O GIRASSOL

Palmas/TO,

Especial
Meio Ambiente

21/02/2020

Parceria entre órgãos ambientais e chacareiros resulta em restauração de área degradada

A propriedade rural está inserida no perímetro da Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado

Motivadospelo objetivo de preservar o meio ambiente, bem como manter as belezas naturaisque compõe a Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (APASL), nasexta-feira, 14, por meio de um mutirão promovido pela Associação Água Doce, emparceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Instituto deDesenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Ministério Público Estadual(MPE) teve início a restauração de área degradada em uma propriedade rurallocalizada na bacia hidrográfica do Taquaruçu Grande.

 

 

Apropriedade situada próxima à rodovia TO 020, que liga a capital Palmas, aomunicípio de Aparecida do Rio Negro, está inserida no perímetro da Área deProteção Ambiental Serra do Lajeado, Unidade de Conservação de Uso sustentável.

 

Segundoa supervisora da APASL, Camilla Muniz, a ação de restauração contempla uma áreade encosta beneficiada com cerca de 10 mil sementes do Banco Germoplasma doProjeto Restaura-TO (Ruraltins), 400 mudas produzidas pela equipe debrigadistas da APA Serra do Lajeado (Naturatins), além de semeadura deleguminosas agrícolas e adubação nas entre linhas.

 

 

MariaAparecida da Rocha Medina, proprietária da área, ficou muito satisfeita com aparceria e disse que, a chácara foi agraciada por um dos maiores presentes, quealguém pode receber. “Principalmente, quando o presente é para a mãe natureza.Agradeço ao Naturatins, ao Ruraltins, ao MPE e a Associação Água Doce, pelocomprometimento com a causa ambiental”, considerou.

 

Conformeo engenheiro florestal do Ruraltins, Ricardo Haidar, as mudas doadas pelaAPASL, são de boa qualidade. Ele ressaltou que a restauração foi realizada commudas saudáveis, reforçou a parceria e disse que o mutirão foi eficiente. “Essafoi uma oportunidade de realizar a ação. Foi somente o inicio do processo, queprecisará de manutenção e monitoramento para virar floresta e cerrado”,afirmou.

 

Dentreas espécies nativas plantadas estão o Jatobá, Baru, Aroeira, Cajuí, Vinhatico,Gonçalo Alves, Caju, Ipê, Copaíba, Jacarandá, Tamburi e Tingui.

 

Oviveiro de mudas da APASL é conduzido pelos brigadistas e tem produçãopermanente de mudas para distribuição aos chacareiros locais e plantio dentroda UC. Mais informações e manifestações de interesse devem ser encaminhadaspara o email apaserradolajeado@naturatins.to.gov.br

Assuntos Relacionados
#meio ambiente#poluição#Palmas
Confira Também
Fique Atento

Inscrições para Festival de Causos e Poesia Declamada encerra dia 19

AD Guerra/Sesi

Judoca de Palmas é vice-campeão da Copa Internacional de Fortaleza

Palmas

Servidores da Guarda Metropolitana participam do 4º Desafio dos Fortes

Opinião

Quem deve não pode temer compromissos com o Planeta

Cotidiano

Natal dos Sonhos vai contemplar diversas regiões de Palmas