Saturday, 24 de February de 2018

Saturday, 24 de February de 2018

ESPECIAL


Coneei

Tocantins integra comissão organizadora da II Conferência Nacional Escolar Indígena

31 May 2017

Núbia Daiana Mota / Governo do Tocantins
 
As instituições que integram a comissão organizadora da II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (Coneei) estão reunidas em Brasília, de 30 a 31 de maio, para discutirem a realização das etapas regionais e nacional da Conferência. A titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim, está participando das discussões como representante do Tocantins e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
 
A II Coneei terá como tema ‘O sistema Nacional de Educação e a Educação Escolar Indígena: regime de colaboração, participação e autonomia dos povos indígenas". O objetivo principal é construir propostas para a consolidação da Política Nacional de Educação Indígena, promovendo avanços na garantia dos direitos desta população, especialmente relacionado à educação escolar indígena.
 
"O intuito principal é discutir e ampliar o diálogo com as lideranças indígenas, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério da Educação (MEC) para que possamos aprimorar as políticas públicas para a melhoria do atendimento da educação escolar indígena em nosso Estado e em todo o Brasil", destacou a professora Wanessa Sechim.
 
Nesta terça, 30, foram apresentados os relatos das atividades da II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena nos estados, além dos resultados do processo de organização e mobilização da II Coneei. "O principal assunto debatido foi a realização das conferências regionais, do que está sendo discutido nos encontros locais, quais são as demandas apresentadas pelas comunidades e que serão levadas para a etapa nacional", relatou a secretária.
 
Como representante do Consed, a titular da Seduc do Tocantins, também está atuando como mediadora entre lideranças indígenas, secretários de educação dos estados e o Ministério da Educação para a realização da II Coneei. "Temos percebido a necessidade da colaboração das secretarias de educação na coordenação das conferências locais para que o processo ocorra conforme o esperado em todos os estados e para que haja representatividade de todos os povos indígenas nas etapas regionais e nacional", frisou. 
 
Também foi discutida, no primeiro dia dos trabalhos da comissão organizadora da Coneei, a realização das conferências regionais que acontecerão em 18 estados. "As datas e sedes estão sendo definidas e apresentamos, em nome dos secretários de educação, a necessidade de aporte financeiro para a logística de deslocamento e para os estados que irão sediar as conferências regionais", ressaltou.
 
Tocantins
 
No Tocantins, dos 17 encontros locais previstos, já foram realizados 15, faltando apenas duas conferências do povo Apinajé, que ainda não ocorreram em decorrência de estradas interditadas por cauda do período chuvoso.
 
Nas conferências regionais, o Tocantins participará junto com os estados do Maranhão, Goiás e o Distrito Federal. Serão 18 encontros em todo o país em que serão eleitos os delegados para a etapa nacional prevista para acontecer em dezembro deste ano.
 
No Tocantins, o Governo do Estado, por meio da Seduc, atende 5.800 alunos indígenas, em 94 escolas instaladas nas próprias comunidades. Cerca de 350 professores atuam nessa modalidade de ensino, sendo 250 docentes indígenas.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

0

PARABÉNS!
PARABÉNS!

0

BOM
BOM

0

AMEI!
AMEI!

0

KKKK
KKKK

1

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

1

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

1

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Câmara de Palmas

Inscrições para concurso da Câmara de Palmas são prorrogadas

As inscrições para o concurso público da Câmara de Palmas foram prorrogadas e se encerram às 23h59 do domingo, 25

Mulheres

Mulheres poderão participar de cursos para aprender fazer reparos, manuseio de ferramentas e uso de máquinas elétricas

Oficinas em comemoração ao Dia da Mulher são oferecidas de graça pela Ferpam; inscrições vão até o dia 06 de março


Concurso

Vencedores de concurso de redação, filhos de moradores do Residencial Lago Sul I, ganharão bicicletas

Crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, filhos dos moradores do Residencial Lago Sul I, estão participando do I Concurso de Redação promovido pela Secretaria Municipal de Habitação com tema “O Meio Ambiente do Meu Condomínio”


Saúde

Deputados mobilizam-se para evitar perda de recursos na Saúde

Com a avocação, o projeto será incluído na ordem do dia da próxima sessão ordinária, prevista para a manhã desta quinta-feira, 22, e deve ser aprovado com facilidade para que o Estado não seja punido pelo governo federal


Tocantins

Tocantins recebe oficinas de formação do projeto Formação para o Controle Social no SUS


Unitins

Unitins comemora 28 anos com consolidação em três regiões do Estado


TRE

TRE-TO descentraliza atendimentos e vai até eleitores das regiões de difícil acesso e assentamentos


Hanseníase

Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde com foco no combate a hanseníase é lançado no Tocantins


Cláudia Lelis

Vice-governadora entrega benefícios durante aniversário de Mateiros


Violação de Direitos

Defensoria Pública denuncia violação de direitos de camponeses em Palmeirante, no Norte do Estado



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira