Wednesday, 18 de September de 2019

ECONOMIA


Araguaína

Tiago Dimas pede que governo apresente estudo detalhado sobre Conab

29 Jun 2019    13:45    alterado em 29/06 às 13:45
Jeremias Alves/Liderança do Solidariedade Tiago Dimas pede que governo apresente estudo detalhado sobre Conab

O deputado federal Tiago Dimas (SD-TO) manifestou, nesta quarta-feira, 26 de junho, preocupação com o anúncio de possível fechamento da unidade da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) de Araguaína. Para o deputado, antes de o governo promover a desmobilização das 27 unidades anunciadas, a Conab deve apresentar um levantamento detalhado e discriminado sobre as justificativas para cada um desses armazéns da companhia.

O parlamentar presidiu audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara convocada exclusivamente para este assunto, após aprovação de requerimento do próprio Tiago Dimas.

“A função de uma estatal também é essa: ir aonde a não se desperta interesse à iniciativa privada e isso, naturalmente, demanda investimentos públicos”, ressaltou Tiago Dimas, ao destacar que as questões econômicas não podem ser o único fator levado em consideração.

Além de deputados federais, participaram da audiência o diretor de Departamento de Comercialização e Abastecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sílvio Farnese, o presidente da Conab, Newton Araújo Silva Júnior, a coordenadora de Assuntos Estratégicos da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Elisângela Pereira Lopes e do diretor social e de Comunicação da Asnab (Associação Nacional dos Empregados da Conab), Aeldo Protázio.

Vários outros representantes de servidores da Conab no Brasil também participaram da audiência e, alguns deles, tiveram direito a fazer seus questionamentos.

“A gente fica preocupado com essas colocações, eu fico preocupado com Araguaína, que é uma grande produtora e tem no agronegócio seu carro-chefe na economia. Eu me preocupo muito mesmo com os impactos da saída da companhia de lá”, explicou o deputado.

Tiago Dimas também pediu que a Conab apresente estudo detalhado referente a cada unidade que precisaria ser fechada, explicando os motivos um a uma. “Precisamos saber por que mesmo cada uma dessas 27 unidades (veja lista neste link https://www.conab.gov.br/images/arquivos/armazenagem/Lista.pdf) precisa ser encerrada. Sabemos que são necessário sacrifícios e todos os setores fazem cortes, mas é necessário lembrar que os produtores rurais são a essência de existir da Conab”, salientou.

Nas apresentações, os dirigentes da Conab e do Ministério da Agricultura fizeram um relato, explicando questões de custos e garantindo que, mesmo com os armazéns fechados, o atendimento aos produtores que compram milho e outros cereais da Conab, assim como a população carente assistidas pelas unidades, não sofrerão com solução de continuidade.

Em Araguaína, mais de 200 produtores compram milho por ano no local. Além disso, mais de 1,7 mil famílias (entre acampados, indígenas e quilombolas) recebem produtos do armazém da Conab da cidade.

COMPARTILHE:


Confira também:


Setembro Amarelo

Profissionais de saúde realizam ação de promoção à saúde mental e prevenção ao suicídio

Profissionais levarão mensagens positivas sobre a importância de viver com saúde e alegria

Petróleo

ANP se diz atenta quanto a abusos em preços de combustíveis no Brasil

A cotação internacional do petróleo sofreu uma alta depois de ataques a uma refinaria na Arábia Saudita, na semana passada.



Drogas

Polícia Civil prende quatro traficantes e apreende mais de 30kg de maconha em Gurupi

Com eles foram apreendidos 29 tabletes de maconha, três outros pedaços da mesma droga, uma balança de precisão, R$ 2.382,00 em espécie e aparelhos celulares.


Honraria

Participante de programa do Instituto TIM vence prêmio global da ONU

Anna Luisa Beserra ganhou o Jovens Campeões da Terra com solução solar para purificar a água; projeto foi desenvolvido na edição de 2018 do Academic Working Capital


Agrotóxicos

Assembleia debate uso de agrotóxico em audiência proposta por Zé Roberto Lula

Presente na audiência, o procurador da República Álvaro Manzano, falou da importância de realizar a discussão em um momento, em que ele avaliou como de extrema relevância.


Economia

Endividamento atinge mais de 68% dos palmenses em agosto


Vestibular

Inscrições abertas para o Vestibular da Unitins


Ocorrência

Polícia Civil prende mulher suspeita de estelionato no sudeste do Estado


Proibição

Adapec apreende carga de 10 toneladas de sementes de capim irregular na TO-050 entre Palmas e Porto Nacional


Tocantins

Adetuc e consultores reúnem-se para definir implantação do Observatório do Turismo do Tocantins


Educação

Com palestras, professor da Rede Municipal de Palmas motiva alunos a enfrentarem obstáculos



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira