Sunday, 08 de December de 2019

ESPORTE


Política

Tiago Dimas reforça necessidade imediata de núcleo técnico da Caixa Econômica na região norte do Tocantins

05 Aug 2019
Tiago Dimas reforça necessidade imediata de núcleo técnico da Caixa Econômica na região norte do Tocantins

O deputado federal Tiago Dimas (SD-TO) participou, durante o recesso parlamentar, em Araguatins, de reunião com prefeitos e lideranças do Bico do Papagaio (Extremo-Norte do Tocantins). O encontro, promovido pelo senador Eduardo Gomes (MDB), contou com 13 prefeitos da região e ainda com a presença do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas.

Na reunião, o deputado reforçou a importância de a Caixa Econômica Federal instalar, imediatamente, um núcleo técnico em Araguaína para poder atender as demandas de análise de projetos das prefeituras do Norte e do Bico do Papagaio. Atualmente, essas prefeituras têm imensas dificuldades sempre que qualquer projeto que envolva recursos federais repassados pela Caixa precise de ajuste ou mesmo exista uma necessidade de mudança. Isso porque a documentação necessariamente tem que ir a Palmas para análise, em procedimentos que chegam a demorar meses de tramitação. “Os prefeitos sofrem muito com isso e a municipalidade mais ainda. Obras que poderiam ser feitas rapidamente atrasam por muito tempo por pura burocracia”, explicou o deputado Tiago Dimas.

Ao explicar aos prefeitos que já tinha feito essa solicitação pessoalmente ao presidente da Caixa, Pedro Guimarães, os gestores agradecerem e falaram que essa distância realmente vem prejudicando os municípios. “Essa dificuldade pode ser diminuída com um núcleo mais próximo das cidades, um núcleo com autonomia que trabalhasse com essa função”, destacou Tiago Dimas.

Bons olhos
No dia 25 de maio, o deputado havia feito essa reivindicação a Guimarães e outros executivos do banco durante café da manhã em Palmas com toda a bancada tocantinense do Congresso Nacional. Na ocasião, o presidente do banco indicou que a reivindicação poderia ser atendida. “A gente vai analisar. Acho que faz sentido. Vamos fazer, não quero prometer, mas tudo o que estás falando faz sentido”, ressaltou Guimarães.

Projeto
Paralelamente a essa reivindicação junto a Caixa Econômica Federal, o gabinete do deputado já está trabalhando na elaboração de um projeto de lei que acabe com a obrigatoriedade de os recursos federais terem de passar pela Caixa Econômica antes de chegar aos cofres dos municípios.

A ideia é que o dinheiro seja passado pelo ministério responsável diretamente para as prefeituras. O futuro projeto já conta com o apoio do prefeito Ronaldo Dimas. “Hoje, já há o controle interno das prefeituras, há controle do TCE (Tribunal de Contas do Estado), do TCU (Tribunal de Contas da União), da Controladoria Geral da União e tudo sujeito a eventual atuação do MPF (Ministério Público Federal). Não precisamos de excesso de fiscalização. Temos que facilitar a realização das obras, das ações em prol da população”, salientou Ronaldo Dimas.

Visitas

Além dessa reunião em Araguatins, Tiago Dimas ainda aproveitou o recesso parlamentar e deu prosseguimento à série de visitas que vêm fazendo aos municípios tocantinenses. No Bico do Papagaio encontrou apoiadores de campanha, como o deputado estadual Fabion Gomes, a vice-prefeita de Nazaré, Iêda Barros, e vereadores de Tocantinópolis e Luzinópolis, que intermediaram encontro junto aos prefeitos Paulinho do Bonifácio e Gustavo Nonato, respectivamente, onde discutiram as principais demandas dos municípios, uma vez que o deputado já tem buscado a liberação de recursos para as cidades.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governo do Estado quer qualificar operações logísticas de empresa referência mundial em tecnologia instalada no Tocantins

Estudos realizados pelo Centro de Desenvolvimento e Pesquisa da Corteva no Estado trazem mais produtividade ao agronegócio brasileiro

Meio Ambiente

Governo do Tocantins participa do maior evento de Mudanças Climáticas do mundo

O vice-governador Wanderlei Barbosa representará o Tocantins na Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, a COP 25



Câmara

Damaso integra comissão especial que irá debater PEC da 2ª instância

A Constituição estabelece que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Atualmente, o trânsito em julgado ocorre depois do julgamento de recursos aos tribunais superiores


CGE

Controladoria e parceiros realizam evento em alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção nesta segunda, 9

Programação contará com premiação de vencedora da rede estadual do Concurso de Desenho e Redação da CGU sobre o mesmo tema.


Carlesse

Carlesse participa da troca de comando no Corpo de Bombeiros e destaca importância de uma mulher assumir o 1º Batalhão

Tenente-coronel Andreya de Fátima Bueno é a primeira mulher a assumir o posto de comando de batalhão no Estado


Palmas

Arte leva esperança e tranquilidade aos pacientes do HGP


Infraestrutura

Governo realiza recuperação de pontos críticos da TO-239 entre Itacajá e Itapiratins


Região central

Polícia Civil conclui investigações sobre estupro de vulnerável em Miranorte


Solidariedade

Governo atende mais de 30 aldeias indígenas no Tocantins com o Criança Feliz


Capital por um dia

Governador anuncia implantação de Colégio Cívico-Militar em Miracema


"Salve Maria"

Modelo do aplicativo “Salve Maria” poderá ser implantando no TO



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira