Wednesday, 25 de November de 2020

ESPECIAL


Meio Ambiente

Tocantins divulga plano de ação para conservação de espécies ameaçadas de extinção no Cerrado

05 Nov 2020
Marcio Verdi-CNCFlora-JBRJ Tocantins divulga plano de ação para conservação de espécies ameaçadas de extinção no Cerrado

Nesta quinta-feira, 5, o Governo do Tocantins disponibiliza por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) o Plano de Ação para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Cerrado Tocantins (PAT Cerrado Tocantins).

 

Esse Plano surgiu no âmbito do projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção, de iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), financiada pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), que tem como agência implementadora o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e agência executora o WWF-Brasil.

 

No Tocantins, o PAT-Cerrado foi elaborado sob a coordenação do Núcleo Operacional do Projeto no Estado através do Naturatins, com a assessoria de instituições e membros da comunidade.

 

“O Tocantins reúne nesse Sumário Executivo, as atividades aprovadas por meio de Portaria neste ano, começam ser executadas agora e se estendem aos próximos cinco anos, com a finalidade de reduzir a extinção das espécies focais do nosso Cerrado. A publicação apresenta informações básicas de espécies que não eram abrangidas por qualquer iniciativa de conservação e hoje conta com a atenção de especialistas do Estado”, afirma Sebastião Albuquerque, presidente do Naturatins.

 

“O Plano vai compreender 22 municípios em todo o Estado, o que corresponde a mais de 37 mil km2 de Cerrado, que possui em sua extensão territorial variedades de formações vegetais, desde florestas, matas secas, de galeria e ciliares, a formações menos densas como os campos rupestres, entre outros, além das espécies-alvo da fauna que apontam para cinco peixes e uma serpente”, pontua Warley Rodrigues, diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins.

 

“O plano estabelece atividades para conservação de espécies que demanda uma atenção especial, então abrange 12 táxons, sendo oito espécies-alvo da fauna e quatro da flora, que são considerados ameaçados de extinção, nas listas nacionais do MMA e no Livro Vermelho da Flora Brasil. O Sumário Executivo apresenta uma lista com a indicação da família, espécie, nome comum e estado de conservação desses táxons e em seguida traz a respectiva descrição de cada espécie”, destaca Oscar Vitorino Júnior, doutor em Limnologia e biólogo do Naturatins na Coordenação do Núcleo Operacional do Projeto no Estado.

 

A publicação traz ainda, uma lista de 49 espécies da fauna e 16 espécies da flora que não são focos do projeto, mas serão direta e indiretamente beneficiadas pela execução das ações do PAT Cerrado Tocantins.

 

Sumário Executivo

O Naturatins disponibiliza o PAT Cerrado Tocantins na página principal do endereço naturatins.to.gov.br. As atividades elencadas, a fim de reduzir as extinções das espécies e os detalhes de suas execuções estão descritas nesse Sumário Executivo e aprovadas através da Portaria Naturatins nº 80 de 03 de Julho de 2020.

 

Além da equipe do Naturatins, a elaboração do PAT Cerrado Tocantins contou com o assessoramento técnico de representantes da Universidade do Tocantins, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e Universidade Federal do Tocantins.

 

O Sumário Executivo também contou com a colaboração do Centro Nacional de Conservação da Flora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, _World Wildlife Fund_ do Brasil, Ministério do Meio Ambiente, Universidade Federal de Mato Grosso e da Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins.

 

Projeto Nacional

No Brasil, o Projeto Pró-Espécies envolve diversas instituições como o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e órgãos ambientais estaduais de 13 estados da federação.

 

Essas instituições atuam na elaboração e implementação de Planos de Ação Territoriais para grupos de espécies e territórios definidos como prioritários após a avaliação nacional das espécies ameaçadas de extinção, definidas por meio das Portarias MMA nº 443, 444 e 445 do ano de 2014.

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Tocantins contabilizou 331 novos casos confirmados da Covid-19

Dos 331 novos casos, 187 foram detectados por RT-PCR, 13 por sorologia e 131 através testes rápidos.



IML

Corpo de um homem jovem não identificado e não reclamado permanece no IML de Palmas

Trata-se de pessoa do sexo masculino, com idade entre 18 e 25 anos, aproximadamente.


Naturatins

Governo apresenta Cartas Climáticas que vão auxiliar gestão ambiental no Tocantins

Naturatins acompanhou a apresentação do levantamento que aponta tendências climáticas do Tocantins com base nos registros das últimas três décadas servirão como referências para gestão de ações ambientais em diferentes regiões do Estado em cada período do


Amazônia

Tocantinenses são destaque no 2º Festival de Cinema Negro Zélia Amador de Deus

Evento on-line começa nesta quarta-feira (25) e busca valorizar a produção audiovisual amazônica


Arraiá da Capital

Estrutura do Arraiá da Capital Online está sendo finalizada


Moradia

Recanto das Araras II: data para assinatura de contratos dos imóveis é adiada


Agenda

Governador em exercício, Antonio Andrade, vistoria obras da Ponte de Porto Nacional


Denuncia de Estupro

Jovem de 20 anos acusa senador Irajá Abreu de cometer estupro em São Paulo


Segurança

Polícia Civil do Tocantins deflagra segunda fase da operação Rosetta contra membros de organização criminosa


Visita

Governador em exercício recebe primeira militar do Tocantins a ser selecionada para Missão de Paz da ONU



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira