Sunday, 18 de February de 2018

Sunday, 18 de February de 2018

ECONOMIA


Palmas

Servidores recebem orientações sobre como colher informações dos palmenses para o Orçamento Participativo

04 Aug 2017

Para garantir engajamento de todas as áreas do município de Palmas na elaboração do orçamento participativo, servidores de todas as pastas e autarquias da Capital participaram na manhã desta quinta-feira, 3, de reunião técnica sobre a elaboração do instrumentos de planejamento orçamentário. O objetivo da reunião foi orientar o corpo técnico envolvido na construção do orçamento municipal dos próximos quatro anos e repassar orientações sobre a coleta de contribuições da comunidade para o orçamento participativo que será debatido em audiências públicas, cuja a primeira acontece no próximo sábado, 5. A reunião aconteceu no auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo, na Região Norte de Palmas.
 
Contando com o envolvimento da comunidade, quatro audiências públicas serão realizadas no mês de agosto para discussão de forma regionalizada da continuidade de programas e de prioridades sugeridas pela população. A primeira audiência ouvirá a Região Central de Palmas e irá acontecer na ETI Almirante Tamandaré (Arse 132 / Qd 1.306 Sul) das 8 às 12 horas. Na Região Norte, os debates acontecem no dia 12 de agosto na ETI Padre Josimo, (Arno 30 / 301 Norte), também das 8 às 12 horas.
 
Os debates da Região Sul acontecerão em 19 de agosto, também das 8 às 12 horas, na ETI Anísio Spínola Teixeira, no Setor Bertaville. Já as comunidades das Regiões Distritais e Rurais estão com discussões de planejamento orçamentário programadas para 26 de agosto das 8 às 12 horas, em Taquaruçu, na ETI Crispim Pereira de Alencar.
 
Metodologia
 
A reunião foi conduzida pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano e a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin). "Com os servidores estamos trabalhando como vai ser a mediação, explicando como ser a abordagem do cidadão, a coleta das contribuições e a metodologia das oficinas para que realmente nas audiências se atinja o objetivo que é a escuta da sociedade para realizarmos o que ela espera do poder público", detalhou Eron Bringel, superintendente de Modernização Administrativa da Sefin.
 
As audiências serão precedidas de plenárias para esclarecimento de forma didática do que são o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). "Estamos contando com todas as secretarias porque cada uma faz seu planejamento e teremos essas audiências públicas, justamente, para levar este estudo para submetermos à aceitação popular porque é um orçamento e um PPA participativo. Precisamos que a comunidade confirme se estamos no caminho certo porque é para a comunidade que trabalhamos, para atender seus objetivos", explicou a secretária executiva de Planejamento e Desenvolvimento Humano, Valéria Araújo.
 
A diretora de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Raryani Monteiro, confirmou a importância das audiências para o trabalho das pastas. "Este é o momento de alinharmos o que a nossa secretaria está fazendo com o que a comunidade percebe sobre a cidade. É a oportunidade de captarmos novas informações e ideias porque a população conhece a cidade melhor que muitos técnicos porque ela vive aquilo ali todos os dias. Temos ações em andamento e queremos que isso se torne perene e que se institucionalize, inclusive, em novas gestões", disse Rariane Monteiro.
 
--
Secretaria Municipal de Comunicação de Palmas

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

0

PARABÉNS!
PARABÉNS!

0

BOM
BOM

0

AMEI!
AMEI!

0

KKKK
KKKK

0

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

0

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

1

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Palmas

Prefeitura não cobrará mais taxa de revisão de IPTU

Zini reafirmou que a Prefeitura está à disposição dos contribuintes que observarem eventuais divergências de valores do imposto.

Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores

Prefeito da Capital reforça que gestão está aberta para atender a contribuintes que observarem eventuais distorções no valor venal do imóvel, base de cálculo do imposto


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7

Por Daniel Nascimento-e-Silva*


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas

O empresário Daniel Oliveira, um dos sócios do Wings, afirmou que o planejamento para a instalação do estabelecimento começou há um ano e meio e há oito meses começou a implantação


Tocantins

Projetos sociais desenvolvidos nas unidades prisionais do Tocantins transformam vidas de detentos


Palmas

Prefeita em exercício entrega chave da cidade para presidente do Comadec


Ataídes

Em reunião com trabalhadores rurais, Ataídes concluiu programação no Bico do Papagaio, nessa quinta


Brasil

Deputados do Tocantins são homenageados por vereadores de todo Brasil


Câmara

Líderes de Câmaras Municipais de todo o país são recebidos na Câmara de Palmas


Irrigação

O que é irrigação inteligente?



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira