Friday, 18 de September de 2020

ESPORTE


Pressão

Sindicatos e associações cobram funcionamento dos conselhos do IGEPREV

24 Sep 2019
Sindicatos e associações cobram funcionamento dos conselhos do IGEPREV

Sindicatos e associações dos militares requereram, por meio do Ofício Conjunto nº 10, protocolado na sexta-feira, 20 de setembro, que o governador Mauro Carlesse faça a nomeação dos membros dos conselhos de Administração e Fiscal do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (IGEPREV) em caráter de urgência. Com o fim dos mandatos dos conselheiros em maio deste ano, os dois conselhos, fundamentais para o funcionamento regular do IGEPREV, não tiveram seus membros, que representam o Executivo estadual, nomeados.

Os representantes dos servidores públicos já apresentaram a indicação dos nomes para compor os conselhos de Administração e Fiscal, no caso dos servidores civis ativos e inativos do Executivo estadual a indicação ocorreu por meio do Ofício nº 62/2019, protocolado no dia 30 de abril ao Igeprev, e novamente reiterado por meio do ofício nº 85/2019, protocolado em 22 de maio, ao governador Carlesse, com cópias ao IGEPREV e a Secretaria Estadual da Administração (Secad). Porém, até o momento as providências legais para a publicação da nova composição dos conselhos no Diário Oficial do Estado não foram adotadas.

O não funcionamento dos dois conselhos tem prejudicado a gestão do IGEPREV, entre os problemas gerados: prestações de contas de 2018 ainda não foram analisadas, assim como o orçamento para o próximo ano e o planejamento estratégico também não está sendo discutido nos conselhos. Esses problemas foram relatos pelo presidente do órgão, Sharlles Fernando Bezerra Lima, em reunião com os representantes dos servidores, realizada no último dia 18.

A Lei 1.940/2008 – artigo 5º - estabelece que a estrutura administrativa do IGEPREV é formado pelo: I-Conselho de Administração; II-Diretoria Executiva; III-Conselho Fiscal. A lei define que os membros e respectivos suplentes dos Conselhos de Administração e Fiscal são designados por ato do Chefe do Poder Executivo para mandato de dois anos. Sendo necessário destacar que o CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO é o órgão de deliberação e orientação superior do IGEPREV, ao qual incube fixar as políticas e diretrizes de investimentos a serem observadas.

“Os funcionamentos dos conselhos são fundamentais para a regularidade da gestão do IGEPREV e uma exigência legal, temos tido há anos diversos problemas na gestão da previdência dos servidores públicos, com prejuízos milionários, por isso o SISEPE-TO tem defendido que é necessário garantir que o controle do regime previdenciário fique na mão dos segurados, ou seja, dos servidores públicos efetivos”, argumenta o presidente SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 885 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 190.325 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 62.498 casos confirmados. Destes, 44.830 pacientes estão recuperados, 16.818 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 850 pacientes foram a óbito.

Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia

No total, foram disponibilizados o montante de R$ 2 bilhões para empresas a taxas de juros de 2,5% ao ano, bem abaixo ao praticado no mercado, e com prazo de carência até oito meses.


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense

Além do corregedor-geral da Justiça, votaram os desembargadores Marco Villas Boas, Moura Filho, Jacqueline Adorno, Ângela Prudente, Eurípedes Lamounier, Maysa Vendramini, Etelvina Maria Sampaio Felipe e, por último, o presidente Helvécio Maia Neto.


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios

Serviços serão executados em Cristalândia, Lizarda e Paranã


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos


Emprego

Sine Tocantins orienta trabalhadores para uma boa entrevista de emprego. Nesta quarta, 16, são 403 vagas no Estado


Covid-19

Boletim coronavírus (Covid-19): taxa de internações hospitalares sofre redução na Capital


Economia

Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços dos itens da cesta básica


Agricultura

Governo do Tocantins e Ministério da Agricultura retomam convênio e fortalece assistência a agricultores familiares



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira