Tuesday, 02 de June de 2020

ECONOMIA


Ruraltins

Rosa do Deserto desponta como alternativa de renda no meio rural

11 Mar 2020
Rosa do Deserto desponta como alternativa de renda no meio rural

Diversificar a produção é uma das alternativas de renda na agricultura familiar. No município de Colinas, localizado a 281 km de Palmas, um desses exemplos é a propriedade do senhor Valdinei Vergínio de Sousa, que desponta na produção de mudas e sementes de Rosas do Deserto, uma flor bastante apreciada por sua beleza rara.

O produtor conta que ganhou a primeira muda de presente. Ela destaca que as inúmeras possibilidades que a cultura oferece despertaram nele o interesse pela espécie, fazendo com que adquirisse novas mudas. “A partir desse presente, a coleção só foi aumentando, então comecei a praticar a polinização manual nas rosas, e foi um sucesso”, comenta.

Valdinei Vergínio explica ainda que, seguindo orientações técnicas, descobriu que o cultivo da Rosa do Deserto necessitava de polinização manual devido à seiva ser bastante amarga, e não ser atrativa aos insetos polinizadores, sendo raras as polinizadas naturalmente.

“Como tenho muita habilidade em realizar esse manejo, fiz cruzamento entre as matrizes da minha coleção que gira em torno de 70 rosas, conseguindo assim uma colheita de mais de 4 mil sementes”, diz, acrescentando ainda que vê a produção como uma forma de gerar renda em sua propriedade, bem como uma terapia ocupacional.


Orientação técnica

A extensionista Lilia Alves da Cruz Dias, do escritório local do Ruraltins de Colinas, responsável pela assistência técnica na propriedade, ressalta que as visitas ao produtor começaram por meio do projeto Inovação no Campo.

“Diante do mercado atrativo e do cultivo de Rosas do Deserto estar em alta, o produtor resolveu arriscar e investir na produção. Lá, seguindo as nossas orientações, ele fez uma pequena estufa e semeou 2.500 sementes, obtendo ótimos índices de germinação, isso com orientações sobre adubações [Química e orgânica], poda e tipos de enxertia. As mudas atualmente estão com seis meses e ele já começou a comercializar no município, visando mercados intermunicipais”, frisa.

Lilia Alves informa que o produtor também vem realizando enxertos nas mudas em variedades já conhecidas no mercado de colecionadores como a Barbie Girl, L14 (Negra), Egg Roll, dentre outras.

“Essa prática é uma forma de agregar valor; uma vez que uma muda de flor já conhecida costuma ser mais valorizada pelos apaixonados da cultura, pois quando é cultivada da semente não é possível saber qual cor será a flor devido à genética da planta de poder se manifestar até cinco gerações antecessoras. Com isso, o produtor está otimista com o mercado e deseja expandir sua produção de mudas”, finaliza.


Rosa do Deserto

A Rosa do Deserto é originária Sul da África, podendo chegar a medir até 4 metros de altura e facilmente adaptada aos países tropicais.


Sobre o Inovação no Campo

Fruto de parceria firmada entre o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), o projeto Inovação no Campo beneficia mil famílias de agricultores familiares em todo o Estado.

Implementado em 50 municípios e contemplando todas as regiões do Estado, o Inovação no Campo presta serviços de assistência técnica e extensão rural, visando promover a geração de renda, agregando conhecimentos e a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais beneficiadas. No Tocantins, serão aplicados recursos na ordem R$ 3,8 milhões, até 2020, com contrapartida do Governo do Estado, no valor de cerca de R$ 1,4 milhão.

COMPARTILHE:


Confira também:


Campanha Educativa

Polícia Civil do Tocantins participa de operação de prevenção à Covid-19 em Palmas, Araguaína e Gurupi

Abordagens são educativas e buscam prevenir o avanço da Covid-19

Covid-19

Tocantins confirma 141 novos casos da Covid-19

Os dados contidos no boletim são consolidados com resultados de exames realizados no Lacen e notificações recebidas dos municípios até as 23:59h do último dia.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira