Friday, 22 de November de 2019

ESPORTE


PSB

Ayres propõe Frente Parlamentar de Apoio aos Parques Tecnológicos e Ambiente de Inovação

07 Nov 2019    10:05    alterado em 07/11 às 10:05
Ayres propõe Frente Parlamentar de Apoio aos Parques Tecnológicos e Ambiente de Inovação

O deputado estadual Ricardo Ayres (PSB), apresentou, durante a sessão vespertina desta terça-feira, 05, um requerimento, em regime de urgência, que solicita a criação da Frente Parlamentar de Apoio aos Parques Tecnológicos e Ambiente de Inovação no âmbito da Assembleia Legislativa. Segundo parlamentar, é preciso posicionar o Tocantins neste setor de suma importância no processo de modernização, industrialização e desenvolvimento do Tocantins.

Segundo a proposta, a frente parlamentar tem como objetivo articular e fomentar políticas públicas nos campos da ciência, tecnologia e inovação. O requerimento também ressalta a importância da constituição dessa frente parlamentar como instrumento de debates, pesquisas e estudos para o incentivo a criação de parques tecnológicos e ambientes de inovação no Tocantins. “Esses parques tem a capacidade de, além de integrar ciência, produtividade e competitividade para o desenvolvimento estadual, gerar também, como consequência dessas ações, empregos e renda para a nossa população”, ressaltou.

O requerimento também destaca que a frente parlamentar terá um papel importante como instrumento de apoio e captação de parcerias entre entes agentes públicos, privados, intuições de ensino e demais organizações capazes de fomentar projetos de Pesquisa e Desenvolvimento no Estado. “Precisamos aqui, nessa Casa de Leis, encontrar essa solução, integrar nossas universidades, institutos federais nessa perspectiva de um espaço para desenvolvimento tecnológico e de inovação”, enfatizou.

Parques Tecnológicos
De acordo com a Portaria n° 139, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, de 2009, parques tecnológicos são complexos de desenvolvimento econômico e tecnológico que visam fomentar e promover sinergias nas atividades de pesquisas científica, tecnológica e de inovação entre empresas e instituições científicas e tecnológicas, públicas e privadas, com forte apoio institucional e financeiro entre os governos federal, estadual e municipal, comunidade local e setor privado.

Segundo o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, estes locais são empreendimentos criados e geridos com o objetivo permanente de promover pesquisa e inovação tecnológica, estimular a cooperação entre instituições de pesquisa, universidades e empresas, bem como dar suporte ao desenvolvimento de atividades empresariais intensivas em conhecimento, implantadas na forma de projetos urbanos e imobiliários que delimitam áreas específicas para localização de empresas, instituições de pesquisa e serviços de apoio.

Dados do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações apontam que são mais de 100 iniciativas de Parques Tecnológicos no país, porém apenas 43 estão consolidados e nesse sentido é preciso inserir o Tocantins nesse processo.

COMPARTILHE:


Confira também:


Unale

Deputados discutem humanização das leis em encontro da Unale

Com o tema principal "Humanizando as Leis em um Novo Tempo", o evento está recebendo 13 dos 24 deputados estaduais do Tocantins.

Serviço

Cia de Teatro UMPONTODOIS realiza seleção para ator convidado

Ator selecionado irá compor o elenco do novo espetáculo, que estreará em março de 2020.


Paralimpíadas

Atleta do Tocantins é premiada durante cerimônia de abertura das Paralimpíadas Escolares 2019

Maria Eduarda Araújo ficou em segundo lugar pela região Norte, no Concurso Cultural promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro


Serviço

TIM busca parceiros para abertura de lojas em três cidades do Tocantins

A TIM oferece ao investidor apoio para sua gestão com orientação para o projeto arquitetônico que a marca possui para suas lojas, incluindo mobiliário e identidade visual.


Pierre de Freitas

Memorial Coluna Prestes recebe exposição de obras do artista Pierre de Freitas


Mobilização

Força tarefa se mobiliza em prol de indígenas venezuelanos refugiados em Palmas


Segurança

Carlesse busca mais recursos para Segurança Pública em audiência com ministro Moro


Vestibular Unitins

Estão abertas as inscrições para primeiro vestibular do novo Câmpus da Unitins em Paraíso


Museu

Palacinho é reaberto e ex-governador Siqueira Campos homenageado


Sarampo

Segunda etapa de vacinação contra o sarampo segue até dia 30 de novembro



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira