Wednesday, 21 de August de 2019

ESPORTE


SD-TO

Tiago Dimas defende Sistema S ao destacar excelência das entidades em áreas onde o poder público não consegue atuar

02 Jun 2019    10:49    alterado em 03/06 às 10:49
Tiago Dimas defende Sistema S ao destacar excelência das entidades em áreas onde o poder público não consegue atuar

O deputado federal Tiago Dimas (SD-TO) defendeu, nesta quinta-feira, 30 de maio, a necessidade do trabalho do Sistema S (Senai, Sesc, Senac e Sesi) para o Brasil e para o Tocantins, ressaltando que estas entidades têm uma atuação primordial que está muito longe de ser oferecida pelos governos. “As instituições do Sistema S contribuem significativamente para o desenvolvimento do país. O poder público não consegue fazer o que elas fazem, a exemplo do Senai, que oferece qualificação técnica de graça, ou baixíssimo custo, por meio de um serviço de excelência”, ressaltou o deputado, durante audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços na Câmara.

Tiago Dimas é membro titular da comissão, que recebeu representantes da diretoria de todas as entidades que compõem o Sistema S para debater os rumos das instituições após o governo federal sinalizar com a possibilidade de um corte de 30% dos repasses às entidades.

O deputado contou que sempre teve uma relação afetiva com o sistema, tendo em vista que seu pai, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, foi um dos fundadores e depois presidente do Sinduscon-TO (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Tocantins) e, depois, presidiu a Fieto (Federação das Indústrias do Tocantins), onde o deputado chegou a utilizar bastante os serviços oferecidos. “Acho estranho quando vem um representante do Ministério da Economia aqui e fala de qualificação, de inserir jovens no mercado de trabalho, mas vagamente, sem dar detalhes. E, isso querendo ou não, é hoje feito via o Sistema S com muita competência”, salientou o parlamentar, ao destacar a importância dos serviços oferecidos pelo Sistema aos empresários e aos trabalhadores dos setores do comércio e da indústria, tanto na qualificação, como na atenção à saúde e ação social.

Ajustes
O deputado destacou que o Brasil vive um momento de crise econômica e todos estão fazendo ajustes nas suas contas, o que naturalmente precisará ser feito pelo também Sistema S. “Não é diferente, todo cidadão hoje procura fazer economias em casa, isso passa pelo poder público e as instituições que vocês representam também precisam enfrentar”, frisou, ao destacar, porém, que esses ajustes não podem atrapalhar os serviços disponibilizados.

O deputado também solicitou algumas informações específicas de transparência e dados do sistema, com o objetivo de estar respaldado para eventuais enfrentamentos sobre cortes de recursos.

Atuação
Nesta semana, Tiago Dimas ainda usou o espaço do Plenário da Câmara para reafirmar seu compromisso com o Bico do Papagaio (Extremo-Norte do Tocantins) e salientar a necessidade de investimentos públicos que aquela região necessita. Na terça-feira, 28 de maio, Tiago Dimas esteve na abertura dos debates sobre o PPA (Plano Plurianual) feita pelo governo do Tocantins em Araguatins. Para o deputado, o PPA é o ponto de partida para levar investimentos à região.

“Aproveito o tempo para mandar abraço carinhoso ao Bico do Papagaio. Estive na abertura das audiências públicas do PPA na Região Norte do Tocantins agora há pouco”, frisou o parlamentar, ao destacar que o Bico do Papagaio precisa de investimentos públicos de qualidade, que possam promover desenvolvimento para a região.

O deputado lembrou o Projeto Sampaio (irrigação), que já custou mais de R$ 135 milhões, prometeu geração de emprego e renda, mas não colocou água em um hectare de terra sequer. “O PPA é importante para que as coisas sejam bem feitas. A região espera ações efetivas e concretas”, afirmou o deputado.

UFT
O deputado aproveitou, ainda nessa semana, para parabenizar a UFT (Universidade Federal do Tocantins) pela inauguração da sua usina de energia solar. A obra, feita com recursos obtidos através de trabalho da sua colega deputada federal Professora Dorinha (DEM-TO), já é responsável pelo fornecimento de 50% da energia do campus de Palmas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Justiça

União pode bloquear repasses voluntários a estados, decide STF

A possibilidade do bloqueio está prevista no artigo 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), cuja validade é julgada nesta quarta-feira pelo plenário do Supremo.

Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa

Deflagrada no último dia 15, a Operação Medusa visa combater ataques criminosos ocorridos em 2018 a mando de facção criminosa de renome nacional.


Saúde

Pacientes do Tocantins correm o risco de ficar sem diálise

Instituto de Doenças Renais não recebe repasses desde abril. 140 pacientes serão prejudicados pela ausência de recursos para oferecer o tratamento adequado


Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira