Tuesday, 24 de April de 2018

Tuesday, 24 de April de 2018

ESPECIAL


Trânsito

Soluções que minimizem mortes no trânsito são debatidas em Seminário

26 May 2017

"Qualquer pessoa pode ser vítima de um acidente de trânsito". É com esse enfoque que o Governo do Tocantins, através da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (AGETO), em parceria com o Banco Mundial (BIRD), realizou o I Seminário de Segurança Viária do Tocantins.

O evento aconteceu durante toda esta quinta-feira, 25, no anfiteatro do Centro Educacional São Francisco, em Palmas, e reuniu cerca de 200 pessoas com o objetivo de debater soluções que possam ocasionar no aumento da segurança no trânsito e na redução de acidentes.
Temas como legislação brasileira, impacto dos acidentes no sistema de saúde, importância da sinalização, BR-Legal e impacto do uso do álcool e da direção no aumento dos índices foram debatidos durante o evento.

Segundo o assessor de segurança viária da Organização Mundial da Saúde (OMS), Victor Pavarino, ações governamentais integradas são capazes de fortalecer a segurança viária e minimizar os índices de mortes no trânsito. "O Brasil é um dos países em que a legislação vem se modernizando e já atende os critérios de segurança propostos pela OMS na maioria dos seus quesitos, o único item que buscamos evolução é o da velocidade, mesmo assim possui um dos sistemas mais violentos do mundo", explicou.

De acordo com o assessor, o Brasil ainda não prioriza a segurança viária em relação a fluidez do trânsito, por isso ainda não possui uma legislação que possibilite a implantação da velocidade máxima de 50 quilômetros por hora em ambientes urbanos como prevê a OMS. "A velocidade ainda é um dos itens que mais ocasionam mortes no Brasil e o Governo deve fazer intervenções de infraestrutura para diminuir esses dados", disse Pavarino.

O Capitão da PM e gerente de fiscalização do Detran, Geraldo Magela Júnior também destacou a evolução da legislação brasileira, mas ressaltou que o principal fator que ocasiona acidentes é o humano. "A legislação realmente tem se modernizado, mas a imprudência ainda é responsável pela maioria dos acidentes, para se ter uma ideia, no Tocantins, 85% das mortes no trânsito atingem jovens de 18 a 24 anos e acontecem nos finais de semana, geralmente o uso de bebida alcoólica e o volante é o principal motivo", frisou.

Para o agente de trânsito Celestino Pessoa, eventos como o seminário são capazes de fortalecer uma rede intergovernamental na intenção de fortalecer as ações. "Os entes têm que trabalhar integrados, com ações específicas e intervenções direcionadas, só assim conseguiremos atingir o nosso público, seja com os processos de educação ou de sansão", explicou.

O I Seminário de Segurança Viária fez parte da programação do Movimento Maio Amarelo, desenvolvido mundialmente com o apoio da Organização das Nações Unidas. O movimento faz parte das ações coordenadas desenvolvidas na "Década de Ação", que tem o objetivo de reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2020.

Após a realização do seminário a Ageto coordenará a atuação integrada com outros órgãos para obtenção, análise e qualificação de dados com o objetivo de identificar pontos críticos e criar mecanismos que aumente a segurança viária no local.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

4

PARABÉNS!
PARABÉNS!

6

BOM
BOM

6

AMEI!
AMEI!

4

KKKK
KKKK

6

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

5

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

4

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Eleições 2018

PT Nacional tira partido de Amastha e coliga com a senadora Kátia Abreu

Kátia Abreu e o PT do Tocantins chegaram a iniciar o diálogo, mas a parlamentar não aceitou a indicação do advogado Célio Moura ou da secretária-geral petista, Márcia Barbosa, para vice-governador na chapa.

Guaraná Antarctica

Guaraná Antarctica mostra em nova campanha o que é capaz de fazer pela Seleção Brasileira

O refrigerante mais brasileiro de todos suspende exportação para países adversários do Brasil até o final de julho. O que é original do Brasil, fica no Brasil, para fortalecer a nossa seleção


Saúde

Empenhados mais de R$ 1,7 milhão em emendas da saúde da deputada Dorinha

O Ministério da Saúde empenhou na última semana mais de R$ 1,7 milhão em emendas impositivas que foram destinadas pela deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) que beneficiam dez cidades tocantinenses


Meio Ambiente

Naturatins discute a redução de peixes nos rios tocantinenses e a construção de barragens

O professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o doutor Fernando Pelicice, discorreu sobre os Impactos da construção de barragens sobre a ectiofauna


Eleições 2018

Márlon Reis anuncia coronel Edvan como vice dizendo que são os únicos que podem fazer a mudança de verdade no Tocantins


Eleições 2018

PSDC do Tocantins se rebela, deixa base de Amastha e apoia Kátia Abreu


Panorama

TIM acelera a Transformação Digital em uma nova parceria com a Microsoft em Inteligência Artificial


Polícia Civil

Polícia Civil prende suspeito de estuprar e engravidar criança de 11 anos no Extremo Norte do Estado


Exames Médicos

Equipes de UTI de Palmas realizam exames médicos gratuitos em 1200 alunos da ETI Almirante Tamandaré


Apaes

Deputada Dorinha indica a Federação das Apaes do TO para o prêmio Brasil Mais Inclusão



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira