Thursday, 17 de October de 2019

ESPORTE


Turismo

Ayres quer debater turismo e preservação do Jalapão em audiência pública

13 Sep 2019    21:44    alterado em 13/09 às 21:44
Ayres quer debater turismo e preservação do Jalapão em audiência pública

O deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa que solicita a realização de audiência pública para tratar sobre a melhoria do turismo na região do Parque Estadual do Jalapão, com foco no ecoturismo, no turismo sustentável e consequentemente a preservação do meio ambiente.

No requerimento, o parlamentar solicita a presença dos órgãos estaduais para que possam unir forças e atuações em prol do desenvolvimento sustentável e ambiental correto da atividade turística na região. “O Jalapão é um local de beleza únicas, e sem dúvidas o atrativo turístico mais conhecido do Tocantins. Precisamos debater o seu potencial, mas com um olhar voltado para a sustentabilidade e o meio ambiente do Parque Estadual”, explicou o parlamentar.

A proposta pede que sejam convidados o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); o Instituto de Terras do Tocantins (Itertins); a Secretaria da Infraestrutura Cidades e Habitação; a Companhia Imobiliária do Tocantins (Terratins), com o foco de debater a regularização fundiária pendente na região, dentre outros órgãos envolvidos, prefeitos, autoridades e comunidade local. “O objetivo é envolver o maior número de pessoas no processo de discussão, a fim de que sejam levantadas as questões atuais mais relevantes e de maior urgência para região”, destacou.

Jalapão
O Jalapão é considerado um dos maiores bloco de vegetação nativa remanescente no Brasil, e tornou-se um dos principais destinos do ecoturismo do país. Segundo a Agência Estadual de Desenvolvimento Turístico, Cultura e Economia Criativa (Adetuc-TO), o Parque Estadual do Jalapão, apresentou um crescimento de 59% no número de visitantes em 2018 comparado com o ano anterior, recebendo mais de 23,1 mil pessoas.

A região engloba várias estruturas de proteção e conservação, como o Parque Estadual do Jalapão, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba; a Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins; a Área de Preservação Ambiental (APA) Serra da Tabatinga; e a Área de Proteção Ambiental (APA) Jalapão.

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Bóreas

Polícia Civil deflagra “Operação Bóreas" em Araguaína de combate ao tráfico e crime organizado

As investigações tiveram início após as ondas de violência ocorridas na cidade em setembro passado.

Agenda

Núcleo de Saúde do Trabalhador de Palmas realiza fórum no próximo dia 30 de outubro

O evento tem o propósito de difundir conhecimento científico sobre as questões que precarizam as relações de trabalho e tornam mais vulnerável a saúde dos trabalhadores


TJTO

TJ garante apoio à iniciativa de Kátia Abreu para aumentar adoção de crianças acima de três anos

Esta foi a terceira reunião do grupo desde a realização de um seminário no final de agosto, promovido pela parlamentar, para debater o tema.


Região Central

Prefeitura divulga balanço econômico do 1º Festival Gastronômico de Miracema

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, em 10 estabelecimentos, incluindo hotéis, pousadas e dormitórios, com cerca de 320 leitos, a média de ocupação foi de 86.25%


Vestibular Unitins

Inscrições para o Vestibular Unitins 2020/1 se encerram nesta quarta-feira, 16


Palmas

Câmara autoriza Executivo a contratar financiamento para obras de infraestrutura


Campo

Simpósio do Desenvolvimento da Aquicultura mostra potencial da cadeia da produção de peixe no Tocantins


Consumidor

Projetos desenvolvidos com crianças no Tocantins são apresentados a Escola Paulista de Defesa do Consumidor


Panorama

Confiança dos empresários do comércio tem leve aumento em outubro


Segurança

Polícia Civil realiza projeto Academia Itinerante em Gurupi na próxima semana



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira