Wednesday, 26 de February de 2020

ECONOMIA


Palmas

Projeto promove melhoria e soluções de eficiência energética no Colégio Militar de Palmas

19 Dec 2019
Elias Oliveira/Governo do Tocantins Projeto promove melhoria e soluções de eficiência energética no Colégio Militar de Palmas

As obras de modernização do sistema de climatização, iluminação e geração da própria energia do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade II foram oficialmente entregues nesta quarta-feira, 18, em reunião no gabinete da titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar.

Foi instalado no Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade II, uma usina de geração de energia renovável com 48 painéis fotovoltaicos e a substituição de 24 aparelhos de ar-condicionado, cinco geladeiras e mais de 626 lâmpadas antigas por equipamentos com tecnologia LED. A instituição foi contemplada pelo Projeto de Eficiência Energética, realizado pela Energisa, em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Além da economia gerada pela modernização do sistema de climatização, iluminação e geração da própria energia, Adriana Aguiar destacou que, dentro do processo pedagógico, a mudança refletirá na percepção dos estudantes em relação à economia de energia. “Eles irão acompanhar a economia que irá gerar investimentos em outras áreas pedagógicas, a partir do planejamento de toda a comunidade escolar”, destacou.

O diretor Técnico e Comercial da Energisa, Alessandro Brum, destacou que o projeto busca trabalhar o uso consciente e eficiente da energia. “Com a modernização que foi realizada, eficientiza-se o uso da energia e reduz o valor da conta. Uma parte da energia que será consumida na escola passa a ser gerada na própria escola”, ressaltou.

Com as obras concluídas e entregues, o efeito da economia poderá ser sentido a partir do início do próximo ano letivo, conforme explicou o diretor da unidade de ensino, o major Rafael Silva Crespo. “Um dos maiores gastos mensais que temos na escola é com energia e, a partir do retorno das aulas, poderemos medir efetivamente a economia que teremos. A partir da experiência da escola, os alunos e os pais também poderão ser influenciados em suas atitudes”,  ponderou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Desfile

Viradouro é a campeã do carnaval no Rio de Janeiro

Em segundo lugar ficou a Acadêmicos do Grande Rio

Decisão

Justiça define que Incra não pode desistir de ação e desapropria Fazenda Vera Cruz, no TO

Decisão destaca que insuficiência de dotação orçamentária não pode se sobrepor à efetivação dos direitos fundamentais à moradia, ao trabalho, à alimentação e à função social da propriedade


Oportunidade

IEL Tocantins seleciona estagiários para o Ministério Público

Todas as informações estão publicadas no site www.iel-to.com.br


ATS

Obras de extensão de rede são entregues em Palmeirante

Mais de 200 famílias passaram a receber água tratada no Povoado Paciência


Internacional

Novo coronavírus: Itália registra 11 mortes e contágios aumentam


Araguaína

Alegria e interação marcaram o bloquinho das crianças do HMA


Sucesso

CarnaPraça levou mais de 20 mil foliões para a Praça dos Girassóis


Brasil

Skyy Vodka patrocina Carnaval cheio de diversidade


Dia 29/02

Dia Mundial das Doenças Raras é marcado por atividades em todo o país


Ponto de Vista

Cobrança indevida de bagagem por cias aéreas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira