Saturday, 14 de December de 2019

ESTADO


Estado

Agência de Tecnologia realiza melhorias estruturais no Detran

04 Jul 2019
Agência de Tecnologia realiza melhorias estruturais no Detran

A Agência de Tecnologia da Informação (ATI) realizou a estruturação do DataCenter,  responsável pelo processamento e armazenamento de dados, do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran), no processo foi realizada a mudança no sistema de resfriamento garantindo uma maior durabilidade do equipamento. Também ocorreu a atualização dos sistemas operacionais e melhorias de disponibilidade e velocidade das comunicações dos anexos do Detran aos serviços.

Para o Superintendente de Infraestrutura e Serviços de TI, Augusto Ayres, essas ações garantem ganho de tempo e mais facilidade na manutenção com a diminuição de impacto nos serviços oferecidos. “As ações realizadas visam à melhoria nos serviços do sistema Detrannet, garantindo que não haverá mais quedas de energia, e o monitoramento do DataCenter   possibilita praticidade na manutenção”, frisou.

Foi realizada também melhoria nos sistemas de segurança, com objetivo de impedir acessos não autorizados mantendo a integridade das informações, com a reestruturação do ambiente virtual dos servidores utilizados pelas aplicações e bancos de dados, desse modo, melhorando a disponibilidade do serviço, o tempo de resposta e as ferramentas utilizadas que representam ganho no desempenho.

Alterações
Anteriormente a ATI realizou a migração dos sistemas do Detran para uma estrutura mais segura  com intuito de atenuar os problemas que eram constantes no órgão. Atualmente o sistema esta operando dentro de sua total normalidade. A nova estrutura possui solução de segurança e monitoramento moderno, equipe de profissionais qualificados, estrutura física de servidores, links, ativos de redes e energia redundante, o que dá total garantia de disponibilidade dos sistemas hospedados.

Ainda realizou a ampliação do canal de conexão entre o DataCenter da ATI e a sede do Detran, passando de 1Gbps para 10Gbps com dupla abordagem. Atualmente o sistema do Detrannet conta com uma disponibilidade o dobro acima do indicado pelo desenvolvedor do sistema para que ele opere com o funcionamento ideal.

A Agência tem trabalhado para melhorias em todos serviços que são dependentes de TI do Detran, nesse sentido, estudos estão sendo realizado para melhorar a estrutura de redes e equipamentos dos prédios do órgão, o que acreditamos ser o principal problema na operação dos sistemas.

A ATI reforça que o atendimento ao cidadão, as autoescolas e despachante de fornecedores continua sendo realizada somente pelo Detran.

COMPARTILHE:


Confira também:


SSP

Polícia Civil prende três pessoas e apreende 10,5 kg de pasta base de cocaína

Policiais monitoraram por cinco meses atuação criminosa. Droga era oriunda do estado do Mato Grosso.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira