Sunday, 20 de May de 2018

Sunday, 20 de May de 2018

ESPECIAL


Pescaria

Especial: Paixão pela pescaria fortalece união entre pai e filho

16 Aug 2017

Joselita Matos

História e estórias não faltam entre pai e filho, principalmente quando são pescadores de mão cheia. É o que acontece com o empresário Álvaro Vinhal e o seu filho, Murilo Vinhal. A paixão pela pescaria fortaleceu a união entre os dois, desde quando Murilo tinha cinco anos, assim que o pai começou a levá-lo para as pescarias. No mês dos pais, o exemplo de parceria e amor vem até mesmo antes de chegar na paixão em comum.
 
"Olha, eu mesmo comecei a pescar mais tarde um pouquinho. Comecei a pescar tinha 18 anos, 20, não tinha a prática de pescar. Aí a gente passou a pescar mais tempo e fomos apaixonando por isso", conta o empresário.
 
Segundo Álvaro, ele chegou no Tocantins em 1968 e como na região há o costume da temporada de praia no mês de julho, começou a pescar no Rio Araguaia. "A gente tinha uma prática e tem até hoje de fazer rancho no Rio Araguaia, todo mês de julho. Então todo mês de julho a gente passava o mês inteiro", comentou.
 
A partir daí o empresário também começou a levar o filho para as pescarias. "Aí a gente começou colocando ele devagarzinho, ‘pai quero ir pescar", levava, botava a varinha, dava uma pescadinha e ele começou bem mais cedo do que eu", conta orgulhoso o pai.
 
Tradição

"Aprendi a pescar com ele, não sabia nem para onde ia. Todo dia a gente vai aprendendo. Se Deus quiser, vou ensinar para os meus filhos também", disse Murilo com um sorriso estampado no rosto.
 
Das histórias de pescador, Murilo conta da viagem que fizeram no ano passado, para o Rio Jacu, que fica na região de Arapoema. "É um lugar espetacular! Vamos todos os anos lá, em final de temporada. Boa variedade e quantidade de peixe e o local é lindo. Pegamos grandes exemplares de piau, pacu, tucunaré, caranha e jaú", conta.
 
Paixão

Com a paixão do pai pela pescaria, também surgiu a paixão por torneios de pesca esportiva. É o que conta o filho, Murilo Vinhal. "E essa vontade de competir é que a gente gosta muito. Claro que participar é muito bom, mas a gente vem pra competir toda vez e ganhar. E é junto, eu e ele, gostoso demais de estarmos juntos. A gente sempre programa para irmos juntos nos torneios", explica Murilo.
 
Para o pai, além de ficar perto do filho, também há o encontro com os amigos. "A gente tem uns oito anos que a gente participa de torneio de pesca. O que a gente acha interessante do torneio que é uma reunião, uma confraternização, a gente revê velhos amigos. E a prática de incentivar isso também até para os filhos da gente, passando de pai para filho", finalizou o empresário.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

3

PARABÉNS!
PARABÉNS!

3

BOM
BOM

4

AMEI!
AMEI!

3

KKKK
KKKK

3

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

4

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

3

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Eleições 2018

“Salvadores da pátria levaram TO à bancarrota”, diz Carlesse

“Os que de fato lutam para melhorar o Estado estão aqui, nesse palanque, porque acreditam em um projeto de estabilidade. Que lutam por um Tocantins melhor para todos”, disse, sobre seus aliados.

Eleições 2018

Na Fieto, Vicentinho indicou a possibilidade de reduzir a carga tributária do Tocantins

Vicentinho Alves demonstrou preocupação com as contas públicas e destacou a necessidade do governo do Estado “não gastar mais do que arrecada”.


Educação

População de Guaraí ganha a 8ª unidade do Colégio da Polícia Militar

A solenidade realizada na tarde desta quinta-feira, 17, contou com a presença da secretária da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar e do comandante da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras Barbosa


Rally Baja Jalapão

4º Rally Baja Jalapão 500: roteiro passará por três cidades

Palmas, Ponte Alta e São Félix do Jalapão irão acolher o evento. Na sexta-feira, 08, encaram os primeiros desafios dos 1.100 quilômetros totais de percurso da edição 2018. Inscrições podem ser realizadas no www.bajajalapao500.com.br


Márlon Reis

“Precisamos que o Governo diminua para que a Tocantins cresça”, diz Márlon Reis durante encontro na Fieto


Tocantins

Justiça do Tocantins descumpre decisão do STJ sobre prisão domiciliar


Campanha

Hospital Municipal de Araguaína conscientiza pais sobre abuso e exploração sexual infantil


Festival

Festival atrai pesquisadores do circo brasileiro


Mário Lúcio

“Entendo que só a política séria pode melhorar a vida das pessoas”, diz Mário Lúcio na TV em Araguaína


Fora

Gilmar Mendes nega liminar para Marcelo voltar ao governo



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira