Wednesday, 02 de December de 2020

ECONOMIA


Economia

Sondagem industrial da FIETO mostra melhoria da expectativa dos empresários

03 Aug 2020
Sondagem industrial da FIETO mostra melhoria da expectativa dos empresários

Os indicadores de Evolução da Produção e do Número de Empregados da Sondagem Industrial do 2º trimestre registraram 54 e 52 pontos, respectivamente, o que indica sinais de recuperação do segmento no período, de acordo com a metodologia da pesquisa que estabelece como linha divisória entre crescimento e queda os 50 pontos. A sondagem é realizada de forma online e por telefone pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A diminuição da ociosidade, refletida pelo crescimento da Utilização da Capacidade Instalada que atingiu 64% em junho, 6% a mais que o trimestre anterior, confirma a melhoria dos resultados de produção do trimestre. A intenção de investimentos saiu de 34 pontos no trimestre anterior e atingiu 51 pontos no 2º trimestre reforçando a melhoria dos indicadores de expectativas para os próximos seis meses.

O índice de Evolução dos Estoques, que no trimestre anterior atingiu 46 pontos, teve queda neste 2º trimestre registrando 44 pontos. Ainda que menor em relação ao período anterior, quando registrou 37 pontos, a insatisfação com a situação financeira persiste: ficou em 48 pontos neste 2º trimestre.

“Passada a fase inicial da pandemia provocada pelo coronavírus, o setor industrial no Tocantins começa a dar sinais de melhora. É uma informação importante para a economia do Estado, mas que precisa ser vista com precaução. Temos que continuar estimulando a indústria para fazer com que esse crescimento se consolide e se fortaleça cada vez mais”, avalia o presidente da FIETO, Roberto Pires. 

Segundo os empresários pesquisados, os principais obstáculos enfrentados no período foram a Falta ou Alto Custo da Matéria-Prima, citada por 40,63% dos respondentes, seguida da Elevada Carga Tributária (31,25%) e da Falta de Capital de Giro (23,44%).

A pesquisa completa está publicada no site www.fieto.com.br link Estudos e Pesquisas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governo do Tocantins libera R$ 4 milhões do Crédito Popular e beneficia mais de 760 famílias

Em apenas 60 dias após o seu lançamento, a linha Crédito Popular, inicia o mês de dezembro com a liberação de crédito para famílias tocantinenses

Covid-19

Tocantins contabilizou 333 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 260.548 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 82.295 casos confirmados. Destes, 74.421 pacientes estão recuperados, 6.704 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.170 pacientes foram a óbito.


Norte do TO

Segurança Pública inicia entrega de pistolas Glock e de salas especiais de depoimento em Araguaína e Araguatins

Entregas fazem parte das ações de modernização da Segurança Pública para a Polícia Civil


Emprego

Sine Tocantins recruta candidatos para 20 vagas de auxiliar de montagem

Para conferir, diariamente, a oferta de vagas nos nove postos do Sine Tocantins acesse o site da Setas, https://setas.to.gov.br/vagas-de-emprego,ou as redes sociais, sendo no Facebook o perfil @setasTo, e no Instagram Setas Tocantins.


Aleto

Eduardo do Dertins participa de solenidade de entrega de equipamentos de segurança


Serviço

IBGE/TO faz apelo para que empresas e escritórios de contabilidade respondam pesquisas econômicas


Band

Erick Jacquin presta homenagem à mandioca no oitavo episódio do “Minha Receita”


Revitalização

Avenida JK ganha espaço verde de convivência


Educação

Unitins oferta 534 vagas para o semestre 2021/1 em edital de transferência externa


Interior

Prefeitura de Miracema do Tocantins divulga resultado dos Editais da Lei Aldir Blanc



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira