Wednesday, 20 de February de 2019

ESPECIAL


Educação

Tocantins é o primeiro a entregar relatório de prestação de contas da Educação ao Siop

01 Dec 2018    00:21    alterado em 01/12 às 00:21
Tocantins é o primeiro a entregar relatório de prestação de contas da Educação ao Siop

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) confirmou, nesta sexta-feira, 30, o recebimento do relatório do Tocantins referente aos investimentos do 5º bimestre de 2018. O Estado foi o primeiro da Federação a enviar os dados ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope). A ferramenta eletrônica de acesso público permite maior transparência e controle sobre a destinação dos recursos da Educação nas esferas federal, estadual e municipal.

A transmissão das informações pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) teve início ainda no dia 23 de novembro, porém a aprovação do relatório só foi concluída pelo FNDE nesta sexta-feira. Para o 6º e último bimestre de 2018, o setor de contabilidade da Pasta já se organiza para estar novamente entre os primeiros estados a repassar os dados ao Siop.

Cauc
Estados e municípios que não encaminham as informações referentes ao orçamento destinado à Educação, nos prazos estabelecidos, ficam inadimplentes no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc), do Governo Federal. Com isso, ficam impossibilitados de firmar novos convênios com órgãos federais e podem deixar de receber recursos de transferências voluntárias da União.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, lembra que ao assumir o comando da Seduc, em abril deste ano, havia pendências no Siope ainda referente ao ano de 2017. Como o sistema não aceita receber a prestação de contas mais recente se houver pendências antigas, foi necessário regularizar todas as situações anteriores a abril, antes de realizar o envio das informações de 2018.

“Assim que tivemos ciência desse impasse, nos organizamos para regularizar todas essas situações entregando, além do relatório consolidado de 2017, os relatórios do 1º e 2º bimestres de 2018. Desde então, temos buscado formas de nos antecipar e providenciar a inserção, em tempo hábil, dos dados no Siope. Neste bimestre, o Tocantins se destacou por ser o primeiro a cumprir os prazos estipulados”, frisou Adriana Aguiar.

Adriana ressaltou o empenho dos servidores da Seduc na execução da prestação de contas.  “Alguns estados sequer entregaram o relatório do primeiro bimestre ou estão com vários períodos em aberto. Ressaltamos o comprometimento da equipe da Contabilidade desta Secretaria que tem se esforçado para realizar esta tarefa no tempo previsto, garantindo que o Tocantins permaneça adimplente junto ao Cauc e fornecendo à população as informações de como estão sendo investidos os recursos destinados à Educação estadual”, enfatizou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Comunicação

Governo, Unitins e TV Cultura firmam parceria para transmissão da emissora no Tocantins

O reitor Augusto Rezende destacou que, “com os meios de comunicação [rádio e TV educativas], esperamos alavancar algumas ações de ensino, pesquisa e extensão da universidade”.

Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional

Durante a conversa, o parlamentar destacou que esteve em audiência pública na última sexta-feira, 15, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade

Ainda na solenidade, o presidente da Acipa, Joseph Madeira, recebeu das mãos do representante do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos a propositura do título de cidadão tocantinense.


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado

Jair Farias também aposta no ecoturismo para desenvolver o Bico do Papagaio. "Um dos pontos turísticos mais bonitos do Tocantins está no Bico do Papagaio, que é o encontro das águas dos rios Araguaia/Tocantins", afirmou.


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019


Região Central

Município de Guaraí recebe entretenimento com foco na preservação do meio ambiente


Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional


Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira