Sunday, 17 de November de 2019

ECONOMIA


Seagro

Secretaria realiza levantamento da produção da seringueira para fortalecer o segmento no Estado

20 Oct 2019    15:48
Wilson Rodrigues/Governo do Estado. Secretaria realiza levantamento da produção da seringueira para fortalecer o segmento no Estado

A produção de seringueira no Tocantins é mais uma atividade econômica em processo de expansão. Neste sentido, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e o Instituto de Economia Agrícola(IEA) do Estado de São Paulo reuniram-se na manhã desta sexta-feira, 18, para debater sobre o levantamento do custo de produção da seringueira no Tocantins, realizado no período de 14 a 18 de outubro nos municípios de Araguaína, Santa Fé do Araguaia, Angico e Marianópolis. O diagnóstico é fruto de convênio entre a Secretaria e o IEA.

No levantamento, as pesquisadoras do Instituto colheram dados sobre os indicadores técnicos e financeiros da produção da seringueira tais como: custo de implantação, forma de gerenciamento da cultura, custo de produção, sangria, balanceamento de painel, entre outras informações, na região norte do Estado.

De acordo a Engenheira Florestal da Gerência de Agroenergia e Floresta da Seagro, Arlete Leite, o levantamento subsidiará a Secretaria com informações estratégicas para diversos cenários da produção da seringueira. “Este trabalho é de fundamental importância para auxiliar na implantação de políticas públicas da Secretaria da Agricultura nas tomadas de decisões para implantar projetos de produção sustentável, a exemplo do sistema de Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) no Estado”, disse.

Segundo a Pesquisadora do Instituto, Marli Dias Mascarenhas, este trabalho visa indicar um panorama geral da produção da Seringueira, do plantio a colheita do látex, levantar as demandas e gargalos, além de realizar treinamento com os técnicos e produtores que atuam no setor.

Próximo levantamento

O próximo levantamento a ser realizado, em novembro,  será nas regiões Sul e Central do Estado, nos municípios de Gurupi, Sandolândia, Pium, Palmeirópolis, Cristalândia, Araguaçu, Paraiso do Tocantins e Nova Rosalândia.

COMPARTILHE:


Confira também:


Atenção

Energisa reforça orientações de segurança em caso de temporais

Em 50 dias, mais de 400 postes foram derrubados por eventos climáticos severos no Tocantins

Serviço

Governo, por meio do Sine, orienta trabalhadores para habilitar a Carteira de Trabalho Digital

Para acessar a Carteira de Trabalho Digital é necessário obter a senha de acesso no Acesso.gov.br. Para aqueles que não possuem a senha, poderão adquiri-la através do Aplicativo da CTPS Digital, ou clicando no link a seguir Acesso.gov.br




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira