais entre 2001 e 2011. O número aproxima-se à média nacional que foi de 3,5 pontos no mesmo período.

A área de alimentos concentra a maior participação no PIB da indústria do Tocantins com 55,9%. Em seguida está o setor de fabricação de coques, derivados de petróleo e biocombustíveis, 11,4% e a fabricação de minerais e não metálicos 11,2%. Juntos representam 78,5%.

Na análise do gerente da Unidade de Defesa dos Interesses da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), José Roberto Fernandes, as informações publicadas neste estudo que mostra a distribuição industrial no país, colocam o Tocantins em situação de alerta porque evidencia um cenário de desindustrialização.

“É fundamental que se reverta esse quadro. No mundo todo é a indústria que, tradicionalmente, aporta os empregos de qualidade à economia, traz divisas através do aumento na produção de manufaturados e suscita a aproximação entre empresas e universidades. Tudo isso concorre para o aumento do bem estar e da qualidade de vida da sociedade”, avalia Fernandes.

Propostas da indústria
A recessão do segmento industrial vem sendo amplamente discutida pela FIETO nos últimos anos. A “Carta da Indústria”, documento elaborado pela Federação e entregue aos governadoráveis na véspera da eleição, reúne alternativas para fortalecer e viabilizar a competitividade.

O presidente da FIETO, Roberto Pires, explica que a indústria definiu eixos com ações estratégicas para que o Tocantins se desenvolva. “O fortalecimento da indústria depende de uma adequação das ações do Estado com mais investimentos em educação, inovação, tecnologia e principalmente infraestrutura”, afirmou Roberto Pires.

Para que o Tocantins tenha mais representatividade no segmento industrial proporcionando mais empregos na iniciativa privada, alguns fatores-chaves devem ser colocados em prática pela gestão pública: melhorias nos indicativos sociais, o estado deve se tornar mais eficiente e os mercados desenvolvidos.

Inclui-se também o aperfeiçoamento do marco regulatório para as pequenas indústrias, desenvolvimento territorial com foco nas vocações regionais, financiamento como possibilidade de estímulo ao microcrédito produtivo, reforma tributária e fiscal – estabelecendo a simplificação da arrecadação, qualidade na educação básica, profissional, superior e tecnológica. E ainda, incentivo à educação empreendedora, pesquisa e mais interação Universidade/Empresa e Gestão Empresarial. (Informações da ascom/Fieto)

COMPARTILHE:


Confira também:


Justiça

União pode bloquear repasses voluntários a estados, decide STF

A possibilidade do bloqueio está prevista no artigo 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), cuja validade é julgada nesta quarta-feira pelo plenário do Supremo.

Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa

Deflagrada no último dia 15, a Operação Medusa visa combater ataques criminosos ocorridos em 2018 a mando de facção criminosa de renome nacional.


Saúde

Pacientes do Tocantins correm o risco de ficar sem diálise

Instituto de Doenças Renais não recebe repasses desde abril. 140 pacientes serão prejudicados pela ausência de recursos para oferecer o tratamento adequado


Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira