Tuesday, 17 de July de 2018

Tuesday, 17 de July de 2018

ESPECIAL


Índios

MPE reúne indígenas para discutir situação hídrica da bacia do Rio Formoso

13 Apr 2018    10:23
MPE reúne indígenas para discutir situação hídrica da bacia do Rio Formoso

O Ministério Público Estadual (MPE) promoveu reunião com integrantes das comunidades indígenas impactadas pelo uso indiscriminado das águas da Bacia do Rio Formoso por parte dos projetos de irrigação. O objetivo do encontro foi mantê-los atualizados sobre o andamento de ação judicial que visa reverter a crise hídrica e chamá-los a participar do processo, inclusive prestando informações e contribuindo com a coleta de dados.

A reunião ocorreu na Promotoria de Justiça de Cristalândia, na terça-feira, 10, um dia antes da 5ª audiência pública que debateria os impactos ambientais da captação de água da bacia do Rio Formoso pelos projetos de irrigação. Representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Centro de Direitos Humanos de Cristalândia também participaram da reunião.

Segundo o Promotor de Justiça Francisco José Pinheiro Brandes Júnior, é indispensável que indígenas e demais membros da comunidade façam parte do trabalho de coleta de dados sobre os impactos do uso da água para irrigação e que contribuam na preparação e realização de projetos de análise ambiental e na fiscalização das áreas afetadas pela crise hídrica, inclusive realizando registros fotográficos e medições.

Além da comunidade indígena, a Promotoria de Justiça tem buscado garantir a participação de ribeirinhos e hipossuficientes nas discussões referentes ao processo judicial, considerando que estes são os maiores impactados pela crise hídrica.

Na reunião, os indígenas ressaltaram a importância de um estudo de impacto ambiental relativo aos empreendimentos agrícolas da região, reclamaram que os barramentos de água têm ocasionado enchentes em suas terras no período de cheia do rio e reivindicaram representação no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso (CBHRF).

Também participaram da reunião representantes do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) do MPE, com o intuito de viabilizar parceria com as comunidades indígenas, ribeirinhas e hipossuficientes por meio de treinamento e capacitação para coleta de dados e elementos no meio ambiente, em tempo real, permitindo a emissão de relatórios técnicos sobre a bacia do Rio Formoso.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

31

PARABÉNS!
PARABÉNS!

31

BOM
BOM

31

AMEI!
AMEI!

28

KKKK
KKKK

31

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

27

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

25

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

MPE Rio Formoso Irrigação

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Emprego

Semana começa bem com a oferta de 84 vagas pelo Sine Palmas

Quem tiver interesse em concorrer a uma das vagas é preciso estar atento

Capital

Prefeitura substitui lâmpadas tradicionais por luminárias de LED

além da economia de quase 30% de energia, as luminárias de LED têm vida útil de dez anos e manutenção quase zero



Educação

Estudantes que participaram do Enem a partir da edição 2010 podem concorrer a vagas em cursos superiores pelo Fies e P-fies

Para se inscrever nas modalidades Fies e P-Fies, é necessário que o candidato possua renda familiar mensal bruta, por pessoa, até 3 (três) salários mínimos.


Política

Vereador Folha coloca seu nome à disposição do PSD e afirma que é pré-candidato

Presidente da Câmara de Palmas e vereador pelo terceiro mandato consecutivo, Folha esteve em sua cidade, Tocantinópolis, nos últimos dias, de onde voltou com a certeza de que disputará a vaga na Assembleia Legislativa.


Viver

Cine-Teatro do CEU oferece programação especial na temporada de férias inclusive com filme em Libras

Os filmes para a temporada de férias atendem em especial as crianças e jovens e, mesmo sem restrição de idade, recomenda-se que os menores de idade sejam acompanhados dos pais ou responsáveis.


ESTADO

Brigadistas municipais já estão aptos para combater queimadas nesta estiagem


ESTADO

Operação reúne entidades e promove fiscalização em bares de Dianópolis


ESTADO

Tocantins terá investimento de R$ 6,25 milhões para o segundo ciclo do Progestão


Viver

Colônia de Férias do SESI recebe mais de 230 crianças participantes na edição 2018 em Araguaína


ESTADO

Prefeita Cinthia dá posse a novo secretário da Casa Civil de Palmas


ESTADO

Balada Segura intensifica ações durante o Palmas Férias



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira