Sunday, 18 de February de 2018

Sunday, 18 de February de 2018

ESPECIAL


Espetáculo

Com apresentações gratuitas, espetáculo premiado "O Crivo" será encenado nesta sexta e sábado em Palmas

11 Aug 2017

O escritor mineiro João Guimarães Rosa é sempre fonte de referências e influências para os artistas brasileiros que buscam suas obras na hora de criar.
 
Inspirado em três contos do livro Primeiras Estórias, do escritor que foi um dos mais revolucionários e complexos da literatura brasileira do século XX, o espetáculo de dança "O Crivo", do bailarino e coreógrafo João Paulo Gross, chega a Palmas pela primeira vez nesta sexta-feira, no Teatro Sesc Palmas, às 20h. A montagem também será encenada no sábado, (12), no mesmo local e horário.
 
Na peça, dois homens criam relações que só se revelam na medida em que atravessam suas estórias, o SERTÃO, ao som fazendeiro, de galo cantando, vento batendo em meio a folhas das árvores. Mas o SER-TÃO aqui é outro! Ele não está em Minas, na Bahia ou em Goiás. O ser-tão, aqui, é o vazio em meio aos resquícios das notas pesadas e sutis dos pianos de Villa-Lobos, Francisco Mignone e Arthur Moreira Lima. É o sozinho que todos temos, o mundo de cada um.
 
Por meio deste atravessamento que diálogos e contatos são travados para, juntos, mergulharem na busca do que muda e o que permanece em cada um, tornando-os originários, fortes e delicados, na descontinuidade do tempo, onde meio se faz fim e o rio escorre em corpos físicos até a exaustão de ser quem se é: entre o nada e alguma coisa, a mais ínfima e completa condição do ser humano numa dramaturgia de mistério, convivência e comoção.
 
""O Crivo" investiga o diálogo proposto por Rosa através da solidão onde podemos realmente viver um auto-diálogo e perceber no recolhimento um mergulho na busca do que permanece em nós, que nos tornam diferentes e próprios. Como caminho, escolhemos as questões propostas em três contos pertencentes a "Primeiras Estórias" a saber: "A Terceira Margem do Rio", "Nada e a Nossa Condição" e "O Espelho"" para auto-dialogar, desnudar, fluir junto as questões através da perplexidade de suas imagens instaurando um caminho inusitado – ´aquilo que não havia acontecia´; é o homem em questão, buscando a solidão para um auto-diálogo, nu, diante da condição de vida e morte, do inexplicável, preso à sua finitude, incapaz de tomar posse de sua humanidade para realizar-se", explica João Gross, diretor e coreógrafo do espetáculo.
 
"O Crivo" circula o Brasil contemplado por dois prêmios, o Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás e o prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015. O espetáculo já passou por Belo Horizonte, Salvador, Natal, Campo Grande, Porto Alegre, interior de Goiás e República Tcheca.
 
Ingresso

Apesar de não haver cobrança de ingresso o público é incentivado a participar da campanha "Assista O Crivo e doe um livro". O público é convidado a levar um livro para doar (novo ou usado). O projeto tem como objetivo estimular e fomentar a cultura. Toda a arrecadação em Palmas será destinada a Biblioteca do Sesc. A doação não é obrigatória.
 
Oficina

Além das apresentações do espetáculo, João Paulo Gross irá ministrar a aula "Gesto: Palavra do corpo", no sábado (12), das 10h às 12h no Injoy Stúdio de Dança. A aula tem como objetivo descobrir e materializar imagens corporais a partir da literatura. Tendo como referência e caminho metodológico o universo literário do livro "Primeiras Estórias" de Guimarães Rosa. Também será trabalhada a questão da origem, de onde e como nasce o movimento. As inscrições são gratuitas e os interessados devem enviar um breve currículo para o e-mail: ocrivocirculacao@gmail.com.
 
Serviço
 
Espetáculo: O Crivo
Data: 11 e 12 de agosto
Horário: às 20h
Local: Teatro Sesc Palmas
Ingressos: gratuitos* – Distribuídos uma hora antes do espetáculo.
*Campanha: Participe da campanha "O Crivo" e doe um livro.
A entrada para o espetáculo é franca, mas pedimos a você que leve um livro, usado ou não, para o teatro. Os livros arrecadados serão doados para a Biblioteca do Sesc Palmas.
 
Aula – Gesto: Palavra do corpo
Data: 12 de agosto
Horário: das 10h às 12h
Local: Injoy Stúdio de Dança
Inscrições: enviar breve currículo para o e-mail ocrivocirculacao@gmail.com

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

0

PARABÉNS!
PARABÉNS!

1

BOM
BOM

1

AMEI!
AMEI!

0

KKKK
KKKK

0

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

1

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

2

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Palmas

Prefeitura não cobrará mais taxa de revisão de IPTU

Zini reafirmou que a Prefeitura está à disposição dos contribuintes que observarem eventuais divergências de valores do imposto.

Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores

Prefeito da Capital reforça que gestão está aberta para atender a contribuintes que observarem eventuais distorções no valor venal do imóvel, base de cálculo do imposto


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7

Por Daniel Nascimento-e-Silva*


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas

O empresário Daniel Oliveira, um dos sócios do Wings, afirmou que o planejamento para a instalação do estabelecimento começou há um ano e meio e há oito meses começou a implantação


Tocantins

Projetos sociais desenvolvidos nas unidades prisionais do Tocantins transformam vidas de detentos


Palmas

Prefeita em exercício entrega chave da cidade para presidente do Comadec


Ataídes

Em reunião com trabalhadores rurais, Ataídes concluiu programação no Bico do Papagaio, nessa quinta


Brasil

Deputados do Tocantins são homenageados por vereadores de todo Brasil


Câmara

Líderes de Câmaras Municipais de todo o país são recebidos na Câmara de Palmas


Irrigação

O que é irrigação inteligente?



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira