Monday, 23 de April de 2018

Monday, 23 de April de 2018

ESPECIAL


Rio de Janeiro

6 em cada 10 turistas que nunca foram ao Rio de Janeiro têm intenção de conhecer a cidade

25 Sep 2017

O Ministério do Turismo encomendou uma pesquisa para medir a imagem do turismo no Rio de Janeiro. Foram entrevistados 1.000 visitantes potenciais das cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre, capitais consideradas prioritárias dentro do plano de marketing da cidade do Rio de Janeiro (RioTur). De acordo com o Instituto FSB, responsável pela elaboração da pesquisa, quase metade dos entrevistados (43,3%) nunca esteve no Rio de Janeiro. Porém, grande parte desses turistas (59,2%) têm interesse em conhecer a cidade e mais da metade (60%) já colocou o Rio na programação de viagens – visitarão a cidade maravilhosa em até um ano.

Outro dado positivo diz respeito à propaganda boca a boca. Grande parte dos entrevistados recomendaria o Rio de Janeiro para amigos e familiares. Somente 24,2% daqueles que responderam à pesquisa disseram que se tivessem que recomendar um destino, não seria o Rio.

As praias, a beleza da cidade, o Cristo Redentor e a famosa Copacabana foram os motivos mais citados por aqueles que desejam conhecer a cidade. Por outro lado, daqueles que não desejam conhecer o Rio (18,4% dos entrevistados), a violência foi citada como o principal motivo. A pesquisa revelou ainda como foi a experiência na cidade para aqueles que já conheciam o Rio de Janeiro. Para quase 76,7% dos entrevistados, a experiência na cidade foi ótima ou boa .

"O Rio de Janeiro é o cartão postal do turismo brasileiro. A cidade é a principal porta de entrada dos turistas que visitam nosso país a lazer e um dos principais destinos do mercado doméstico. Por esses motivos, o Ministério do Turismo tem uma atenção especial com a cidade e estamos trabalhando em um plano de ação para atrair ainda mais turistas e ampliar a ocupação hoteleira da cidade", afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

O Ministério do Turismo participa de um grupo interministerial para auxiliar o Rio de Janeiro a se recuperar de dificuldades econômicas. O grupo tem como desafio estruturar um calendário para atração de turistas e ampliar a promoção.

O calendário de eventos, denominado "Rio de Janeiro a Janeiro", tem como marco inicial o Réveillon e vai até dezembro de 2018, com cerca de 150 eventos com alto potencial de geração de emprego e renda. Além do calendário, que conta com o apoio também dos ministérios da Cultura e Esporte, o Ministério do Turismo está investindo na produção de vídeos sobre a cidade, que serão veiculados nas redes sociais da Pasta.

Mais de 95% dos turistas que estão no Rio de Janeiro pretendem voltar à cidade

Quantidade e qualidade dos serviços foram amplamente aprovadas em pesquisa realizada com turistas que visitavam a capital fluminense

O Rio de Janeiro continua encantando os turistas que visitam a cidade maravilhosa. Essa foi a constatação de uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo e que ouviu mil brasileiros que visitavam o Rio entre 15 e 20 de agosto deste ano. Pouco mais de 2/3 dos entrevistados (67,6%) aprovaram a experiência na cidade e 92% disseram que recomendariam o Rio a amigos e familiares.

Quase 40% dos entrevistados visitavam a capital fluminense pela primeira vez. As praias, as belezas naturais, as opções de lazer e os atrativos turísticos foram apontadas pelos entrevistados como as principais vantagens da cidade para os turistas. Quando questionados sobre desvantagens, os turistas citaram a violência, apesar de a ampla maioria deles (85,1%) nunca ter sido vítima de violência na cidade e nem ter presenciado a ocorrência de algum crime (76,8%).

"Esses dados comprovam que a experiência turística no Rio de Janeiro continua maravilhosa. A cidade se estruturou recentemente em função dos grandes eventos e temos agora uma grande estrutura hoteleira, além da mobilidade urbana que também teve um grande salto com a oferta de meios de transporte como VLT, BRT e ampliação do metrô. Lançamos o calendário de eventos ‘Rio de Janeiro a Janeiro" e vamos investir na promoção para atrair mais turistas – de lazer ou negócios – para visitar o Rio", afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Ainda de acordo com a pesquisa, os investimentos realizados no parque hoteleiro já foram percebidos positivamente pelos visitantes. A quantidade de hotéis foi avaliada com nota 8.6 em uma escala de 0 a 10; e a qualidade desses meios de hospedagem também recebeu uma nota bem alta (8.1). Também dentro da mesma escala, a qualidade dos restaurantes ficou com nota 8.5; e a qualidade das opções de cultura e lazer ganhou nota 8.7.

SOBRE A PESQUISA – A pesquisa para medir a imagem do Rio de Janeiro foi encomendada pelo Ministério do Turismo ao Instituto FSB Pesquisa. Foram realizadas 1.000 entrevistas entre os dias 15 e 20 de agosto, em pontos de grande circulação de turistas brasileiros na cidade – como portas de hotéis, aeroportos, rodoviária e atrativos turísticos. A margem de erro é de 3pp, com intervalo de confiança de 95%.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

8

PARABÉNS!
PARABÉNS!

6

BOM
BOM

7

AMEI!
AMEI!

8

KKKK
KKKK

8

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

7

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

4

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Eleições 2018

PT Nacional tira partido de Amastha e coliga com a senadora Kátia Abreu

Kátia Abreu e o PT do Tocantins chegaram a iniciar o diálogo, mas a parlamentar não aceitou a indicação do advogado Célio Moura ou da secretária-geral petista, Márcia Barbosa, para vice-governador na chapa.

Guaraná Antarctica

Guaraná Antarctica mostra em nova campanha o que é capaz de fazer pela Seleção Brasileira

O refrigerante mais brasileiro de todos suspende exportação para países adversários do Brasil até o final de julho. O que é original do Brasil, fica no Brasil, para fortalecer a nossa seleção


Saúde

Empenhados mais de R$ 1,7 milhão em emendas da saúde da deputada Dorinha

O Ministério da Saúde empenhou na última semana mais de R$ 1,7 milhão em emendas impositivas que foram destinadas pela deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) que beneficiam dez cidades tocantinenses


Meio Ambiente

Naturatins discute a redução de peixes nos rios tocantinenses e a construção de barragens

O professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o doutor Fernando Pelicice, discorreu sobre os Impactos da construção de barragens sobre a ectiofauna


Eleições 2018

Márlon Reis anuncia coronel Edvan como vice dizendo que são os únicos que podem fazer a mudança de verdade no Tocantins


Eleições 2018

PSDC do Tocantins se rebela, deixa base de Amastha e apoia Kátia Abreu


Panorama

TIM acelera a Transformação Digital em uma nova parceria com a Microsoft em Inteligência Artificial


Polícia Civil

Polícia Civil prende suspeito de estuprar e engravidar criança de 11 anos no Extremo Norte do Estado


Exames Médicos

Equipes de UTI de Palmas realizam exames médicos gratuitos em 1200 alunos da ETI Almirante Tamandaré


Apaes

Deputada Dorinha indica a Federação das Apaes do TO para o prêmio Brasil Mais Inclusão



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira