Monday, 19 de August de 2019

ESPECIAL


Turismo

Visto eletrônico para o Brasil cresce 49% em relação ao ano passado

07 May 2018    17:49

Os dados do programa eVisa referentes ao último mês de abril, divulgados pelo Ministério de Relações Exteriores, indicam que nos mercados estratégicos para o turismo brasileiro (Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão), onde o sistema de visto eletrônico foi implantado, o número de concessões de vistos aumentou, em média, 49% em relação ao mesmo período do ano passado quando o processamento dos vistos era feito pelo sistema tradicional. De acordo com estimativas do Ministério do Turismo, isso representa um acréscimo potencial de R$ 20,7 milhões na economia em apenas um mês.

O Canadá teve o aumento mais significativo, de 74,55%. Foram 1.461 vistos eletrônicos, em abril de 2018, contra 837 no mesmo período do ano passado pelo sistema tradicional. Na Austrália foram emitidos em abril deste ano 1.399 vistos eletrônicos, 52,23% a mais do que os 919 vistos emitidos em abril de 2017 pelo método antigo. Os Estados Unidos apresentaram um aumento de 44,17% com 12.298 vistos eletrônicos emitidos em abril deste ano e 8.530 no mesmo mês de 2017, quando o eVisa ainda não estava funcionando. No Japão o percentual de aumento de abril deste ano em relação a abril de 2017 foi de 25,04%, sendo 1.952 vistos eletrônicos emitidos em abril de 2018 e 1.561 vistos tradicionais concedidos em abril do ano passado.

“Esses números reafirmam o nosso compromisso com as medidas que facilitam a entrada de turistas estrangeiros no Brasil. Quanto menos burocracia, mais visitantes viajarão para conhecer nossos atrativos, gerando divisas para o Brasil e empregos no país”, comemorou o ministro do Turismo. Vinícius Lummertz foi um dos articuladores junto ao ministério das Relações Exteriores para que o processo de análise e concessão de vistos para o Brasil fosse simplificado.

A crescente adesão dos turistas ao sistema eletrônico de solicitação de vistos se reflete no percentual de eVisas emitidos em relação ao total de vistos processados entre os dias 1º e 30 de abril de 2018. O sistema eVisa alcançou 96,74% dos vistos emitidos para os australianos. Já os canadenses recorrerem ao sistema eVisa em 79% dos pedidos de visto. Os americanos solicitaram 74,56% dos vistos por meio eletrônico, e os japoneses tiverem 40,08% dos vistos emitidos para o Brasil pelo programa eVisa.

HISTÓRICODesde 21 de novembro do ano passado já foram emitidos 50.557 vistos eletrônicos para o Brasil. De um total de 52.672 vistos emitidos para turistas dos quatro países nesse período, apenas 2.115 foram processados pelo sistema tradicional. Em números absolutos de vistos concedidos até abril de 2018 para o Brasil, foram emitidos 9.315 vistos na Austrália. O Canadá soma 4.921 vistos processados. Nos Estados Unidos foram emitidos 35.469 para o Brasil e outros 2.967 no Japão.

COMPARTILHE:


Confira também:


Justiça

MPTO ajuíza ação contra ex-prefeita de Araguaína e outras 11 pessoas por doação irregular de lotes públicos

As ações relatam que os donatários não atendiam aos requisitos econômicos para serem beneficiados com a doação dos imóveis.

Repercussão

Secretaria de Administração envia nota sobre áudios divulgados na imprensa

A Secretaria de Administração do governo do Tocantins (SECAD) envia nota sobre áudios divulgados no final de semana contendo denúncias contra o governo



AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos

Ao fim do evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade (PTB), declarou que esta Casa de Leis é parceira da UMA.


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes

Mais de 300 apicultores de várias regiões do estado participaram do evento, que aconteceu em Araguaína, quinta-feira, 15, e sexta-feira, 16.


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19

O rubro-negro do Tocantins encarou um adversário bem organizado em campo e ainda teve que jogar boa parte do confronto com um atleta a menos.


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal


EDP

Projeto Aprender e Crescer inicia mais uma etapa em Palmas


PC

Polícia Civil conclui inquérito e indicia suspeito de furtos em Araguaína


Semana da Diversidade

Atividades da educação municipal se voltam para a Semana da Diversidade e Inclusão a partir desta segunda, 19


Capim Dourado

Shopping recebe Exposição do Exército em comemoração ao Dia do Soldado



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira