Saturday, 28 de March de 2020

ECONOMIA


Panorama

Pesquisas da FIETO mostram confiança do empresário mesmo diante de desaquecimento na atividade industrial

28 Jan 2020
Pesquisas da FIETO mostram confiança do empresário mesmo diante de desaquecimento na atividade industrial

O Índice de Confiança do Empresário da Indústria (ICEI) registrou o 2º melhor resultado de toda a série histórica da pesquisa ao chegar a 63,2 pontos neste mês de janeiro. Pontuações acima de 50 pontos demonstram otimismo do segmento para os próximos 6 meses, conforme a metodologia da pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e Confederação Nacional da Indústria (CNI). Já a avaliação da Sondagem Industrial do 4º trimestre mostra queda na atividade do período.

O ICEI ficou 1,7 pontos acima do valor alcançado no levantamento anterior, de outubro de 2019, perdendo apenas para o maior valor registrado na pesquisa, 65,2 pontos, registrado em janeiro de 2019. O indicador é formado por dois componentes: as Condições Atuais pontuadas com 55,1 pontos pelos empresários pesquisados e Expectativas que atingiram 67,3 pontos em janeiro. Ambos os resultados apresentam crescimento em relação a apuração do trimestre anterior (agosto, setembro e outubro/ 2019) de 2019 quando registraram 53,2 e 65,7 pontos, respectivamente.

Já a Sondagem Industrial do trimestre (outubro, novembro e dezembro/ 2019) mostra desaquecimento da atividade industrial. Isto pode ser visto em indicadores com pontuação abaixa da linha divisória de 50 pontos, a exemplo do índice de Evolução da Produção (45 pontos), Evolução dos Estoques (42 pontos), Satisfação com a Margem de Lucro Operacional (39 pontos), Número de Empregados (45 pontos) e Acesso ao Crédito (33 pontos). 

A queda no indicador que reflete a dificuldade ou não de obtenção de crédito foi destacada na avaliação da gerente da Unidade de Desenvolvimento Industrial, Amanda Barbosa. O empresário tocantinense sempre sinalizou dificuldade na obtenção de créditos e neste último trimestre de 2019 o indicador Acesso ao Crédito caiu 8 pontos registrando 33 pontos. Esta também é uma realidade apresentada no cenário nacional”, analisa a gerente.

Mesmo apresentando queda de 4 pontos, em relação ao trimestre anterior, a Utilização da Capacidade Instalada (61 pontos) se manteve acima da linha divisória de 50 pontos, demonstrando otimismo pelos empresários do segmento industrial. O otimismo é confirmado nos indicadores de Expectativas para os próximos 6 meses composto da análise de Demanda (60,8 pontos), Compra de Matéria-Prima (59 pontos) e Número de Empregados (53 pontos) que lograram crescimento de 8, 6 e 7 pontos, respectivamente, em relação ao trimestre anterior.  

As pesquisas são realizadas por meio de formulários respondidos pelos empresários da indústria on line no qual são atribuídas pontuações a cada um dos indicadores de acordo coma avaliação de seu negócio. A análise individual da empresa na pesquisa é confidencial e enviada somente aos respondentes. Os resultados das pesquisas são publicados no site www.fieto.com.br link Estudos e Pesquisas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Palmas não confirma novos casos nesta sexta-feira, 27

Dados são do Boletim Epidemiológico, publicado diariamente pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde

Efeitos da Covid-19

Prefeitura adia prazo de impostos e taxas para minimizar efeitos da Covid-19 na economia local

O secretário de Finanças, Rogério Ramos, explicou que a prioridade neste momento é o de investir todos os esforços no enfrentamento à Covid-19 e salvar vidas, mas ao mesmo tempo encontrar alternativas viáveis e seguras para que a roda da economia local con


Pandemia

Encarcerados da CPP de Palmas iniciam o treinamento para confecção de máscaras artesanais para prevenção do coronavírus

As máscaras fabricadas pelas pessoas privadas de liberdade da CPP de Palmas serão distribuídas entre os servidores e população carcerária das unidades prisionais do Tocantins


Quarentena

Comércio reabre dia 30 em Paraíso com restrições sanitárias e de aglomeração

O decreto vigorará enquanto durar a situação de emergência, nos termos do decreto 536/2020, revogando-se as disposições em contrário.


Notícias Falsas

Governo do Tocantins alerta para propagação de notícias falsas durante a pandemia do novo Coronavírus


COVID-19

DPE-TO envia Recomendação ao Estado solicitando fiscalização do serviço de transporte intermunicipal


Kits de Alimentação

Carlesse inicia entrega de kits de alimentos a estudantes da rede estadual


Quarentena

Sefin publica portaria regulando atendimento remoto em diversas áreas


Salários

Prefeitura de Palmas antecipa salário de março dos servidores


Alerta

Consumidor que tiver água ou energia cortada, deve denunciar ao Procon Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira