Friday, 22 de February de 2019

ESPECIAL


Meio Ambiente

Naturatins e Ibama alinham planos para o Projeto Quelônios 2019

26 Jan 2019    00:23    alterado em 26/01 às 00:23
Naturatins e Ibama alinham planos para o Projeto Quelônios 2019

Nesta quinta-feira, 24, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) se reuniram para definição das questões que devem integrar o planejamento das ações e investimentos no Projeto Quelônios do Tocantins em 2019.

O presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, avaliou a reunião. *"Nessa reunião tratamos de uma importante etapa do Projeto Quelônios que é o alinhamento das demandas entre os parceiros. O objetivo é antecipar a elaboração do planejamento das ações e investimentos necessários às atividades das equipes em 2019. Para fortalecimento do projeto, vamos revitalizar o apoio da comunidade local, com o suporte na sensibilização realizada pela educação ambiental. Outro ponto é a produção e divulgação de resultados científicos e o melhoramento da logística, considerados também importantes aspectos a serem trabalhados", ponderou, complementando.

"Os apontamentos realizados contemplam a importância da ação conjunta de todos os parceiros do projeto. Portanto, acredito que serão alcançados  excelentes resultados neste ano. Com o envolvimento da comunidade de Caseara, o custo e benefício do projeto será melhor compreendido, bem como as vantagens obtidas com o equilíbrio da biodiversidade. Considero um ganho para o Estado e para a preservação ambiental, iniciarmos esse diálogo com antecedência", concluiu.

O superintendente do Ibama no Tocantins Lucas Santos Costa  reiterou. "Nesse momento o objetivo principal é iniciar esse alinhamento para consolidarmos o planejamento e juntos melhorarmos cada vez mais a execução do projeto. Dessa forma, pretendemos alcançar e divulgar mais resultados, investir na estrutura, buscar mais recursos, evoluir na execução do projeto, na área de pesquisa e de educação ambiental. Já temos um grupo definido que vai esboçar o planejamento para ajustarmos até o momento da execução".

Projeto                               
Em 2018 a equipe do Projeto Quelônios, monitorou sistematicamente 289 ninhos, além de realizar a biometria de animais adultos e a transferência de diversas covas para as partes mais altas das praias.  As atividades foram encerradas com a garantia da sobrevivência de mais de 70 mil novas tartaruguinhas. Nessa temporada foram encontradas 22 tartarugas albinas, que devido a ausência de pigmentação, chamam muita a atenção dos predadores. Então quatro delas foram trazidas para o Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), em Palmas, para fins de pesquisa.
Criado em 1995, o Projeto Quelônios integra o Programa Quelônios da Amazônia que é coordenado pelo Ibama. No Tocantins o Projeto foi retomado em 2017, com ações do Naturatins e Ibama, no entorno de unidades de conservação.
Na região, são frequentes as operações realizadas por fiscais do Naturatins, Ibama e BPMA para o monitoramento e combate ao consumo predatório dos ovos e tartarugas. O Projeto Quelônia tem apoio da Secretaria Geral de Governo, Fazenda Fartura,  Universidade do Tocantins (Unitins), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), entre outros.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

O que você precisa saber para se prevenir da dengue, zika e chikungunya

Os casos prováveis de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti dispararam no Tocantins. O monitoramento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), apontou, em 2019, um aumento de 1.657,7% (3.867) dos casos de dengue, zika e chikungunya em

Presidente

Léo Barbosa é eleito presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul-Americanos

Ao final do evento foram homenageados o vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS), o ex-presidente do bloco, Rodrigo Minotto (PDT) e o ex-prefeito de Chapecó, Milton Sander (póstuma), um dos fundadores da UPM.


Defesa do Comércio

Diogo Fernandes lidera Frente Parlamentar em defesa do comércio

A justificativa para criação da Frente reside no fato da população palmense ser dependente dos órgãos públicos, uma vez que a administração governamental é a maior empregadora do município.


Impasse

Defensor Público atende chacareiros envolvidos em conflito agrário que perdura quase 30 anos

Área tem decisão para reintegração de posse, mas moradores alegam que adquiriram as terras e não foram ouvidos pela Justiça


TO-040

Governo vai reconstruir TO-040 entre Dianópolis e divisa com Goiás


Saúde

Governo institui Câmara Setorial para agilizar compra de materiais e remédios na área da Saúde


AL Tocantins

Deputados aprovam projetos do Ministério Público, TJ e Defensoria Pública


Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira