Sunday, 25 de February de 2018

Sunday, 25 de February de 2018

ECONOMIA


Pedro Afonso

Safrinha: Cooperados devem plantar 6 mil hectares na região de Pedro Afonso

13 Mar 2017

Em dez municípios da região de Pedro Afonso já foram colhidos cerca de 35% da soja da safra 2016/2017. O trabalho termina no próximo mês de abril. Com a expectativa de alcançar boa produtividade e rentabilidade com a produção da oleaginosa, muitos agricultores também apostam no plantio da Safrinha, principalmente, com o cultivo de milho, sorgo e milheto.
 
A maioria dos produtores iniciou o plantio em fevereiro e a colheita deve acontecer até o final de julho.
 
Cerca de 50 produtores ligados a Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins) estimam plantar 6 mil hectares nos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Santa Maria do Tocantins, Itapiratins, Itacajá, Recursolândia, Centenário, Tupirama, Rio Sono e Tocantínia.
 
Depois de cultivar 800 hectares de soja – com a meta de alcançar 30 mil sacas em três propriedades no município de Pedro Afonso – Manoel  Miranda espera colher 6 mil sacas de sorgo e 4 mil de milheto nas mesmas áreas.
 
O produtor, que também é doutor em Agronomia e cultiva grãos na região desde 1996, acredita em bons resultados, pois a regularidade das chuvas, um fator importante que fez bastante falta no último ano agrícola, é positivo no atual momento. "É pouca a possibilidade de haver frustração de safra, pois estamos plantando em uma época favorável. O clima tem contribuído e a previsão é que não ocorram mudanças neste cenário", diz o pesquisador e um dos fundadores da Coapa.
 
Em Tupirama, depois de cultivar 1.542 hectares de soja, o agricultor Walter de Souza Oliveira usará a Safrinha para fazer a rotação de culturas. Pretende plantar 1.100 hectares de milheto e 430 hectares de milho. Com a experiência de quem trabalha com grãos no município desde 2001 e viu os estragos causados pela estiagem na Safra 2015/2017, o produtor aposta na continuidade das chuvas até o final de abril, quando deve concluir a semeadura dos grãos.
 
Avaliação

O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, lembra que as cultivares precoces de soja estão praticamente colhidas e a safrinha de milho em plantio acelerado até  o final da primeira quinzena deste mês, quando o "grosso" da safrinha passa para a semeadura de sorgo.
 
Khouri também explica que a produtividade de soja é satisfatória revertendo o cenário de quebra da safra de 2015/2016, porém existe a preocupação com a redução das margens devido à queda dos preços internacionais e o custo elevado dos insumos agrícolas.      
 
"Foi observado um acréscimo do custo de produção nessa safra é uma queda das cotações na Bolsa de Chicago, formando um contexto de margens bem mais estreitas que as três últimas safras.  A atividade agrícola é superavitária, porém estamos com sinal de alerta ligado", explicar o presidente da Coapa.
 
Mercado

Ainda não há um volume definido, mas das culturas produzidas na Safrinha o milho é a que tem maior comercialização.
 
A produção da região de Pedro Afonso além de abastecer o mercado local, também é vendida para a região Nordeste do país para suprir granjeiros, fábricas de ração e confinamentos de aves e suínos, além de ser exportada através das tradings.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

2

PARABÉNS!
PARABÉNS!

0

BOM
BOM

1

AMEI!
AMEI!

0

KKKK
KKKK

0

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

1

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

1

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


PDRIS

Marcelo Miranda entrega trechos de rodovias recuperadas no norte do Estado

Foram entregues, nesta etapa, 176,76 km de rodovias recuperadas pelo Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS)

Mulheres

Mulheres poderão participar de cursos para aprender fazer reparos, manuseio de ferramentas e uso de máquinas elétricas

Oficinas em comemoração ao Dia da Mulher são oferecidas de graça pela Ferpam; inscrições vão até o dia 06 de março


Concurso

Vencedores de concurso de redação, filhos de moradores do Residencial Lago Sul I, ganharão bicicletas

Crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, filhos dos moradores do Residencial Lago Sul I, estão participando do I Concurso de Redação promovido pela Secretaria Municipal de Habitação com tema “O Meio Ambiente do Meu Condomínio”


Saúde

Deputados mobilizam-se para evitar perda de recursos na Saúde

Com a avocação, o projeto será incluído na ordem do dia da próxima sessão ordinária, prevista para a manhã desta quinta-feira, 22, e deve ser aprovado com facilidade para que o Estado não seja punido pelo governo federal


Tocantins

Tocantins recebe oficinas de formação do projeto Formação para o Controle Social no SUS


Unitins

Unitins comemora 28 anos com consolidação em três regiões do Estado


TRE

TRE-TO descentraliza atendimentos e vai até eleitores das regiões de difícil acesso e assentamentos


Hanseníase

Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde com foco no combate a hanseníase é lançado no Tocantins


Cláudia Lelis

Vice-governadora entrega benefícios durante aniversário de Mateiros


Violação de Direitos

Defensoria Pública denuncia violação de direitos de camponeses em Palmeirante, no Norte do Estado



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira