Tuesday, 02 de June de 2020

ECONOMIA


2019

Turismo registra alto crescimento na criação de novas vagas de emprego no Tocantin

10 Mar 2020
Turismo registra alto crescimento na criação de novas vagas de emprego no Tocantin

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) baseada nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o emprego no turismo cresceu pela segunda vez consecutiva em 2019, em patamar bem superior a 2018. No Tocantins o cenário não é diferente. Em 2019 foram criadas 499 novas vagas de emprego, acarretando em um crescimento de 185% com relação a 2018.

O levantamento mostra que no Tocantins em 2018 o número de novas criadas foi de 175. Já em 2017, a quantidade havia sido negativa de – 137 novas vagas. Nacionalmente, o crescimento foi de 35.692 novos postos de trabalho, configurando aumento de 163,6% em relação às vagas de 2018. A elevação não compensou, entretanto, o déficit registrado entre 2015 e 2017.

De acordo com o economista da CNC, Antonio Everton, a evolução do setor no que se refere à empregabilidade tem acompanhado o dinamismo do mercado de trabalho em geral. “Dos grupos desse segmento, o único a revelar diminuição das contratações foi Transporte de Passageiros, em decorrência das demissões dos modais ferroviário e rodoviário”, explica o especialista, sublinhando que a região Sudeste também exerce liderança na abertura de postos de trabalho do setor.

Voltando ao Tocantins, outro dado interessante é que mesmo aumentando o número de vagas de emprego, o faturamento caiu conforme mostra o ICV-Tur – índice da pesquisa elaborada pela CNC, em parceria com a Cielo. Conforme o índice, o faturamento do setor em 2019 foi de R$ 510.639.730,00, uma queda de aproximadamente R$ 4 milhões quando comparado a 2018.

Para o presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio (Cetur), Cristiano Rodrigues, este panorama explica a importância do setor. “Esses dados refletem que o Turismo, de fato, pode ser uma ferramenta para o desenvolvimento econômico e geração de emprego. Mesmo com um pequeno aumento em investimentos nos últimos tempos no segmento, foi percebida esta melhoria, o que indica que, se caso, o poder público continue estruturando, incentivando e fomentando o setor nós teremos números ainda melhores, como é o caso de países que conseguiram sair da crise econômica por meio do turismo, a exemplo da Espanha e de Portugal”.

COMPARTILHE:


Confira também:


Campanha Educativa

Polícia Civil do Tocantins participa de operação de prevenção à Covid-19 em Palmas, Araguaína e Gurupi

Abordagens são educativas e buscam prevenir o avanço da Covid-19

Covid-19

Tocantins confirma 141 novos casos da Covid-19

Os dados contidos no boletim são consolidados com resultados de exames realizados no Lacen e notificações recebidas dos municípios até as 23:59h do último dia.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira