Sunday, 26 de January de 2020

ESPORTE


Criança e Adolescentes

Carlesse assina termos com Unicef e Cedeca reafirmando compromissos com crianças e adolescentes

28 Sep 2018
Divulgação Carlesse assina termos com Unicef e Cedeca reafirmando compromissos com crianças e adolescentes

O compromisso de promover oportunidades para garantir um futuro digno a cada criança e adolescente tocantinense foi reafirmado pelo Governador e candidato à reeleição, Mauro Carlesse (PHS), na manhã desta sexta-feira, 28. Em seu escritório político, em Palmas, Carlesse assinou o termo “Mais que promessas”, com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Simultaneamente, assinou as Cartas-Compromisso com a primeira infância, criança e adolescentes, junto ao Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca) Glória de Ivone.


Ao assinar o termo "Mais que promessas", o Governador se comprometeu a dar prioridade absoluta aos direitos e ao bem-estar das crianças e dos adolescentes em seu Programa de Governo, bem como a incluir respostas políticas e programáticas aos desafios propostos pelo Unicef. Já com as Cartas-Compromisso do Cedeca, Carlesse reafirmou que, em seu Governo, vai priorizar atendimento integral dos direitos das crianças no ciclo de vida da Primeira Infância (de 0 a 3 anos); planejar e implementar políticas públicas efetivas que garantam o atendimento integral, promovendo a equidade e contemplando a diversidade das crianças e adolescentes.


Conforme a chefe do Território Amazônico do Unicef no Brasil, Anyoli Sanabria López, o termo traz recomendações de ações concretas e políticas que podem ser implementadas com foco no combate à pobreza, à violência, na garantia de educação, saúde, saneamento, dentre tantos outros. Por sua vez, a articuladora do Cedeca, Simone Brito, pontuou a necessidade de tornar as ações voltadas às crianças e adolescentes políticas públicas de Estado, de modo que não fiquem sujeitas a mudanças no cenário político.


O Governador frisou que o futuro digno para as crianças e adolescentes passa, necessariamente, pela garantia de oportunidades aos pais e mães, entendendo que uma família precisa ter as condições financeiras para prover o seu sustento, mas que cabe ao Estado fazer sua parte promovendo a educação, a saúde e a segurança para que as crianças tenham melhores condições e acesso à escola.


“A palavra é oportunidade. A gente vai trabalhar incentivando as crianças, dando condições aos municípios de implementarem ações para atendê-las, assim como os adolescentes. Sem um Governo que garanta trabalho para os pais, nada vai adiantar. Muitas vezes vemos uma criança que deixa de ir para a escola porque precisa trabalhar. Se dermos condições aos pais de sustentar essa criança, ela vai poder estudar e ter um futuro melhor. Vamos cuidar das crianças, dos pais e das mães”, garantiu Carlesse.


Educação


Focado em promover políticas públicas que atendam a este público, Carlesse, na condição de Governador do Estado, já havia assinado, nessa quinta-feira, 27, a adesão do Tocantins à plataforma Busca Ativa Escolar, instrumento que visa ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, também desenvolvida pelo Unicef. Com a ferramenta, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.


Na oportunidade, reforçou a importância da implantação de políticas públicas que priorizem a educação, a saúde, a superação da pobreza e projetos que incentivem a criatividade, envolvendo as novas tecnologias. "O novo programa Pioneiros Mirins, que vamos criar, é mais uma ação que vai ajudar a garantir futuro para as nossas crianças. Quem me conhece, sabe o quanto eu me preocupo e como me atinge ver crianças sem oportunidades. Não vamos medir esforços para mudar essa realidade”, pontuou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Procon

Tocantins apura vendas de lotes contaminados de marcas da cervejaria Baker

No último dia 17, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou cautelarmente por 90 dias todas as marcas de cerveja da Backer com data de validade igual ou posterior a agosto de 2020.

Heber Fidelis

Secretário da Cidadania e Justiça participa de reunião em Brasília sobre a criação da polícia penal

Grupo de Trabalho criado para debater a regulamentação da Polícia Penal Federal tem a finalidade de definir as atribuições do cargo, estrutura, organização e funcionamento da carreira.


Bahia

Carlesse prestigia inauguração do Centro de Convenções de Salvador e busca investidores para o Tocantins

Cerimônia também contou com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa e o coordenador da bancada federal do Tocantins, Carlos Gaguim


Municipalismo

Repassado mais de R$ 11,5 milhões aos municípios para o transporte escolar

Investimentos asseguram atendimento aos estudantes da rede estadual que dependem de transporte escolar para chegar às unidades de ensino


Boas expectativas

Governo abre oficialmente colheita da safra da produção de grãos 2019/2020 na próxima sexta, 31


Campos Lindos

Polícia Civil fecha oficina mecânica que funcionava como desmanche clandestino de carros no interior do Estado


Palmas

Polícia Civil prende em flagrante dois suspeitos de furto de energia


Educação Superior

Marcelo Müller é eleito novo reitor do Ceulp/Ulbra


Alerta

SISEPE-TO cobra o reajuste de 4,48% para aposentados e pensionistas do Igeprev


Tobasa

Na região norte do Tocantins, gestor visita a maior fábrica de carvão ativado do Brasil



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira