Tuesday, 24 de November de 2020

ESTADO


Palmas

Agência de Regulação de Palmas apresenta estudos sobre a tarifa de esgoto na Capital

01 Jun 2019
Aline Batista Agência de Regulação de Palmas apresenta estudos sobre a tarifa de esgoto na Capital

Na quarta feira, 29, a Comissão de Administração Pública, Urbanismo e Infraestrutura, recebeu a equipe da Agência de Regulação de Palmas – ARP que apresentou estudo preliminar, em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA – GESAE) sobre a tarifa de esgoto, praticada no Município de Palmas pela BRK ambiental.

O presidente da Comissão, vereador Filipe Fernandes (DC) – um dos que solicitaram a votação e publicação do Decreto Legislativo que suspendeu os aditivos nº. 02/2013 e 03/2013 da empresa BRK ambiental – ressaltou que a presença da equipe na Casa de Leis é importante para a melhoria dos serviços de esgoto em Palmas. “Hoje o Tocantins clama por não trabalhar somente para pagar tributos. Lamentavelmente os municípios hoje se encontram abandonados pela concessionária que fornece água e esgoto”, lamentou o democrata cristão.

O vice-presidente da ARP, Fábio Barbosa, informou que existe uma Plataforma desenvolvida pelo GSAE, que permite o acesso as informações que a concessionaria dispõe no sistema nacional. “Esses dados proporcionaram a equipe da ARP muitos esclarecimentos, e através disso podemos analisar, alinhando o que o sistema disponibilizava com o que nos interessa para avaliar as cobranças feitas pela empresa” explicou. 

O representante do CFA, José Antônio Campos, apresentou os dados da Plataforma do GSAE, onde constam que 19,4% da população do Tocantins não tem acesso ao serviço público de água potável. Cerca de 69% da população não tem coleta de esgoto sanitário, enquanto 34,2%  da água tratada é desperdiçada. Outro dado importante é que, o índice da tarifa média de água em Palmas é de R$ 5,60 a cada mil litros, sendo que o custo para produzir essa quantidade de água é de R$ 2,60.

O vice-presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Rogério Ramos, explicou que a BRK não consegue explicar a questão do investimento cruzado, uma vez que os dados não são encontrados, quando solicitados. “Nosso custo de produção da água é um dos menores do Brasil” destacou Ramos. Segundo ele, a partir de balanço contábil, publicado no site da BRK de 2016 a 2017, a empresa produziu 29% de lucro líquido de um ano para o outro “Isso mostra que é uma empresa totalmente saudável e lucrativa, em sua atuação” explicou.

Despesa total dos serviços

Dados da plataforma do GSAE mostram, ainda, que a despesa total do serviços fornecidos pela BRK tiveram queda, no período de 2013 a 2017, enquanto a tarifa média praticada aumentou. O vereador Milton Neris (PP) ressaltou que, considerando esses dados, Palmas vive um momento importante, inclusive a ferramenta do GSAE ajudará muito o Executivo e o Legislativo a buscarem melhorar a vida dos usuários do serviço “Chegou a hora da gente sinalizar a favor do usuário. Ele precisa ter recompensa e a restituição de pelo menos uma conta de esgoto mais justa, e os números provam que é possível” finalizou.

Impende ressaltar, por fim, que a Câmara de Palmas buscará a realização de uma audiência Pública para debater, junto aos outros Municípios atendidos pela BRK ambiental, os valores cobrados pela empresa e a questão do subsídio cruzado.

COMPARTILHE:


Confira também:




Segurança

Polícia Civil do Tocantins deflagra segunda fase da operação Rosetta contra membros de organização criminosa

Estão sendo cumpridos 22 mandados de prisão preventiva e 32 mandados de busca e apreensão em cidades do Tocantins, Rio Grande do Sul e São Paulo.


Visita

Governador em exercício recebe primeira militar do Tocantins a ser selecionada para Missão de Paz da ONU

Militar desde 2005, a capitã Louise destacou a importância do apoio que recebeu da PM


Saúde

Tocantins contabilizou 100 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 250.785 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 79.612 casos confirmados. Destes, 72.208 pacientes estão recuperados 6.256 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.148 pacientes foram a óbito.


Neste domingo

Tocantins contabilizou 98 novos casos confirmados da Covid-19, sendo 31 das últimas 24h


Eleições 2020

Diplomação dos eleitos no Tocantins será realizada por videoconferência


Coletivo N.S.L.O.

Acordes e talentos dos quatro cantos do Brasil dialogam com público em live musical


Tocantins

Fórum Estadual de Mudanças Climáticas reúne titulares por videoconferência em sua 12ª Reunião Ordinária


Assembleia

Eduardo do Dertins assume interinamente a Presidência da Aleto


Aleto

Elenil questiona portaria que torna obrigatória vistoria para 1º emplacamento de carro zero km no Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira