Tuesday, 20 de February de 2018

Tuesday, 20 de February de 2018

ESPECIAL


Mandioca

Seminário apresenta tecnologias para alcançar alta produtividade no cultivo da mandioca

07 Mar 2017

Elmiro de Deus/Governo do Tocantins
 
O Seminário Estadual sobre a Cadeia Produtiva da Cultura da Mandioca realizado nesta segunda-feira, 6, no auditório da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), mostrou as tecnologias de pontas para alcançar alta produtividade no cultivo da mandioca, no Tocantins. No seminário estavam presentes, o secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Clemente Barros, o presidente do Desenvolvimento Rural (Ruraltins), Pedro Dias, o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Carlos Magno, acadêmico, produtores, representantes de comunidades e associações rurais, dentre outros.
 
Ao falar do seminário, o Secretário Clemente Barros, apontou as principais inferências para o produtor aumentar a sua produtividade no campo. "É de suma importância que estes produtores, principalmente da agricultura familiar busquem os conhecimentos aliados às novas tecnologias de produção, novas variedades para conseguir uma maior produtividade e, consequentemente, gerar renda no campo", reforçou.
 
O gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural da Seagro, José Carlos Moraes, explicou a situação da produção da mandioca, no Brasil e Tocantins, enfocando a importância da mandiocultura e seus produtos derivados para o consumo humano, indústrias de processamentos, ração animal e o potencial envolvendo a cadeia produtiva que a mandioca oferece aos produtores. "É um cultivo rústico de fácil manejo, gera emprego no campo, mas é necessário que o produtor utilize das tecnologias disponíveis para alcançar novos padrões de produtividade da mandioca. Se atualmente produzimos uma média de 17 mil toneladas por hectares, com o uso das tecnologias poderemos alcançar 30 a 50 toneladas por hectares", ressaltou.
 
Incentivo
 
Atualmente, a Seagro, Ruraltins e Embrapa e parceiros desenvolvem as políticas de incentivos em 30 Unidades Demonstrativas de Mandioca (UD"s), instaladas em diferentes municípios do estado, com plantios de mandioca para gerar manivas de qualidade. As mudas, livres de vírus e doenças, são distribuídas para os produtores rurais. "A proposta é a de fortalecer o desenvolvimento da cadeia produtiva de mandioca no Tocantins", reforçou o gerente Carlos Moraes. 
 
Experiências
 
O produtor Pedro Paulo Xerente faz parte do projeto das Unidades de Assistência Técnica no município de Tocantínia, região Central do Estado. O projeto de Multiplicação de Sementes sadia da mandioca é desenvolvido pela Seagro, Embrapa, Ruraltins, entre outros parceiros. De acordo com Pedro Xerente, a intenção do projeto é expandir para as 68 aldeias no município. "A mandioca é um dos alimentos básicos em nossas aldeias, portanto este projeto irá contribuir muito para expandir essa produção, a intenção é multiplicar a sementes da mandioca (manivas) para as aldeias", disse.
 
Já o produtor Gil Eanes Maciel do assentamento Água Viva, município de Santa Maria, produz a mandioca de mesa na comunidade, mas a intenção é expandir a comercialização. Atualmente comercializa a mandioca in natura, embalada a vácuo e derivados (bolos). "Com os projetos de multiplicação de sementes sadia da mandioca pretendo melhorar minha produção e montar uma agroindústria na associação de agricultores", destacou. 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

1

PARABÉNS!
PARABÉNS!

1

BOM
BOM

1

AMEI!
AMEI!

1

KKKK
KKKK

1

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

2

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

2

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Resolve Palmas

Resolve Palmas inaugura a terceira unidade na Capital nesta terça-feira 20, no Shopping Capim Dourado

Mais uma unidade do Resolve Palmas será aberta na Capital nesta terça-feira, 20, às 14 horas, com sede no Capim Dourado, às 14 horas

Palmas Solar

Palmas Solar movimentou mais de R$ 2,5 milhões na Capital em dois anos

Esse valor se refere aos investimentos feitos por moradores e comerciantes de Palmas que aderiram ao programa de incentivo à geração de energia solar e que oferece incentivos fiscais aos interessados



Vicentinho

Deputado federal Vicentinho Junior esteve em Palmeirópolis e municípios do Sudeste

O deputado foi recebido com entusiasmo por populares e líderes políticos


Dimas

Ao lado de Vicentinho Alves, Dimas recebe respaldo total do prefeito de Wanderlândia

Encontro realizado na manhã do último sábado, 17, também contou com a presença de vereadores e lideranças políticas da região


Rio de Janeiro

Intervenção no Rio de Janeiro afeta reforma da Previdência

A decisão do presidente Michel Temer de decretar intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro afeta diretamente o andamento da reforma da Previdência (PEC 287/16), cuja votação estava prevista para a próxima semana


Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas


Tocantins

Projetos sociais desenvolvidos nas unidades prisionais do Tocantins transformam vidas de detentos


Palmas

Prefeita em exercício entrega chave da cidade para presidente do Comadec


Ataídes

Em reunião com trabalhadores rurais, Ataídes concluiu programação no Bico do Papagaio, nessa quinta



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira