Saturday, 24 de August de 2019

ECONOMIA


Panorama

Varejo reage e Tocantins fica entre os melhores da Região Norte

06 Feb 2019    16:17    alterado em 06/02 às 16:17
Varejo reage e Tocantins fica entre os melhores da Região Norte

O setor do varejo no Tocantins registrou uma reação positiva no saldo entre abertura e fechamento de empresas em 2018. Isso, porque a diferença passou de -40 (percebida em 2017) para -4 ano passado. Este foi um dos melhores resultados da região Norte, já que o estado aparece em segundo lugar no ranking de abertura líquida de lojas com vínculos empregatícios segundo ramos do varejo: Acre (-61), Amapá (-96), Roraima (-122), Amazonas (-142) e Pará (-374). Em primeiro, está Rondônia com + 46 unidades.

 “Apesar de estar negativo, o Tocantins registrou o menor saldo insatisfatório do Brasil, ficando à frente de Sergipe (segundo lugar, com -29 unidades) e do Rio de Janeiro, que registrou o pior saldo, com -997 empresas do setor”, explica a assessora econômica da Fecomércio Tocantins, Fabiane Cappellesso. Ao todo, 15 estados alcançaram resultados positivos no ranking, fazendo com que o país obtivesse um saldo de 8,1 mil novas unidades, depois de três anos no vermelho.

Cenário de recuperação
Entre os motivos para esse resultado estão a recuperação da confiança dos consumidores, a inflação abaixo da meta, redução de juros e a reação do mercado de trabalho, como aponta o estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De acordo com a pesquisa, a projeção para 2019 é que o Brasil tenha um aumento de 5,8% no volume de vendas e um surgimento de 23,3 mil novos estabelecimentos varejistas com vínculos empregatícios.

Se for analisado por setor, o país conta com 4.510 novas unidades de hiper e supermercados, 1.747 empresas de utilidades domésticas e eletroeletrônicos e 1.439 drogarias, farmácias e lojas de cosméticos, além de empresas das áreas de comércio automotivo, vestuário, calçados e acessórios, livrarias e papelarias, combustíveis e lubrificantes, informática e comunicação, móveis e eletrodomésticos e materiais de construção.

COMPARTILHE:


Confira também:


Tocantins

Quatro estados pedem ajuda das Forças Armadas para combate a incêndios

Os estados de Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará pediram ajuda do Executivo federal para combater incêndios florestais.

Fogo na Amazônia

Presidente autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

O governo não informou o número de militares que poderão ser empregados nas ações de combate aos incêndios.



PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA

Durante a abertura do evento o governador Mauro Carlesse anunciou que pretende implantar no Estado o projeto Pioneiros Pátria Amada, com foco no meio ambiente.


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história

O novo fluxo e o planejamento estratégico na realização das cirurgias ortopédicas são resultado do comprometimento da atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que está regularizando e aumentando os estoques de medicamentos, materiais e insumos


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos

Além do ex-governador Siqueira Campos, o evento contou com a presença de políticos e autoridades de Gurupi e região.


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves


Projeto Orelhinha

Tocantins recebe, pela segunda vez, projeto que resgata autoestima de jovens


Operação Forâneo

Polícia Civil realiza “Operação Forâneo” em Lagoa da Confusão e desarticula associação criminosa por tráfico interestadual de drogas


Audiência

Delegados de Polícia Civil do Tocantins tem audiência Pública com o Ministro Sérgio Moro


Saúde

Cirurgia bariátrica: mudanças do físico ao emocional


Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira