Wednesday, 25 de April de 2018

Wednesday, 25 de April de 2018

ESPECIAL


Tocantins

Visita ao Parque Estadual do Cantão fecha Famtour dos Holandeses no Tocantins

12 Apr 2018    15:55
Tharson Lopes Visita ao Parque Estadual do Cantão fecha Famtour dos Holandeses no Tocantins Além das trilhas entre rios, lagos e matas alagadas, os holandeses fizeram um turismo de experiência, modalidade oferecida aos turistas para que possam experimentar o dia a dia dos ribeirinhos

O grupo de operadores de turismo da Holanda, que participou do Famtour no Tocantins, visitou nesta quarta-feira, 11, o Parque estadual do Cantão (PEC), em Caseara. O ecoturismo é uma das modalidades mais apreciadas pelos holandeses e o roteiro incluiu navegação pela floresta alagada, observação de pássaros, trilha pelos rios do Coco, Araguaia, lagos e turismo de experiência, que é uma modalidade oferecida aos turistas para que eles possam experimentar o dia a dia dos ribeirinhos.

De acordo com Leonardo Azevedo, da Cctrekking, guia do passeio, o roteiro turístico do Cantão se completa com o do Jalapão, já vivenciado pelos operadores da Holanda. Segundo ele, o roteiro do Jalapão é uma transição do cerrado para a caatinga, e o do Cantão é do cerrado para a Amazônia. “Através dos passeios, e da rota percorrida pelos holandeses no Estado, é possível observar essa integração, pra ter essa sensibilidade do ambiente que está”, explicou.

A região de Caseara tem vocação natural para o ecoturismo. Banhada pelos rios Araguaia, do Coco e mais de 840 lagos que ficam dentro da reserva do Cantão. Segundo Leonardo Azevedo, o roteiro integra atividades esportivas com o turismo de contemplação. Possibilitando a observação de pássaros nativos da região e também animais de grande porte.

O Parque Estadual do Cantão abriga os três biomas: cerrado, pantanal e amazônia. A unidade de conservação ambiental possui 90 mil hectares, conta com mais de 840 lagos e cerca de 600 espécies de animais catalogadas, além de uma rica biodiversidade da fauna e a flora.

Durante o percurso na trilha entre as árvores em mata alagada, os holandeses puderam apreciar jacarés, aves silvestres, cotias, quatis, e a revoada dos gaviões, que é um fenômeno que acontece somente uma vez por ano. Mais de 200 pássaros levantaram voo, descendo a calha do Rio Araguaia em direção à Ilha de Marajó.

Para Martyn Menke, da empresa Jacaré Travel, o Tocantins  tem muito potencial. Ele conta que adorou conhecer a região do Jalapão, mas ficou encantado com a biodiversidade e opções de turismo sustentável do Parque estadual do Cantão. “Eu gosto mais desse tipo de natureza, o Jalapão eu acho lindo, mas aqui no Cantão eu acho mais completo”. Destacou o empresário holandês.

Segundo Martyn Menke, inicialmente, a ideia é vender o destino Jalapão/Cantão. Segundo ele, a visita ao Cantão agrega mais valor ao destino Tocantins.

Turismo de Experiência

O ribeirinho Raimundo Nonato de Souza mora às margens do Lago Rico há 23 anos.  A região, próxima à ilha Bananal, fica dentro do Parque Estadual do Cantão e é banhada por Lagos na época da cheia. No local, só é possível chegar de barco, são cerca de 3 horas de navegação partindo de Caseara. O morador destaca que vê o turismo como mais uma fonte de renda é também um incentivo para não trocar a região pela cidade. “É muito importante, porque já é um lado a mais pra gente ter mais conhecimento das coisas, das pessoas, e saber as novidades sobre o que esta acontecendo na cidade, na Capital”, destaco u o ribeirinho.

O Famtour (viagem de familiarização) é resultado da participação do Governo do Tocantins na Vakantiebeurs 2018, a principal feira de turismo da Holanda, realizada em janeiro deste ano. A iniciativa contou com a parceria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), da Embaixada do Brasil na Holanda e da iniciativa privada. O grupo de Holandeses embarca de volta à Holanda nesta quinta-feira,12.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

10

PARABÉNS!
PARABÉNS!

11

BOM
BOM

17

AMEI!
AMEI!

9

KKKK
KKKK

11

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

6

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

8

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Famtour PEC Caseara

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Administração Pública

Administração pública municipal é a mais complicada das três esferas, afirmam prefeitos

Burocracia, falta de recursos, fiscalização diária e pressão social são as principais queixas dos gestores municipais

Eleições Suplementares

TRE-TO inicia a distribuição das urnas eletrônicas para as Eleições Suplementares no Tocantins

Foi iniciada nesta segunda-feira (23/4) a distribuição das urnas eletrônicas para as Eleições Suplementares, para a escolha de governador e vice-governador do Tocantins



Pará

Tocantins participa de reunião sobre a mosca da carambola no Pará

O objetivo é discutir o contexto internacional da Defesa Sanitária Vegetal para prevenção e erradicação da praga, que é uma das espécies de moscas-das-frutas, que pode causar grandes prejuízos econômicos à fruticultura


Saúde

“Vou tomar gotinhas de vida”, diz João Gibertto, que iniciou o tratamento contra AME após ação da Defensoria

Um dia após o aniversário de três anos, João Gilbertto Rocha de Oliveira tomou, no último dia 16, a primeira dose do Nusinersen (Spinraza), medicamento necessário para o tratamento de Atrofia Muscular Espinhal (AME)


Kátia Abreu

Kátia Abreu fará relatório contrário ao projeto de transposição do Rio Tocantins

Após audiências públicas, relatora afirmou que não há justificativa técnica para a obra


PreviPalmas

Cresce cobrança por instauração da CPI do Previpalmas pelos vereadores de Palmas


Instituto MRV

Instituto MRV realiza treinamento com os vencedores da Terceira Chamada Pública de Projetos do Programa Educar para Transformar


Eleições 2018

Mauro Carlesse registra candidatura a governador com Wanderlei Barbosa de Vice


Guaraná Antarctica

Guaraná Antarctica mostra em nova campanha o que é capaz de fazer pela Seleção Brasileira


Saúde

Empenhados mais de R$ 1,7 milhão em emendas da saúde da deputada Dorinha


Meio Ambiente

Naturatins discute a redução de peixes nos rios tocantinenses e a construção de barragens



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira