Tuesday, 10 de December de 2019

ESPECIAL


Meio Ambiente

Governo do Tocantins investe na sinalização do Parque Estadual do Jalapão

26 Apr 2019
Governo do Tocantins investe na sinalização do Parque Estadual do Jalapão

Nesta quinta-feira, 25, o Governo do Estado por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) inicia os procedimentos para viabilizar a sinalização do Parque Estadual do Jalapão (PEJ). Com recursos do Naturatins, obtidos através de compensação ambiental e apoio da Ageto na elaboração do projeto, a confecção de placas indicativas de direção e distância dos atrativos; orientação de conduta para segurança dos visitantes; e de incentivo a sensibilização e educação ambiental aos frequentadores; para sinalização do PEJ, avança para a fase de contratação dos serviços.

O presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, destaca que a iniciativa tem o objetivo de incentivar o turismo ambiental com a conscientização dos frequentados, facilitar o trânsito na unidade e em seu entorno, além de contribuir com a segurança dos visitantes.

Para o presidente da Adetur, Tom Lyra, as placas atenderão uma demanda antiga da comunidade, que por muito tempo tem reclamado da quantidade e do estado de conservação da sinalização.

Para o gerente das Unidades de Conservação do Instituto, Carlos Manuel Carvalho Carreira, as placas devem beneficiar a preservação ambiental, o deslocamento dos frequentadores e visitantes da região. 

Serão implantadas placas de incentivo a redução da velocidade dos veículos, à prática do turismo ecológico, a denúncia de crimes ambientais, além de convites aos frequentadores que desejam se tornar parceiros/amigos do Parque Estadual do Jalapão.

Outra orientação que será colocada são as regras de conduta para visitação as Dunas, com indicação bilíngue quanto ao horário de funcionamento; recolhimento do lixo produzido; proibição do uso de bebidas alcoólicas, das coletas de animais e plantas; e recomendações como fazer o uso somente das trilhas de acesso, evitar produção de barulho e manter a distância da borda do paredão, para segurança dos visitantes.

Importantes indicações como, o sentido da localização e distância da Sede do PEJ, dos municípios vizinhos e da Capital, dos atrativos turísticos, das comunidades quilombolas; e ainda a indicação de pontes com suas respectivas extensões, entre elas a sobre o Rio Novo, Rio Sono e Rio Vermelho.

A equipe da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, que está envolvida na elaboração do projeto, incorporou também a confecção de placas com frases que estarão evocando a sensibilização e educação ambiental aos visitantes. Serão mensagens instaladas em vários pontos do Parque do Jalapão que alertam sobre a importância dos animais silvestre, da fauna, da flora e dos cuidados que devem ser adotados com os recursos hídricos, com o uso do fogo e com a destinação adequada do lixo produzido.

COMPARTILHE:


Confira também:


Bolsa Família

CAIXA INICIA AMANHÃ PAGAMENTO DO ABONO NATALINO DO BOLSA FAMÍLIA

Mais de 13 milhões de famílias serão beneficiadas com o pagamento adicional, a partir do dia 10 de dezembro

PAGH-Cirúrgico

Governo realiza mais de 50 procedimentos cirúrgicos pelo Opera Tocantins no final de semana

Cinco unidades geridas pelo Executivo Estadual receberam pacientes devidamente regulados


Tom Lyra

Presidente da Adetuc participa de audiência pública sobre o programa Investe+ Turismo

Na ocasião, o presidente apresentou os resultados positivos das ações do Governo e destacou o aumento do fluxo de turistas no Tocantins, o que fomenta a economia e, consequentemente, fortalece as atividades produtivas geradoras de emprego e renda, além de


Homenagem

Sessão solene homenageia transferência da capital para Miracema

O presidente da Casa relembrou as dificuldades para a implantação do Estado. "Por isso, temos a obrigação de dar continuidade ao trabalho iniciado", disse.


Educação

Delegação tocantinense viaja a São Paulo em busca de medalha de ouro na Olimpíada de Língua Portuguesa


Sanidade

Tocantins reduz em 66% os focos de raiva dos herbívoros e retira 13 municípios da obrigatoriedade da vacinação


Madrid

Na COP 25, Ayres participa de reuniões sobre negociação de créditos de carbono


Alvorada

Polícia Civil prende no Sul do Estado homem em flagrante por tráfico de drogas


Futebol

Amistoso marca encerramento do ano na Escolinha de Futebol Nilton Santos, em Palmas


Saúde

Grupo de Autocuidado em Hanseníase de Palmas realiza último encontro de 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira