Saturday, 20 de July de 2019

ECONOMIA


Panorama

Vendas do comércio crescem 7,1% em abril no Tocantins em relação a 2018

13 Jun 2019    13:43    alterado em 13/06 às 13:43
Vendas do comércio crescem 7,1% em abril no Tocantins em relação a 2018

Comparando com o resultado de 2018, o mês de abril deste ano alcançou um crescimento de 7,1% nas vendas do comércio varejista no Tocantins, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já a variação da receita nominal foi de 12,9% frente ao desempenho do mesmo mês do ano passado.

Apesar do resultado positivo, a variação mês a mês (que compara o resultado com o mês imediatamente anterior) vem mostrando uma desaceleração do crescimento no Tocantins, tanto no volume de vendas quanto no faturamento. “Essas variações são causadas, principalmente, pela lenta retomada dos empregos. Sem renda, não há consumo. Sem consumo, não há vendas. O comércio é um ciclo e, analisando o comportamento dos quatro meses de 2019 considerados pela pesquisa do IBGE, sentimos que a recuperação da economia vai demorar um pouco mais”, explica a assessora econômica da Fecomércio Tocantins, Fabiane Capellesso.

No caso do volume de vendas do comércio varejista, o ano começou com queda de -6% (com ajuste sazonal). Alcançou 10% em fevereiro e passou a sofrer recuos, registrando 3,7% em março e 0,7% em abril. No caso da receita nominal de vendas do comércio varejista, janeiro também apresentou resultado negativo (-5,6%), fevereiro ficou em 11,8% e começou a perder força: março registrou 5,2% e abril, 1,2%.

Brasil
Para a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas no comércio varejista brasileiro continua emitindo sinais de desaceleração no curto prazo. Com inflação e taxas de juros ao consumidor mais elevadas ao longo de 2019, o volume de vendas do varejo segue sendo afetado pela fragilidade das condições de consumo, especialmente, diante do atual cenário do mercado de trabalho.
 
Diante dos resultados de abril, a CNC voltou a revisar para baixo sua expectativa para a variação das vendas em 2019. A entidade projeta crescimento real de +4,5% em relação ao ano passado ante uma expectativa anterior de +4,9%. Nos dois últimos anos, o volume de vendas do varejo brasileiro variou +4,0% e +5,0%, respectivamente.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira