Sunday, 21 de July de 2019

ESPECIAL


Meio Ambiente

Naturatins e parceiros realizam plantio de mudas no Parque Estadual do Lajeado

29 Mar 2019    20:15
Naturatins e parceiros realizam plantio de mudas no Parque Estadual do Lajeado

Neste domingo, 24, dando continuidade às comemorações do Dia Mundial da Água o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), juntamente com parceiros, realizou um plantio simbólico de mudas do bioma cerrado, no Parque Estadual do Lajeado (PEL).

A atividade é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas, a Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Tocantins (Seduc), o Batalhão da Polícia Militar, a Investco e o Naturatins.

Participaram do evento os Aventureiros Mirins Estrela, um grupo de crianças e jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia e convidados.

"O envolvimento da população jovem da Capital e de representantes de diferentes segmentos da sociedade com as questões ambientais é uma iniciativa valiosa para proteção de nossos recursos naturais. O plantio simbólico de mudas mostra a relação do nosso cerrado, com o equilíbrio ambiental e a preservação de nossas águas", destacou o presidente do Naturatins.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Rodrigues, elogiou a iniciativa da parceria e a participação dos Aventureiros Mirins Estrelas, dos jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia e dos convidados. Então reiterou que o apoio do Naturatins às ações que promovam a sensibilização da população sobre a necessidade de preservação dos recursos naturais.

O gerente do PEL, Wonei Marcos Martinovski, juntamente com o inspetor de Recursos Naturais do Naturatins, Lyon Cardoso de Sousa, recebeu os convidados e em seguida iniciaram as atividades demonstrando a importância do Parque e da atividade de plantio de mudas para a preservação da água que serve a população palmense e adjacências.

Para o gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins, Rodrigo Casado receber as crianças nessa atividade foi uma oportunidade muito gratificante de compartilhar o compromisso do Instituto com o meio ambiente e a importância do Parque Estadual do Lajeado nessa missão.

A educadora Ambiental do Naturatins, Maria Alice Reis, enfatizou que as crianças e os jovens demonstraram imensa satisfação em participar da ação de plantio. "Todos expressaram curiosidade, atenção às orientações e dedicação no plantio. Foi prazeroso participar da condução do grupo nessa experiência. Tenho certeza que eles retornaram com um novo olhar sobre a importância do cerrado e de nossa água".  

Para Mônica Araújo, participante e mãe da Aventureira Lara Morena, a atividade realizada foi importante, porque acredita que as crianças aprenderam mais sobre a importância da água e sobre os procedimentos necessários para a preservação desse recurso.

Ao avaliar a atividade, o diretor do Clube de Aventureiros Estrela, Wellington Reis, considerou que a prática do plantio de mudas possibilitou às crianças e jovens perceberem a importância da preservação das nascentes.

A atividade foi encerrada com um almoço para os participantes, na Sede do Parque do Estadual do Lajeado.

Agendamento
Para informações sobre o agendamento das palestras, oficinas e rodas de conversas dos educadores ambientais do Naturatins, os interessados podem entrar em contato com a Gerência de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Instituto por meio do telefone (63) 3218-2641, de segunda a sexta-feira, de 8h as 12h e de 14h as 18h, também via e-mail no endereço educacaoambiental@naturatins.to.gov.br ou eanaturatins@gmail.com.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira