Monday, 22 de July de 2019

ESPECIAL


Meio Ambiente

Governo do Tocantins investe na sinalização do Parque Estadual do Jalapão

26 Apr 2019    11:42    alterado em 26/04 às 11:42
Governo do Tocantins investe na sinalização do Parque Estadual do Jalapão

Nesta quinta-feira, 25, o Governo do Estado por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) inicia os procedimentos para viabilizar a sinalização do Parque Estadual do Jalapão (PEJ). Com recursos do Naturatins, obtidos através de compensação ambiental e apoio da Ageto na elaboração do projeto, a confecção de placas indicativas de direção e distância dos atrativos; orientação de conduta para segurança dos visitantes; e de incentivo a sensibilização e educação ambiental aos frequentadores; para sinalização do PEJ, avança para a fase de contratação dos serviços.

O presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, destaca que a iniciativa tem o objetivo de incentivar o turismo ambiental com a conscientização dos frequentados, facilitar o trânsito na unidade e em seu entorno, além de contribuir com a segurança dos visitantes.

Para o presidente da Adetur, Tom Lyra, as placas atenderão uma demanda antiga da comunidade, que por muito tempo tem reclamado da quantidade e do estado de conservação da sinalização.

Para o gerente das Unidades de Conservação do Instituto, Carlos Manuel Carvalho Carreira, as placas devem beneficiar a preservação ambiental, o deslocamento dos frequentadores e visitantes da região. 

Serão implantadas placas de incentivo a redução da velocidade dos veículos, à prática do turismo ecológico, a denúncia de crimes ambientais, além de convites aos frequentadores que desejam se tornar parceiros/amigos do Parque Estadual do Jalapão.

Outra orientação que será colocada são as regras de conduta para visitação as Dunas, com indicação bilíngue quanto ao horário de funcionamento; recolhimento do lixo produzido; proibição do uso de bebidas alcoólicas, das coletas de animais e plantas; e recomendações como fazer o uso somente das trilhas de acesso, evitar produção de barulho e manter a distância da borda do paredão, para segurança dos visitantes.

Importantes indicações como, o sentido da localização e distância da Sede do PEJ, dos municípios vizinhos e da Capital, dos atrativos turísticos, das comunidades quilombolas; e ainda a indicação de pontes com suas respectivas extensões, entre elas a sobre o Rio Novo, Rio Sono e Rio Vermelho.

A equipe da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, que está envolvida na elaboração do projeto, incorporou também a confecção de placas com frases que estarão evocando a sensibilização e educação ambiental aos visitantes. Serão mensagens instaladas em vários pontos do Parque do Jalapão que alertam sobre a importância dos animais silvestre, da fauna, da flora e dos cuidados que devem ser adotados com os recursos hídricos, com o uso do fogo e com a destinação adequada do lixo produzido.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira