Friday, 25 de September de 2020

ESPORTE


Servidora da Sespo recebe prêmio do Ministério do Esporte

17 Feb 2009

O presidente Luiz Inácio da Silva Lula deve entregar nesta terça-feira (17) juntamente com o ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, a premiação dos vencedores do Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social, no Palácio do Planalto, em Brasília, às 16 horas. A coordenadora do Projeto Idoso Ativo e Feliz da Secretaria Estadual do Esporte do Tocantins, Khellen Cristina Pires Correia Soares, é uma das vencedoras do Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social - uma ação do Ministério do Esporte, na categoria regional Relatos de Experiências - Região Norte.

A coordenadora do Projeto Idoso Ativo e Feliz da Secretaria Estadual do Esporte do Tocantins, Khellen Cristina Pires Correia Soares deverá ser acompanhada do subsecretário Estadual do Esporte, Rainel Barbosa.

O prêmio é uma ação do Ministério do Esporte que tem por objetivo incentivar, apoiar e valorizar produções científicas, tecnológicas e pedagógicas que contribuam para a qualificação e inovação de políticas públicas de esporte e lazer de inclusão social, inserindo o Ministério do Esporte na agenda da Ciência e Tecnologia Brasileira em parceria com setores sociais.

 

Tocantins

No Tocantins, a Sespo criou em 2005 o Projeto Idoso Ativo e Feliz, com a proposta de desenvolver atividades esportivas e de lazer variadas para o idoso, valorizando a participação deles e compreendendo ser este mais um espaço de intervenção para a contribuição na formação de pessoas saudáveis. O projeto atende a comunidade idosa na faixa etária acima de 55 anos e se desenvolve através da parceria entre Sespo e Centro de Convivência dos Idosos do Tocantins, em Palmas, sendo que em 2008 foi implantado também na cidade de Araguaína, em parceria com a Associação de Mães de Araguaína.

 

Eventos

O Projeto Idoso Ativo e Feliz oferece diariamente atividades de esporte e lazer, e estabelece ainda um calendário anual em que são desenvolvidas atividades mensais, tendo como ações palestras, oficinas, atividades educativas, passeios turísticos, dia de esporte e lazer do idoso e confraternizações.

No ano passado, a Sespo apoiou a participação dos idosos nos eventos esportivos em vários municípios, sendo que 40 participantes representaram Palmas nos Jogos da Terceira Idade na cidade de Porto Nacional.

 

Vencedores

Região Norte
1º lugar: Esporte e Lazer de Inclusão Social para os Idosos do Tocantins - Relato de Experiência - Khellen Cristina Pires Correia Soares (TO)

Região Nordeste
1º lugar: Extensão Universitária e Inclusão Social: implicações do programa O Direito na Rua para o Segundo Tempo - Adilson Silva Ferraz; Ana Maria de Barros (PE)
Região Sudeste
1º lugar: Mulheres em Movimento - Antonia Efigênia Gomes Bezerra (SP)

Região Sul
1º lugar: Um diálogo entre Ministério do Esporte, Universidade e Conselho de Direitos dos Idosos - Suzana Hubner Wolff (RS)

Região Centro Oeste
1º lugar: Pensando o Programa Segundo Tempo no Processo de Inclusão Social - Ivete Figueira da Silva (DF)

Projeto vencedor
O projeto Idoso Ativo e Feliz tem como objetivo geral desenvolver uma política pública de Esportes e Lazer para a comunidade idosa, na faixa etária acima de 55 anos, visando melhora na qualidade de vida, bem estar físico, social e emocional dos indivíduos envolvidos, promovendo atividades físicas e de lazer em diferentes modalidades, priorizando o princípio da inclusão social, oportunizando o acesso ao Esporte, Cultura, Lazer, Educação e Saúde, e reconhecendo como direito social. (Ascom/Sespo)

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 670 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 199.194 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 65.354 casos confirmados. Destes, 48.564 pacientes estão recuperados, 15.889 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 901 pacientes foram a óbito.

Eleições 2020

Podemos registra chapa com candidatos a prefeito, vice e 29 vereadores

Candidato a prefeito, Alan Barbiero enaltece chapa proporcional do partido: “sem dúvidas, temos o melhor, mais completo e qualificado grupo para disputar as vagas no Legislativo Municipal”


Fakes News

Qual será o impacto das fake news nas eleições municipais?

O papel de prefeitos e governadores no que diz respeito ao controle da pandemia também foi alvo de fake news, especialmente depois que o STF (Supremo Tribunal Federal) declarou a autonomia dos Estados e municípios para definir regras sobre isolamento.


Obras em Palmas

Propostas para 2ª etapa do CAF em Palmas serão conhecidas em outubro

São previstos R$ 25,8 mi em obras de infraestrutura nos setores Santa Fé, Morada do Sol I, II e III dentro do Programa de Requalificação Urbana


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água


Prevenção

Neurocientista alerta que apenas conversar não resolve o problema de quem pensa em cometer suicídio


Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira