Thursday, 23 de May de 2019

ESPECIAL


Educação

Tocantins é o primeiro a entregar relatório de prestação de contas da Educação ao Siop

01 Dec 2018    00:21    alterado em 01/12 às 00:21
Tocantins é o primeiro a entregar relatório de prestação de contas da Educação ao Siop

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) confirmou, nesta sexta-feira, 30, o recebimento do relatório do Tocantins referente aos investimentos do 5º bimestre de 2018. O Estado foi o primeiro da Federação a enviar os dados ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope). A ferramenta eletrônica de acesso público permite maior transparência e controle sobre a destinação dos recursos da Educação nas esferas federal, estadual e municipal.

A transmissão das informações pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) teve início ainda no dia 23 de novembro, porém a aprovação do relatório só foi concluída pelo FNDE nesta sexta-feira. Para o 6º e último bimestre de 2018, o setor de contabilidade da Pasta já se organiza para estar novamente entre os primeiros estados a repassar os dados ao Siop.

Cauc
Estados e municípios que não encaminham as informações referentes ao orçamento destinado à Educação, nos prazos estabelecidos, ficam inadimplentes no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc), do Governo Federal. Com isso, ficam impossibilitados de firmar novos convênios com órgãos federais e podem deixar de receber recursos de transferências voluntárias da União.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, lembra que ao assumir o comando da Seduc, em abril deste ano, havia pendências no Siope ainda referente ao ano de 2017. Como o sistema não aceita receber a prestação de contas mais recente se houver pendências antigas, foi necessário regularizar todas as situações anteriores a abril, antes de realizar o envio das informações de 2018.

“Assim que tivemos ciência desse impasse, nos organizamos para regularizar todas essas situações entregando, além do relatório consolidado de 2017, os relatórios do 1º e 2º bimestres de 2018. Desde então, temos buscado formas de nos antecipar e providenciar a inserção, em tempo hábil, dos dados no Siope. Neste bimestre, o Tocantins se destacou por ser o primeiro a cumprir os prazos estipulados”, frisou Adriana Aguiar.

Adriana ressaltou o empenho dos servidores da Seduc na execução da prestação de contas.  “Alguns estados sequer entregaram o relatório do primeiro bimestre ou estão com vários períodos em aberto. Ressaltamos o comprometimento da equipe da Contabilidade desta Secretaria que tem se esforçado para realizar esta tarefa no tempo previsto, garantindo que o Tocantins permaneça adimplente junto ao Cauc e fornecendo à população as informações de como estão sendo investidos os recursos destinados à Educação estadual”, enfatizou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Investigação

Operação Catarse cumpre buscas e apreensões relacionadas a assessores parlamentares no Norte do Estado

Quatro pessoas ligadas a parlamentares investigadas na operação foram ouvidas na manhã desta quinta-feira,22.

CPI do PreviPalmas

Max Fleury é ouvido na CPI do PreviPalmas

O ex-presidente do PreviPalmas estava no comando quando o instituto fez um investimento na ordem de R$ 30 milhões no Cais Mauá, como também, aplicou R$ 20 milhões no Fundo Tercon.


Fenelon Barbosa

Primeiro prefeito acredita que Palmas será uma das maiores e melhores cidades do Brasil

Ex-prefeito de Palmas conta a história da luta pela criação e construção da mais nova capital do país


Homenageados

Carlesse e vice-governador Wanderlei Barbosa são homenageados em sessão pelos 30 anos de Palmas

Ao todo 41 personalidades receberam a honraria, dentre elas, o ex-governador Siqueira Campos, fundador da Capital e todos os ex-prefeitos da cidade


Taguatinga

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável no sudeste do Estado


Mandado de prisão

Condenado por roubo é preso pela Polícia Civil em Palmas


Palmas 30 anos

Em entrevista exclusiva, Siqueira Campos diz que Palmas integrou e fortaleceu a economia do Tocantins


Norte do TO

BRK Ambiental leva teatro sobre preservação para mais de 30 escolas do Bico do Papagaio


FORJEF

I Fórum Interinstitucional dos Juizados Especiais Federais do Tocantins termina com balanço positivo


Competição

Rally Jalapão/Sertões Series terá representantes baianos nos mais de 1200 quilômetros da 5ª edição



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira