Monday, 18 de November de 2019

ESPORTE


Servidora da Sespo recebe prêmio do Ministério do Esporte

17 Feb 2009

O presidente Luiz Inácio da Silva Lula deve entregar nesta terça-feira (17) juntamente com o ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, a premiação dos vencedores do Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social, no Palácio do Planalto, em Brasília, às 16 horas. A coordenadora do Projeto Idoso Ativo e Feliz da Secretaria Estadual do Esporte do Tocantins, Khellen Cristina Pires Correia Soares, é uma das vencedoras do Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social - uma ação do Ministério do Esporte, na categoria regional Relatos de Experiências - Região Norte.

A coordenadora do Projeto Idoso Ativo e Feliz da Secretaria Estadual do Esporte do Tocantins, Khellen Cristina Pires Correia Soares deverá ser acompanhada do subsecretário Estadual do Esporte, Rainel Barbosa.

O prêmio é uma ação do Ministério do Esporte que tem por objetivo incentivar, apoiar e valorizar produções científicas, tecnológicas e pedagógicas que contribuam para a qualificação e inovação de políticas públicas de esporte e lazer de inclusão social, inserindo o Ministério do Esporte na agenda da Ciência e Tecnologia Brasileira em parceria com setores sociais.

 

Tocantins

No Tocantins, a Sespo criou em 2005 o Projeto Idoso Ativo e Feliz, com a proposta de desenvolver atividades esportivas e de lazer variadas para o idoso, valorizando a participação deles e compreendendo ser este mais um espaço de intervenção para a contribuição na formação de pessoas saudáveis. O projeto atende a comunidade idosa na faixa etária acima de 55 anos e se desenvolve através da parceria entre Sespo e Centro de Convivência dos Idosos do Tocantins, em Palmas, sendo que em 2008 foi implantado também na cidade de Araguaína, em parceria com a Associação de Mães de Araguaína.

 

Eventos

O Projeto Idoso Ativo e Feliz oferece diariamente atividades de esporte e lazer, e estabelece ainda um calendário anual em que são desenvolvidas atividades mensais, tendo como ações palestras, oficinas, atividades educativas, passeios turísticos, dia de esporte e lazer do idoso e confraternizações.

No ano passado, a Sespo apoiou a participação dos idosos nos eventos esportivos em vários municípios, sendo que 40 participantes representaram Palmas nos Jogos da Terceira Idade na cidade de Porto Nacional.

 

Vencedores

Região Norte
1º lugar: Esporte e Lazer de Inclusão Social para os Idosos do Tocantins - Relato de Experiência - Khellen Cristina Pires Correia Soares (TO)

Região Nordeste
1º lugar: Extensão Universitária e Inclusão Social: implicações do programa O Direito na Rua para o Segundo Tempo - Adilson Silva Ferraz; Ana Maria de Barros (PE)
Região Sudeste
1º lugar: Mulheres em Movimento - Antonia Efigênia Gomes Bezerra (SP)

Região Sul
1º lugar: Um diálogo entre Ministério do Esporte, Universidade e Conselho de Direitos dos Idosos - Suzana Hubner Wolff (RS)

Região Centro Oeste
1º lugar: Pensando o Programa Segundo Tempo no Processo de Inclusão Social - Ivete Figueira da Silva (DF)

Projeto vencedor
O projeto Idoso Ativo e Feliz tem como objetivo geral desenvolver uma política pública de Esportes e Lazer para a comunidade idosa, na faixa etária acima de 55 anos, visando melhora na qualidade de vida, bem estar físico, social e emocional dos indivíduos envolvidos, promovendo atividades físicas e de lazer em diferentes modalidades, priorizando o princípio da inclusão social, oportunizando o acesso ao Esporte, Cultura, Lazer, Educação e Saúde, e reconhecendo como direito social. (Ascom/Sespo)

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Com Selic em queda, poupança pode passar a render menos que a inflação

Outro fator é a redução de recursos para o financiamento habitacional. Atualmente, 65% dos recursos de poupança são destinados aos financiamentos habitacionais.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira