Thursday, 02 de April de 2020

ESPORTE


Norte do TO

Covid-19: DPE-TO requer atenção preventiva a pessoas em situação de vulnerabilidade em Araguaína

24 Mar 2020
Covid-19: DPE-TO requer atenção preventiva a pessoas em situação de vulnerabilidade em Araguaína

Na última sexta-feira, 20, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Araguaína, recomendou à Gestão Municipal a tomada de medidas para evitar a transmissão do novo coronavírus (Covid-19) entre grupos vulneráveis socioeconomicamente, como os cidadãos venezuelanos e as pessoas que se encontram em situação de rua na cidade, localizada a 370 km de Palmas.

Esta população exposta nas ruas encontra-se em situação de extremo risco, em especial diante da impossibilidade de cumprimento das medidas acauteladoras recomendadas, devido à ausência de domicílio e necessidade premente de uso dos equipamentos coletivos para sobrevivência. Assim, a DPE-TO quer saber se foi estabelecido algum protocolo específico para a população em situação de rua que apresente sintomas compatíveis com o Covid-19, abrigada e não abrigada.

Após a recomendação, o Núcleo foi informado que a Secretária de Ação Social vai elaborar um plano de ação e que demandas desta ordem serão atendidas na Comunidade Vida Nova (projeto de tratamento terapêutico para dependentes químicos).

Já para a população venezuelana residente na cidade de Araguaína, foi pedido o fornecimento quinzenal de cestas básicas. Para o defensor público coordenador do Nuamac de Araguaína, Pablo Mendonça Chaer, “a população proveniente da Venezuela encontra-se também em situação de extremo risco, em especial diante da vulnerabilidade social proveniente da própria situação de refugiado”. 

O Defensor Público destaca que os pedidos visam garantir o básico necessário à sobrevivência com dignidade das pessoas mais vulneráveis, em diversos aspectos como social e econômico, nesse momento de pandemia.

Aglomeração de pessoas
O Nuamac Araguaína também solicitou a suspensão dos atendimentos em locais que ainda estavam em funcionamento em Araguaína, como o comércio e órgãos públicos, como Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Tocantins (Detran).

Nesta segunda-feira, 23, já foram verificadas várias providências para evitar a aglomeração de pessoas. A Prefeitura publicará novo decreto ainda nesta data, com medidas que paralisarão o transporte público coletivo no Município na segunda, 23; suspenderão o atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais na terça-feira, 24; e fecharão o Terminal Rodoviário na quarta-feira, 25. O decreto ainda prevê a restrição do atendimento ao público na Prefeitura a partir desta terça-feira, mantendo em cada secretaria apenas os serviços essenciais.

Já o Detran-TO informou à população que, nesta segunda-feira, 23, terá expediente apenas interno. Na terça-feira, 24, o atendimento presencial será retomado, mas somente mediante agendamento prévio, em canais que ainda serão disponibilizados e divulgados. O Detran informou ainda que todas as bancas examinadoras estão suspensas por tempo indeterminado, como também os trabalhos de vistoria dos veículos escolares.

COMPARTILHE:


Confira também:


Contenção de Gastos

Governador discute com poderes e instituições medidas para reduzir gastos públicos por causa da queda na arrecadação

Reunião convocada pelo Chefe do Poder Executivo reuniu os gestores para debater alternativas visando adequar as despesas à nova realidade financeira em virtude da crise causada pelo novo Coronavírus

Condenação

MPTO obtém condenação de ex-prefeito de Palmas Raul Filho e da esposa por esquema criminoso envolvendo empresa responsável por limpeza e coleta de lixo

Os dois políticos e mais 12 pessoas foram denunciados pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) por formação de quadrilha, corrupção passiva, fraude à licitação, dispensa de licitação fora das hipóteses previstas em lei, apropriação indébita e desvio de


Pandemia

Governo do Estado disponibiliza informações sobre contratos referentes à Covid-19 no Portal da Transparência

O objetivo é garantir a transparência e a publicidade quanto aos gastos referentes ao enfrentamento da Covid-19 no Estado


Atendimento remoto

Após ampliação, Delegacia Virtual bate recorde e registra 1028 ocorrências em março

O número foi muito superior ao registrado em fevereiro, que fechou com 626 Boletins de Ocorrência.


DOU

Mais de sessenta municípios tocantinenses têm incremento do PAB, informa ATM


Saúde

Ambulatório do Hospital Geral de Palmas é entregue após reforma


EDUCAÇÃO E PANDEMIA

Ano letivo poderá ter menos de 200 dias, diz Ministério da Educação


Pandemia

Portaria autoriza mototaxistas de Palmas a fazerem serviço de entregas durante período de isolamento social


Infraestrutura

Trecho da TO-010, entre Lajeado e Tocantínia, começa a receber melhorias


Alerta

Ayres defende que sem isolamento social municípios não podem decretar calamidade pública



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira