Wednesday, 26 de February de 2020

ECONOMIA


Empreendedorismo

Sebrae Tocantins apresenta principais números de 2019 e comemora balanço positivo

20 Dec 2019
Rondinelli Ribeiro Sebrae Tocantins apresenta principais números de 2019 e comemora balanço positivo

A diretoria executiva do Sebrae Tocantins apresentou os principais números das ações realizadas em 2019. Segundo o balanço, foram mais de 25 mil horas em consultorias, 40 mil clientes presentes em palestras, seminários, oficinas, feiras, missões e rodadas de negócios, além de 37 mil participantes em cursos presenciais e a distância.

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Rogério Ramos, os resultados mostram que o Sebrae termina o ano com a satisfação de ter conseguido cumprir um grande número de atendimentos, atingindo as metas propostas para o ano.

O superintendente Moisés Gomes destacou as ações de políticas públicas feitas em parceria com as instituições estaduais e municipais do Estado. “Participamos ativamente na construção de políticas públicas nos municípios tocantinenses. As pessoas conhecem o Sebrae comumente por atuarmos diretamente com as empresas. No entanto, buscamos também melhorar o ambiente de negócio como um todo, por isso temos uma linha de atuação muito forte de políticas públicas nos municípios, forçando a estruturação dos mesmos para que os negócios sejam gerados de forma sustentável e se mantenham ativos”, afirmou Moisés.

Ao todo, foram 56 municípios foram acompanhados com ações continuadas de gestão empreendedora. Destes, 40 possuem políticas públicas de desenvolvimento já implantadas. Além disso, o Estado possui 136 agentes de desenvolvimentos e 80 salas do empreendedor em funcionamento. Entre os eventos realizados, destacam-se os 5 seminários de agenda cidadã realizados em parceria com o Tribunal de Contas e o Encontro Atores do Desenvolvimento. 

Educação Empreendedora

Outro grande destaque no ano foi o Programa Educação Empreendedora, como pontua a diretora técnica Eliana Machado. O programa promove ações para fortalecer a cultura empreendedora em escolas dos municípios tocantinenses, através de iniciativas que buscam desenvolver novas formas de pensar e agir, conectando professores e alunos.

“Nós acreditamos que a educação empreendedora é uma das melhores soluções que o Sebrae tem atualmente. Acreditamos as crianças e jovens que passaram por esse projeto são transformadas, e que, através dela, teremos um amanhã mais promissor, no que diz respeito as iniciativas empreendedoras.  Esses jovens serão os agentes transformadores no meio em que fazem parte”, pontuou a diretora.

Neste programa foram mais de 28 mil potenciais empreendedores atendidos, entre crianças e jovens. O Sebrae tem parceria com mais de 160 instituições de ensino em todo o Estado, tendo realizado cerca de 1.200 cursos em 44 municípios atingidos com o projeto Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP), além de 140 feiras do JEPP.

Convênios

O Sebrae juntamente com os parceiros geraram convênios na ordem de mais de R$1.600.000, visando o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e do fomento ao empreendedorismo. Foram mais de 40 instituições parceiras, entre elas, federações do setor produtivo, prefeituras, sindicatos rurais, associações comerciais, universidades, cooperativas, governo do estado e instituições privadas. Por meio destas parcerias foram realizados vários festivais gastronômicos e feiras de liquidação para incentivar o turismo e aquecer o comércio, respectivamente.

Agronegócio

O agronegócio atendeu cerca 2.000 produtores rurais com as ações de palestras, seminários, missões, dias de campo e consultorias em inovação e tecnologia. Destaque para o Sebraetec, que teve mais de 150 produtores beneficiados com o programa de melhoramento genético, através das tecnologias de fertilização in vitro (FIV) e Inseminação artificial por tempo fixo (IATF).

Artesanato

O artesanato também teve sua evidência com mais de 200 artesãos que colheram como resultados maior diversificação nos produtos, mais divulgação e aumento das vendas com a participação em feiras dentro e fora do Estado que gerou cerca de 600 mil reais em negócios, sendo o grande destaque o  lançamento da coleção Tesouros do Tocantins, no Senado Federal.

COMPARTILHE:


Confira também:


Desfile

Viradouro é a campeã do carnaval no Rio de Janeiro

Em segundo lugar ficou a Acadêmicos do Grande Rio

Decisão

Justiça define que Incra não pode desistir de ação e desapropria Fazenda Vera Cruz, no TO

Decisão destaca que insuficiência de dotação orçamentária não pode se sobrepor à efetivação dos direitos fundamentais à moradia, ao trabalho, à alimentação e à função social da propriedade


Oportunidade

IEL Tocantins seleciona estagiários para o Ministério Público

Todas as informações estão publicadas no site www.iel-to.com.br


ATS

Obras de extensão de rede são entregues em Palmeirante

Mais de 200 famílias passaram a receber água tratada no Povoado Paciência


Internacional

Novo coronavírus: Itália registra 11 mortes e contágios aumentam


Araguaína

Alegria e interação marcaram o bloquinho das crianças do HMA


Sucesso

CarnaPraça levou mais de 20 mil foliões para a Praça dos Girassóis


Brasil

Skyy Vodka patrocina Carnaval cheio de diversidade


Dia 29/02

Dia Mundial das Doenças Raras é marcado por atividades em todo o país


Ponto de Vista

Cobrança indevida de bagagem por cias aéreas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira