Tuesday, 27 de October de 2020

ECONOMIA


Agronegócio

Tocantins inaugura nova agroindústria de linguiça artesanal na região central do Estado

15 Jun 2020
Tocantins inaugura nova agroindústria de linguiça artesanal na região central do Estado

O município de Cristalândia, região central do Estado inaugurou na última sexta-feira, 12, uma nova fábrica de linguiça artesanal com receita tradicional denominada Porco Pura. O novo empreendimento alcançou o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) do Tocantins expedido pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

O projeto foi iniciado em 2019, após a elaboração de um plano de reforma no prédio, sendo reestruturado com todas as normas higiênicos-sanitários exigido pelo selo Estadual.

Segundo a engenheira de Alimentos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Verônica França, além do suporte estrutural, a Secretaria auxiliou na implantação, desde a elaboração do fluxo das atividades dentro da fábrica, até no suporte caminhos a obtenção do Selo. “A expectativa do produtor é expandir a produção para outros sabores de linguiça, como a sabor pequi, um  gosto especial do fruto que é considerado o Medalhão do Cerrado”, destacou acrescentando que a previsão de lançamento deste novo produto deve ser nos próximos meses após a liberação do rótulo junto à Adapec.

A agroindústria agora possui, além do Selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), o Selo do Armazém da Seagro, um símbolo do Programa Estadual de Agroindustrialização de Alimentos conferido às agroindústrias apoiadas pelo Estado.

Certificação
Atualmente, a fábrica produz dois tipos de linguiça, ambas à base de porco puro, nos sabores suave e apimentado. O proprietário já tinha experiência da produção da linguiça em seu açougue na cidade, mas a partir de seu sonho em querer expandir sua comercialização buscou ajuda da Secretaria da Agricultura para alcançar a Certificação.

 Verônica França também falou que a implantação dessa fábrica mostra para todos os pequenos produtores que quiserem expandir em sua área de comercialização que, com o apoio certo, é possível realizar este sonho e empreender, mesmo em meio à crise.

A agroindústria de linguiça uma propriedade do senhor Raimundo Castilho, é um desdobramento das ações de fomento à agroindustrialização do governo do Estado por meio da Gerência de Fomento à Agroindústria da Seagro.

COMPARTILHE:


Confira também:


Educação

Governo do Tocantins publica Protocolo de Segurança em Saúde para retorno das aulas presenciais

Retorno gradativo deve iniciar pelas turmas de 3º ano do Ensino Médio e Ensino Superior

Pandemia

Tocantins registra 282 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 230.724 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 74.500 casos confirmados. Destes, 62.105 pacientes estão recuperados, 11.306 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.089 pacientes foram a óbito.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira