Wednesday, 16 de October de 2019

ESPORTE


Araguaína

Câmara retoma os trabalhos e discute o Meio Ambiente

06 Aug 2008

A preservação ambiental com o melhor uso do lixo. Esse foi o tema que marcou a retomada dos trabalhos no parlamento de Araguaína, norte do estado, realizada na semana passada. A sessão inicial foi permeada pela atenção da Casa aos ambientalistas que defenderam o direito de explorar o espaço que comporta o lixo na cidade, que segundo eles, não vem sendo executada de uma forma sustentável.

Para a Associação Movimento Ecológico Amigos do Meio Ambiente (AMEAMA), o lixo da cidade não foi licenciado e está irregular, o que segundo a associação, levou o Ministério Público a aplicar multa na prefeitura da cidade.

A associação quer explorar o lixo e para isso pretende instalar uma usina de compostagem, sendo que o pedido para isso foi efetivado junto à prefeitura em 2005 e até agora não houve o retorno do departamento jurídico responsável pelo parecer que firmará o convênio entre entidade e Poder Público.

Como reivindicação, a AMEAMA quer a concessão do aterro sanitário por 20 anos, por entender que a entidade tem esse direito, já que assegura atender os mandamentos da Lei Federal que trata do Saneamento Básico e estabelece as diretrizes nacionais para o setor.

O vereador Jorge Frederico (PMDB), ao defender a reivindicação, afirmou que o lixo de Araguaína “não vem sendo tratado” e que a instalação da usina irá beneficiar muitas famílias que poderão ter emprego. Outro parlamentar que se mostrou preocupado com a causa foi Mané Mudanças (DEM). Para ele, a preocupação da associação reflete a busca pela qualidade de vida. “Meu apoio é favorável, pois é para o bem da vida, do ambiente e para o futuro de nossa população”, justificou.

Motivado e na esperança de que seja firmada a parceria, o secretário da associação, Elber Franco Oliveira, disse que após a instalação da usina serão gerados cerca de 70 a 100 empregos diretos e um valor de R$ 70 mil diários com a produtividade. A maioria dos vereadores manifestou interesse pela firmação do convênio, que dependerá agora de uma medida criada pela Câmara justificando o pedido.

Para repercutir o assunto, O GIRASSOL entrou em contato com o procurador do Município, Leonardo Rossini, mas este não foi encontrado em sua sala no prédio da prefeitura municipal.

COMPARTILHE:


Confira também:


Orçamento 2020

Governo do Estado protocola na Assembleia Legislativa Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2020

Projeto, que foi encaminhado para apreciação dos deputados estaduais traz metas e prioridades da Administração Pública Estadual para o exercício de 2020

Refis Palmas

Defensoria Pública inicia atendimentos jurídicos no Mutirão de Negociações Fiscais

A participação da Instituição na atividade se deve à parceria estabelecida com o Tribunal de Justiça do Tocantins e com a gestão municipal de Palmas



TJTO

TJ garante apoio à iniciativa de Kátia Abreu para aumentar adoção de crianças acima de três anos

Esta foi a terceira reunião do grupo desde a realização de um seminário no final de agosto, promovido pela parlamentar, para debater o tema.


Região Central

Prefeitura divulga balanço econômico do 1º Festival Gastronômico de Miracema

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, em 10 estabelecimentos, incluindo hotéis, pousadas e dormitórios, com cerca de 320 leitos, a média de ocupação foi de 86.25%


Vestibular Unitins

Inscrições para o Vestibular Unitins 2020/1 se encerram nesta quarta-feira, 16

As provas serão aplicadas nos quatro municípios onde a Unitins tem unidade.


Palmas

Câmara autoriza Executivo a contratar financiamento para obras de infraestrutura


Campo

Simpósio do Desenvolvimento da Aquicultura mostra potencial da cadeia da produção de peixe no Tocantins


Consumidor

Projetos desenvolvidos com crianças no Tocantins são apresentados a Escola Paulista de Defesa do Consumidor


Panorama

Confiança dos empresários do comércio tem leve aumento em outubro


Segurança

Polícia Civil realiza projeto Academia Itinerante em Gurupi na próxima semana


Economia

Governador recebe empresários interessados em implantar projeto de aproveitamento do lixo



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira