Thursday, 22 de February de 2018

Thursday, 22 de February de 2018

ESPORTE


PPI

Parque dos Povos Indígenas cria um sentimento de reciprocidade entre o índio e o não índio, diz Marcos Terena

11 Aug 2017

O Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado no dia 9 de agosto, foi celebrado em Palmas com a inauguração do Parque dos Povos Indígenas (PPI), um espaço destinado ao resgate da cultura e história desses povos. Índios consagraram o local, que será o maior parque urbano do Brasil, e fizeram um show com apresentações de danças e lançamento de arco e flechas.
 
A cerimônia de consagração batizou o espaço como sagrado, em agradecimento ao grande criador pelo verde, pela natureza e pela vida.  Participaram da consagração representantes das nações Xerente, Carajá, Xambioá, Krahô e Apinajé, além do presidente do Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena, Marcos Terena, e o coordenador dos Jogos dos Povos Indígenas e dos Jogos Tradicionais Indígenas do ITC, Carlos Terena.
 
Marcos Terena destacou que a inauguração do parque cria um sentimento de reciprocidade entre o índio e o não índio, a fim de gerar uma consciência de brasilidade. "Palmas mostra essa atenção a nossa cultura. Aqui realizamos os primeiros Jogos Mundiais Indígenas. Palmas é a cidade mãe dos Jogos. E com a inauguração desse parque, nós consolidamos uma relação marcante que vai ter desdobramento de reciprocidade e serve até mesmo para que nosso povo possa fazer alguma atividade esportiva aqui."
 
Responsável pela realização dos Jogos em Palmas, Carlos Terena destacou a importância do parque como um legado do evento realizado em 2015. "Ele resgata a memória dos povos da região dos Tocantins, e isso é interessante porque vai ficar de legado para as pessoas que aqui existem povos indígenas diferenciados, povos originários, povos tradicionais e que isso possa servir de exemplo em outras cidades."
 
Resgate de origens
 
O prefeito Carlos Amastha lembrou que no local, um dia o governador da época, Siqueira Campos, planejou à sombra de uma árvore a construção da cidade. "Eu digo que se um dia um homem pensou essa cidade, hoje nós estamos pensando qual será o futuro desse Estado. Palmas merece esse espaço, símbolo dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, como forma de resgate da cultura das nossas origens e compromisso de dar continuidade com a cultura desses povos."
 
No final da cerimônia de inauguração, o campeão mundial indígena de arco e flecha nos JMPI de 2015, Luiz Pereira Kurikalá Karajá, arrancou suspiros e aplausos dos presentes com lançamentos precisos de arco e flechas. O indígena Siruem, presidente da Articulação dos Povos Indígenas, também entregou ao prefeito Carlos Amastha a Lança da Amizade, símbolo dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. São duas lanças, uma entregue nos Jogos do Canadá nesse ano e essa ficará em Palmas, cidade sede do primeiro Jogos.
 
Obras em oito etapas
 
A obra do Parque dos Povos Indígenas foi dividida em oito etapas e cada uma delas homenageia as etnias indígenas do Tocantins, sendo que a primeira etapa é uma homenagem a todos os povos do mundo. Todo o parque terá uma extensão 17 quilômetros, cobrindo as áreas verdes dos córregos Sussuapara e Brejo Comprido até o lago, permitindo a formação de um corredor ecológico para tráfego de animais e implantação de diversos equipamentos esportivos e culturais.
 
Essa primeira fase da obra compreendeu a reestruturação da denominada Praça da Árvore, localizada Avenida LO-04 com a NS-04, na quadra ACNE 11. O parque será mais uma opção de lazer e prática esportiva que chega para contemplar a Região Norte e fortalecer uma tendência dos moradores da cidade que, de acordo pesquisa divulgada por reportagem nacional, gosta de praticar atividade física ao ar livre.
 
O que o parque ganhou agora
 
Nesta primeira etapa, o local recebeu novo paisagismo e iluminação de LED, pista profissional de skate com 600 m²; duas quadras de areia para vôlei e futevôlei, com arquibancada para 528 pessoas; duas quadras de areia para prática de peteca e badminton; playground, academias ao ar livre, redário, quadra de areia com suporte para a prática de slackline, banheiros, estacionamento, bicicletário, pista de caminhada com 700 metros, ciclovia com cerca de 1300 metros e banheiros públicos.
 
O espaço abrigará ainda a Feira das Cores, às quintas-feiras e aos sábados, a partir das 17 horas, e aos domingos, a partir das 7 horas. São 30 barracas com mix de produtos naturais e orgânicos, como tapiocas e paçocas, sanduíches naturais, sucos naturais, salgados assados, pães, geladinhos e picolés gourmet, sorvetes, açaí, doces, tortas, bolos, frutas, caldos e pamonhas. No local também tem barracas para venda de animais, tipo pet shop, artesanatos e decoração.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

2

PARABÉNS!
PARABÉNS!

1

BOM
BOM

1

AMEI!
AMEI!

1

KKKK
KKKK

0

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

1

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

0

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Agricultura

Agricultura avalia estragos nas lavouras na região sudoeste no Tocantins

Sobre os danos causados nas estradas que estão prejudicando o escoamento da produção, o subsecretario informou que num primeiro momento foram enviadas máquinas e profissionais da engenharia para permitir o acesso às áreas atingidas

ATS

Agência de Saneamento entrega benefícios e lança pacote de investimentos nesta quinta-feira

O presidente da ATS, Eder Fernandes, lança ainda pacote de investimentos no valor de R$ 3,8 milhões. Para o gestor, este é um momento histórico para o saneamento básico do Tocantins. Somados, os investimentos chegam à casa de R$ 11,3 milhões



TRE

TRE-TO descentraliza atendimentos e vai até eleitores das regiões de difícil acesso e assentamentos

O projeto visa garantir os direitos de cidadania aos eleitores, promover a celeridade e produtividade na prestação administrativa e jurisdicional e ainda fortalecer a segurança e a transparência do processo eleitoral


Hanseníase

Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde com foco no combate a hanseníase é lançado no Tocantins

Com o intuito de dar continuidade ao combate da hanseníase no Tocantins, o Secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, participou no município de Esperantina, da inauguração dos atendimentos do Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde


Cláudia Lelis

Vice-governadora entrega benefícios durante aniversário de Mateiros

Durante as comemorações de 27 anos de Mateiros, na manhã desta terça-feira, 20, na região do Jalapão, a vice-governadora, Claudia Lelis, entregou o novo escritório do Ruraltins e anunciou para o mês março a entrega da delegacia da cidade


Violação de Direitos

Defensoria Pública denuncia violação de direitos de camponeses em Palmeirante, no Norte do Estado


Vicentinho

Deputado federal Vicentinho Junior esteve em Palmeirópolis e municípios do Sudeste


Dimas

Ao lado de Vicentinho Alves, Dimas recebe respaldo total do prefeito de Wanderlândia


Rio de Janeiro

Intervenção no Rio de Janeiro afeta reforma da Previdência


Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira