Saturday, 24 de October de 2020

ECONOMIA


Panorama

Tocantins tem saldo positivo em abertura de empresas

04 May 2020
Tharson Lopes/Governo do Tocantnis Tocantins tem saldo positivo em abertura de empresas

Mesmo em meio a uma pandemia que levou o Governo a adotar medidas sérias de isolamento social, o Tocantins registrou aumento de abertura de empresas no primeiro trimestre se comparado ao mesmo período de 2019.


Os dados da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) mostram que, nos três primeiros meses de 2020, foram abertas 5.196 novas empresas, enquanto em 2019 houve abertura de 5.156.


O Tocantins também registrou uma redução no número de fechamento de empresas neste ano, em comparação ao início de 2019. Enquanto no primeiro trimestre do ano passado, fecharam 1.902 empresas; em 2020, foram fechadas 1.686.


Inovação 


Para a presidente da Jucetins, Thaís Coelho, essas informações comprovam que, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia do novo Coronavírus, a política econômica do Governo possibilita um ambiente mais favorável para as empresas. 


“O governador Mauro Carlesse autorizou a adoção de medidas mais modernas para que a tecnologia seja aliada do empresário. Hoje, uma empresa pode ser aberta em poucos minutos pela internet. Há uma modalidade em que o registro é automático e o processo é acelerado para que o empresário já tenha o seu CNPJ em minutos”, explica Thaís Coelho.


“Facilidade, desburocratização e agilidade são metas que buscamos com rigor e afinco”, reforça a presidente da Jucetins.


O analista em tecnologia da Informação da Jucetins, Helivan Lopes, que acompanha e monitora os dados, ressalta a inovação como forma de superação ao momento que o mundo atravessa. 


"Estamos acompanhando os dados periodicamente para ajudar na tomada de decisões, tanto da Jucetins como do Governo. "Sempre nos empenhamos para simplificar os procedimentos e principalmente neste período de pandemia estamos inovando para manter o atendimento e facilitar os processos empresariais, ajudando a manter o desenvolvimento do Tocantins", pontua Helivan Lopes.


Segmentos de empresas 


A Jucetins divulgou as 10 atividades empresariais mais abertas no primeiro trimestre de 2020. Em primeiro lugar, o comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios; em segundo, o comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias, armazéns; e em terceiro, promoção de vendas.


Na sequência, pela ordem, vêm os segmentos de obras de alvenaria, cabeleireiros, manicure e pedicure, lanchonetes, casas de chá, sucos e similares, restaurantes e similares, comércio varejista de bebidas, serviços ambulantes de alimentação e instalação e manutenção elétrica. 


Municípios que mais abriram empresas 


Nos primeiros três meses de 2020, os 10 municípios do Estado que mais abriram empresas foram: Palmas, com 8.443 empresas abertas; Araguaína, com 2.713 empresas; Gurupi, com 1.668; Porto Nacional registrou 1.116 aberturas; Paraíso com a abertura de 813 empresas; Colinas, com 547; Guaraí, com 383; Dianópolis com 303 empresas abertas; Araguatins, com a abertura de 262 empresas; e Miracema, com 253 empresas abertas.

COMPARTILHE:


Confira também:


COVID-19

Tocantins contabiliza 236 novos casos confirmados da Covid-19, sendo 82 das últimas 24h

Dos 236 novos casos 84 foram detectados por RT-PCR, 24 com sorologia e 128 através testes rápidos.

Eleições 2020

Cinthia diz que aumentará investimentos para a juventude com o projeto Qualifica PMW

Para impulsionar a economia pós-pandemia, Cinthia afirmou que irá criar um mecanismo legal para conceder benefício fiscal de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) e de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)


Portaria

Tocantins fixa início da Piracema para o próximo dia 1º de novembro

A Portaria do Naturatins traz as proibições e as exceções, para a prática da pesca no Estado durante o período de defeso


Palmas

Alan Barbiero comemora aniversário de 20 anos da lei que criou a UFT

Candidato lembrou luta histórica do SOS Unitins, que resultou na aprovação da lei; três anos depois se iniciou o processo de implantação da UFT com o primeiro concurso público da instituição


Ocorrência

Em Palmas, homem suspeito de repassar moeda falsa é detido pela Polícia Civil


Unirg

Governo do Estado integra programação da 6ª Semana de Ciência e Tecnologia de Gurupi


Eleições 2020

Cinthia publica edital de licitação para a Feira da Promessa, em Taquaralto; investimento de R$ 1,7 milhão


Covid-19

Programa de atendimento psicológico e social remoto da Segurança Pública realiza mais de 300 atendimentos


Eleições 2020

Subprefeito de Luzimangues será morador do distrito, garante Otoniel


Ponto Facultativo

Governador Carlesse decreta ponto facultativo e Dia do Servidor Público será comemorado na sexta-feira, 30



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira