Wednesday, 25 de November de 2020

ESPECIAL


Meio Ambiente

Cerca de 160 mil filhotes de tartarugas e tracajás devem nascer até dezembro dentro do Projeto Quelônios

12 Nov 2020
Cerca de 160 mil filhotes de tartarugas e tracajás devem nascer até dezembro dentro do Projeto Quelônios

O projeto Quelônios do Tocantins está na etapa final, quando acontece a eclosão dos ovos e o nascimento dos filhotes, que serão soltos nas águas do rio Araguaia e seus afluentes, no Parque Estadual do Cantão (PEC). De acordo com o biólogo do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), essa etapa começou no mês passado e vai até dezembro.

A expectativa é de que cerca de 160 mil filhotes de tartaruga-da-Amzônia (Podocnemis expansa) e tracajá (Podocnemis unifilis) ajudem a repovoar os rios do Tocantins. Essa estimativa é feita com base na quantidade de covas cavadas pelas matrizes para desova. O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Rodrigues, explica que este ano estão sendo monitorados 1.600 ninhos e como cada ninho tem em média 100 ovos, então, teoricamente, são 160 mil ovos prontos para eclodirem.

Entretanto, o diretor esclarece que nem todos os ovos eclodem, por isso a quantidade de filhotes é apenas uma estimativa. “Nem todos os ovos eclodem, pois existem perdas por predação, fecundidade, colonização por microrganismos, entre outros fatores que contribuem para a redução do sucesso total da eclosão”, diz, acrescentando que mesmo assim a previsão para este ano é de um número recorde de filhotes.

Parcerias

O projeto Quelônios do Tocantins é vinculado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no âmbito do Projeto Quelônios da Amazônia, criado há 40 anos. Já o Quelônios do Tocantins foi criado em 1995. Após sofrer uma interrupção, foi retomado em 2017, graças à parceria com o Ibama, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o Batalhão de  Polícia Militar Ambiental (BPMA). O projeto Quelônios tem apoio também da Fazenda Fartura, em Santana do Araguaia (PA), que dá suporte como ponto de apoio às equipes de fiscalização e pesquisa.

Nos últimos anos, as ações conjuntas entre os parceiros têm reforçado as medidas para a conservação dos quelônios no rio Araguaia, em especial na região do Parque Estadual do Cantão e Parque Nacional do Araguaia.

O projeto é realizado em várias etapas, que vão desde o planejamento anual das ações, quando são apresentados os resultados do ano anterior e projeções para o ano em curso, até a execução das atividades de campo. A fiscalização, monitoramento e manejo se estendem até dezembro, quando o ciclo de reprodução da espécie é concluído, com o nascimento e soltura dos filhotes.

Errata

Em matéria publicada no site do Naturatins, no último dia 26 de outubro, quando da visita dos parceiros ao local do Projeto Quelônios, foi divulgada a estimativa de nascimento de 445 mil filhotes neste ano. O número correto de nascimentos previsto para 2020 é de pouco menos de 160 mil filhotes, levando-se em conta os fatores que impedem a eclosão dos ovos, pontuados pelo diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, mencionados nesta matéria.

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Tocantins contabilizou 331 novos casos confirmados da Covid-19

Dos 331 novos casos, 187 foram detectados por RT-PCR, 13 por sorologia e 131 através testes rápidos.



Naturatins

Governo apresenta Cartas Climáticas que vão auxiliar gestão ambiental no Tocantins

Naturatins acompanhou a apresentação do levantamento que aponta tendências climáticas do Tocantins com base nos registros das últimas três décadas servirão como referências para gestão de ações ambientais em diferentes regiões do Estado em cada período do


Amazônia

Tocantinenses são destaque no 2º Festival de Cinema Negro Zélia Amador de Deus

Evento on-line começa nesta quarta-feira (25) e busca valorizar a produção audiovisual amazônica


Arraiá da Capital

Estrutura do Arraiá da Capital Online está sendo finalizada

Evento contará com três palcos, um para apresentação dos quadrilheiros, outro para os apresentadores e, por fim, o dos músicos


Moradia

Recanto das Araras II: data para assinatura de contratos dos imóveis é adiada


Agenda

Governador em exercício, Antonio Andrade, vistoria obras da Ponte de Porto Nacional


Denuncia de Estupro

Jovem de 20 anos acusa senador Irajá Abreu de cometer estupro em São Paulo


Segurança

Polícia Civil do Tocantins deflagra segunda fase da operação Rosetta contra membros de organização criminosa


Visita

Governador em exercício recebe primeira militar do Tocantins a ser selecionada para Missão de Paz da ONU


Saúde

Tocantins contabilizou 100 novos casos confirmados da Covid-19



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira