Monday, 21 de May de 2018

Monday, 21 de May de 2018

ESPORTE


Palmas

Atletas palmenses se destacam nacionalmente em várias modalidades esportivas

15 May 2018    18:27
Atletas palmenses se destacam nacionalmente em várias modalidades esportivas Flávio Albuquerque, 37 anos, karateca há 22, atualmente faz parte da categoria Master B, no estilo shotokan

Palmas completa 29 anos e temos a possibilidade de registrar realizações históricas de atletas palmenses, que levaram o nome da cidade Brasil afora, e que também contribuem com a construção da memória da Capital, incentivando os futuros esportistas e a população de forma geral a ter uma tradição esportiva. Aqui contaremos a história de dois destes grandes atletas e também do projeto Arremesso Campeão.

Karatê

Flávio Albuquerque, 37 anos, karateca há 22, atualmente faz parte da categoria Master B, no estilo shotokan, que é considerado um dos mais esportivos do mundo. Mais de 30 vezes campeão estadual em duas modalidades, e dono de 10 opens nacionais.  Em 2016 foi duplamente campeão brasileiro, alcançando um feito inédito para o Tocantins, conquistando os títulos nas modalidades Kata e Kumite.

Morador de Palmas desde 1999, Flávio ressalta a importância do esporte de um modo geral, em especial as artes marciais para a formação da disciplina, como também para contribuir com uma vida mais ativa, longe do sedentarismo. Com relação a isso, destaca o quanto é importante a Capital continuar investindo em todas as modalidades, sediando grandes eventos, que dê visibilidade nacional. “Palmas evoluiu muito e para nós esse incentivo ao esporte e o apoio aos eventos esportivos é muito gratificante para não pararmos de crescer, e incentivar também outros atletas que estão começando”, disse.

O campeão brasileiro disse ainda que  atleta tem muitos momentos de alegrias mas também algumas dificuldades, entre elas estão as barreiras financeiras. “Para ranquear é preciso participar de todas as competições e para isso, de fato, existe um gasto muito grande. Temos que ter tempo para treinar e ao mesmo tempo nos dividir com outros afazeres profissionais e isso é o que mais atrapalha”, comentou.

Mesmo com muitos anos de profissão e dezenas de títulos, o atleta declarou que pretende continuar por muito tempo, afinal são muitas as competições que ainda pretende conquistar, além de realizar o desejo de atuar como técnico.

Triathlon

Atualmente na categoria Júnior, considerada a elite entre 16 e 19 anos de idade, José Hamilton é triatleta da equipe do Sesi de São Carlos (SP), uma das melhores equipes de triathlon do País. Começou a treinar ainda com oito anos em Palmas e, com apenas 10 anos, participou da primeira competição nacional ficando em primeiro lugar na categoria.

Com 17 anos e uma rotina intensa de treinamentos José Hamilton treina durante o dia todo e estuda à noite. “Mesmo sendo uma carga grande de treinamentos, temos uma excelente equipe e muitos atletas de referência, a elite que está treinando para as olimpíadas de 2020 em Tóquio no Japão”, disse.

José Hamilton já possui um grande currículo com muitas conquistas. De 2011 a 2016 participou de todos os campeonatos brasileiros infantis e infanto-juvenis, ficando três em primeiro e dois em segundo lugar. Em 2016 participou do brasileiro de aquathlon, conquistando o segundo lugar.

No mesmo ano se classificou para o training camp na Argentina com apenas mais dois atletas, além do técnico, limite máximo de participantes por País da América do Sul. Em 2017 foi novamente convocado para o training camp e sul-americano júnior no Uruguai. Este último serviu de seletiva para o pan-americano no Canadá e este, por sua vez, para o mundial na Nova Zelândia, prova mais importante do ano, segundo atleta.

As minhas maiores conquistas foram os brasileiros que fiz, três em primeiro, dois em segundo lugar, além do aquathlon, terminando dois em segundo lugar, no entanto os que mais me marcaram foram os  training camp na Argentina e Uruguai e o sul-americano”, declarou.

Arremesso Campeão

Arremesso Campeão é um projeto que oferece aulas gratuitas de iniciação no basquete para crianças da Capital. Nasceu há três anos e funciona na quadra esportiva na Arse 13, atende mais de 300 crianças, de seis a 17 anos de idade, com professores voluntários e é administrado pela Federação Tocantinense de Basquetebol (FTB).

Segundo o presidente da FTB, Rafael Sulino, para participar do projeto, basta comparecer ao local todas as terças e quintas, acompanhados do pai ou responsável para efetuar a matrícula, adquirir o uniforme e iniciar as atividades esportivas.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

9

PARABÉNS!
PARABÉNS!

7

BOM
BOM

8

AMEI!
AMEI!

4

KKKK
KKKK

6

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

5

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

4

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Palmas Atletas

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Eleições 2018

Kátia Abreu: “vou fechar a torneira da corrupção para devolver o dinheiro do povo”

Candidata recebe apoio em Pedro Afonso e Itacajá ao apresentar propostas para desenvolvimento e combate à pobreza

Eleições 2018

“Salvadores da pátria levaram TO à bancarrota”, diz Carlesse

“Os que de fato lutam para melhorar o Estado estão aqui, nesse palanque, porque acreditam em um projeto de estabilidade. Que lutam por um Tocantins melhor para todos”, disse, sobre seus aliados.



Tocantins

MPE denuncia acusado de extorquir dinheiro de mulher com fotos íntimas

Apurou-se que as ameaças se intensificaram e a vítima, coagida e intimidada, aceitou entregar a quantia de R$ 300,00


Eleições 2018

Na Fieto, Vicentinho indicou a possibilidade de reduzir a carga tributária do Tocantins

Vicentinho Alves demonstrou preocupação com as contas públicas e destacou a necessidade do governo do Estado “não gastar mais do que arrecada”.


Educação

População de Guaraí ganha a 8ª unidade do Colégio da Polícia Militar

A solenidade realizada na tarde desta quinta-feira, 17, contou com a presença da secretária da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar e do comandante da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras Barbosa


Rally Baja Jalapão

4º Rally Baja Jalapão 500: roteiro passará por três cidades


Márlon Reis

“Precisamos que o Governo diminua para que a Tocantins cresça”, diz Márlon Reis durante encontro na Fieto


Tocantins

Justiça do Tocantins descumpre decisão do STJ sobre prisão domiciliar


Campanha

Hospital Municipal de Araguaína conscientiza pais sobre abuso e exploração sexual infantil


Festival

Festival atrai pesquisadores do circo brasileiro


Mário Lúcio

“Entendo que só a política séria pode melhorar a vida das pessoas”, diz Mário Lúcio na TV em Araguaína



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira