Tuesday, 20 de October de 2020

ESPORTE


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal

22 Sep 2020
Divulgação Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal

O vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, representou o governador Mauro Carlesse durante a abertura do 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que teve início em formato virtual na manhã desta terça-feira, 22. O encontro, que reuniu os chefes do Executivo de nove estados da região, debateu ações emergenciais visando ao desenvolvimento sustentável no bioma amazônico.

Além do vice-governador do Tocantins, também participaram do encontro o governador do Amapá e presidente do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, Antônio Waldez Góes; e os governadores do Amazonas, Wilson Miranda Lima; do Maranhão, Flávio Dino; do Mato Grosso, Mauro Mendes; do Pará, Helder Barbalho; de Roraima, Antônio Denarium; e o vice-governador de Rondônia, José Atílio Salazar Martins.

Durante a fala de cada um, os gestores de cada estado apresentaram informações atualizadas sobre desmatamento, queimadas, pandemia do novo Coronavírus, controle de fronteiras, parcerias sustentáveis e outros assuntos pertinentes à região da Amazônia Legal.

Finalizando a rodada de participação dos gestores, o vice-governador Wanderlei Barbosa apresentou um balanço das ações de combate ao desmatamento e aos incêndios florestais, além do trabalho feito para o controle do novo Coronavírus no Tocantins.

“O Tocantins queimou menos este ano. O Exército Brasileiro está nos ajudando com o envio de militares para auxiliar nos trabalhos com os brigadistas. Também fizemos o dever de casa, criando o Comitê do Fogo, que reuniu diversos órgãos e parceiros para combater, prevenir e orientar a população em relação aos incêndios florestais. Este ano, buscamos ações práticas com mais antecedência, por meio de um decreto que proibiu qualquer tipo de queimadas até o mês de novembro”, afirmou o vice-governador.

Quanto às ações de controle do desmatamento, o vice-governador Wanderlei Barbosa destacou a realização de trabalhos de conscientização para equilibrar o crescimento com um modelo de agronegócio sustentável para o Estado.

Pandemia do novo Coronavírus

Quanto às ações de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, o vice-governador Wanderlei Barbosa detalhou os investimentos em prol da saúde tocantinense.

“Estamos retornando as atividades comerciais aos poucos, visando restabelecer a geração de emprego e renda. Todos os estados aqui presentes têm sofrido muito com isso, mas já estamos vendo uma luz no fim de tudo isto. No Tocantins, aumentamos a quantidade de leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva], compramos mais respiradores, melhoramos nossa rede estadual de saúde, abrimos hospital de campanha, entre outros. Tudo isso, mostra que o Tocantins fez sua parte, mas não deixamos de sentir a dor e tristeza das famílias que perderam seus entes. Foram quase 900 óbitos decorrentes da Covid-19, e isso causa uma preocupação em nosso Governo”, destacou o vice-governador.

Fórum

O 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal começou nesta terça-feira, 22, e ainda irá abordar ao longo dos dias 23, 24 e 29 assuntos ligados à preservação do bioma e ao  crescimento regional.

 

Nesta terça-feira, 22, ocorreu também a realização de um painel virtual sobre Economia Verde, Inovação e Agronegócio de Baixas Emissões. Na parte da tarde, ocorrem ainda reuniões de Câmaras Setoriais, sendo uma delas com o tema Projeto Alfabetização e Aprendizagem na Idade Certa, em Regime de Colaboração com os Municípios, com coordenação dos estados do Tocantins e Maranhão.

Nos próximos dias, estão marcadas também mais reuniões de Câmaras Setoriais com gestores das áreas de Meio Ambiente; Saúde; Educação; e Infraestrutura.


Presença

 

Entre os secretários de Estado do Tocantins, estavam presentes para acompanhar a reunião virtual: o titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Renato Jaime; da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar; da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Élcio Mendes; da Casa Civil, Rolf Costa Vidal; além do procurador-geral do Estado, Nivair Borges; e dos presidentes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Sebastião Albuquerque Cordeiro; do presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), Claudio Alex.

O vice-governador Wanderlei Barbosa finalizou sua participação indicando que o encontro foi produtivo e colocando toda sua equipe à disposição do debate entre os estados da Amazônia Legal.

“Essa nova edição do Fórum de Governadores está sendo muito produtiva para o Tocantins, já que o encontro reúne ideias sobre como podemos enfrentar este momento e também para buscar meios de crescer nossa economia. Vamos formar medidas em conjunto com todos os demais estados da Amazônia, colocando nossos técnicos à disposição para juntos reduzirmos o sofrimento da sociedade brasileira e do povo do Norte do país. Essa é a nossa obrigação enquanto gestores”, finalizou o vice-governador.

COMPARTILHE:


Confira também:


Ocorrência

Ação da Polícia Civil resulta na libertação de refém e na prisão de cinco homens, incluindo um policial civil aposentado do Maranhão

Mulher foi mantida refém desde o último sábado e era ameaçada de morte por conta suposta dívida contraída pelo marido.

Tocantins

Governo do Tocantins moderniza unidades de atendimento do É Pra Já

Através da capacitação dos servidores e melhorias na infraestrutura, as Unidades garantem atendimento de qualidade aos cidadãos


Palmas

Eli Borges se reúne com produtores rurais onde apresenta suas propostas para gerar cerca de 3 mil empregos no campo

Eli Borges vai buscar mecanismos para fomentar a instalação de agroindústrias; fortalecer o projeto de criação de peixe em cativeiro; atrair indústrias para processamento do pescado; e perfurar poços artesianos para os produtores que enfrentam a falta d’ág


Palmas

Cinthia Ribeiro diz que som ambiente com voz e violão está liberado em Palmas, sem aglomeração

Com o entendimento sobre a liberação do som ambiente, mas desde que não ocorra aglomeração, a Prefeita Cinthia frisou: “em nenhum momento proibimos o som ambiente, mas os shows e aglomerações sim"


Eleições 2020

Alan Barbiero ressalta implantação da UFT e reforça compromisso com a educação


Ruth Almeida

História da chef Ruth Almeida é contada em festival de gastronomia no Maranhão


Agentes

Para ampliar as ações de proteção ambiental, Cinthia promete concurso para Agentes de Fiscalização


Palmas

Joseph Madeira se reúne com músicos impedidos de trabalhar pela Prefeitura


IPTU

IPTU de 2021 em Palmas não terá aumento e taxa para eventos será suspensa, garante Cinthia


Estado

Governo do Tocantins promove reuniões on-line para orientações aos municípios



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira