Tuesday, 20 de October de 2020

ECONOMIA


Panorama

Queda da confiança do empresário da Capital continua em fevereiro

24 Feb 2015

A confiança do empresário do comércio em Palmas continua em queda. É o que revela o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de fevereiro.  Pesquisa que mede esse índice na Capital apontou em fevereiro 99,0 pontos contra 106,2 de janeiro último, resultando numa queda de 7,2 pontos de um mês para o outro. Comparada com o mesmo período do ano passado, que registrou 123,6 pontos em fevereiro de 2014, a queda é de 24,6 pontos.

Sobre o cenário da atual economia brasileira, 45,8% dos entrevistados afirmaram que piorou muito e 38,0% que piorou pouco. Quanto aos que acharam que houve melhoras, apenas 1,4% disseram que melhorou muito, enquanto 14,8% registraram uma pouca melhora.
 
Sobre a condição do setor do comércio, 39,2% afirmaram que o quadro piorou pouco, e 27,9% que piorou muito. Dos que prenunciam melhoras, 24,1% disseram que houve uma pequena melhora, contra 8,8% que afirmaram que melhorou muito.
 
No que diz respeito à expectativa sobre a economia brasileira, o quadro é de recesso.  Enquanto 29,7% disseram que piorou pouco, 23,9% afirmaram que piorou muito. Na outra ponta, a dos otimistas, 25,2% disseram que houve pouca melhora e 22,1% que melhorou muito.
 
Com relação à expectativa para o comércio, a pesquisa revela – entre tantos números – que o brasileiro é mesmo um lutador e não desiste nunca. Pois, mesmo nesse cenário recessivo nacional, a maioria continua confiante. Enquanto 34,9% afirmaram que vai melhorar um pouco, 30,2% disseram que vai melhorar muito. No outro lado, 22,8% registraram que vai piorar pouco e, 12,1% que vai piorar muito.
 
Quanto a contratação de funcionários, o quadro não é animador. Dos entrevistados, 41,9% afirmaram que irão reduzir um pouco seus quadros, contra 35,7% dos que defendem a necessidade de aumentar um pouco esse quantitativo.
 
Funcionando como um indicador antecedente de vendas do comércio, do ponto de vista dos empresários comerciais, essa pesquisa é uma realização da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins. E foi realizada nos últimos 10 dias do mês de janeiro deste ano. Esse recorte levou em conta o índice geral, ou seja, os números das empresas que possuem até 50 funcionários e as com mais de 50 empregados e, no total, 120 empresas foram consultadas, sendo todas localizadas em Palmas. (Ascom/Fecomércio)

COMPARTILHE:


Confira também:


Tocantins

Estatística de assédio sexual pode ser subnotificada por vergonha e medo de desemprego, avalia DPE-TO

Mesmo se o crime ocorreu sem testemunhas ou provas físicas, a vítima deve procurar ajuda

Tocantins

Concessionárias são orientadas pelo Procon a informar isenções para consumidor com deficiência ou portador de doença grave

Em vigor desde o dia 28 de julho de 2020, a Lei 3.710 dispõe sobre a fixação de cartaz nos estabelecimentos de comercialização de veículos automotores novos, para informar sobre isenções específicas para o consumidor com deficiência ou portador de moléstia


Região Central

Polícia Civil abre inquérito para apurar morte de idosa de Lajeado que estava desaparecida

A idosa estava desaparecida desde o dia 29 de setembro e foi encontrada neste domingo, 18, nas proximidades de um ponto de ônibus localizado logo após a ponte que liga Lajeado à Miracema.


Assistência

Governo do Tocantins atendeu mais de 13 mil pessoas na Casa de Apoio, de janeiro a setembro

A Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani é uma instituição gerida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – Setas


Coronavírus

Tocantins contabiliza 365 novos casos confirmados da Covid-19


Tocantins

Governo do Tocantins moderniza unidades de atendimento do É Pra Já


Palmas

Eli Borges se reúne com produtores rurais onde apresenta suas propostas para gerar cerca de 3 mil empregos no campo


Palmas

Cinthia Ribeiro diz que som ambiente com voz e violão está liberado em Palmas, sem aglomeração


Eleições 2020

Alan Barbiero ressalta implantação da UFT e reforça compromisso com a educação


Ruth Almeida

História da chef Ruth Almeida é contada em festival de gastronomia no Maranhão



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira