Sunday, 21 de July de 2019

ESPECIAL


Meio Ambiente

Parque do Lajeado recebe formandos do curso de condutor ambiental para aula prática

07 May 2019    18:31    alterado em 07/05 às 18:31
Parque do Lajeado recebe formandos do curso de condutor ambiental para aula prática

No sábado, 04, o Parque Estadual do Lajeado (PEL) recebeu uma turma de alunos do curso de Condutor Ambiental Local para participação em aula prática na Unidade de Conservação mantida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Em fase de conclusão, a capacitação ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-TO) proporcionou a visita aos formandos, com objetivo de oferecer condições e ambiente para desenvolvimento de competências no desempenho de atividades requeridas na conclusão do perfil profissional.

Essa formação técnica profissional visa a oferta dos serviços de condução ambiental com segurança à grupos de visitantes nos locais permitidos à atividades interpretativas sobre o ambiente natural, social e cultural, além de contribuir com a prevenção e monitoramento de impactos socioambientais nos sítios de visitação.

"O condutor ambiental precisa estar preparado, porque este é um trabalho sério, que deve ser desempenhado por profissionais que possuam compromisso com a segurança dos visitantes e a conservação dos recursos naturais. A aula prática na formação técnica profissional de condutores ambientais oferece noções básicas de situações sobre a trajetória da visitação", afirmou o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão.

A turismóloga da Diretoria de Biodiversidade do Instituto, Priscila Rosa e o guarda Parque, Ribamar Santos, também acompanharam a visita da turma na Unidade de Conservação, participando do intercâmbio de experiências e orientação do grupo.

Durante a visita foi realizada uma caminha pela trilha Brejo da Passagem e ao viveiro da unidade. Os alunos receberam orientações na palestra ministrada pelo inspetor de Recursos Naturais do Naturatins, Lyon Sousa, que destacou importantes aspectos ambientais e de conservação dos recursos naturais necessários ao Parque e à Área de Proteção Ambiental (APA da Serra do Lajeado).

Em seguida, a turma visitou a Estância Garra, propriedade localizada na APA, onde se encontram belas cachoeiras abertas à visitação e encerrou a aula com uma passagem pelo mirante do Voo Livre, onde são praticados esportes radicais, como voo de asa delta e parapente.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira